AbcMed
Um antígeno1 é uma molécula ou estrutura molecular estranha ao organismo que, uma vez introduzida no corpo, desencadeia uma resposta imunológica. Já os anticorpos2 são as substâncias (glicoproteínas conhecidas como imunoglobulinas3) produzidas pelo sistema imunológico4 da pessoa em resposta à presença de um antígeno1.
[Mais...]
O derrame1 pleural não é uma doença em si, mas uma manifestação comum de várias doenças. Uma vez diagnosticado, o próximo passo é investigar a sua causa. As mais comuns são a falta de proteínas2 que ajudam a manter a água dentro dos vasos sanguíneos3 e a obstrução dos canais de escoamento do líquido pleural. Algumas enfermidades, como câncer4, infecções5, sangramentos, lúpus6, doenças cardíacas, renais ou hepáticas7 e embolia8 pulmonar são também causas possíveis de derrame1 pleural.
[Mais...]
Cirurgias robóticas são tipos de procedimentos cirúrgicos realizados com sistemas robóticos. Também conhecidas como cirurgias assistidas por robô, permitem aos médicos realizar muitos tipos de procedimentos complexos com mais precisão, flexibilidade e controle do que é possível com as técnicas convencionais. Elas são procedimentos minimamente invasivos realizados por meio de pequenas incisões1, muito menores que as que são necessárias numa cirurgia tradicional.
[Mais...]
Em algumas ocasiões, há uma zona de transição e de superposição em que a psiquiatria e a neurologia confluem e se confundem. Ninguém procurará o neurologista1 para tratar uma esquizofrenia2, nem atribuirá a um psiquiatra o tratamento de um tumor3 cerebral, mas ficará em dúvida se o problema for uma insônia ou uma cefaleia4. E diante de um desmaio: trata-se de um problema cerebral orgânico (neurologia) ou de uma conversão histérica (psiquiatria)? Nem sempre é fácil distinguir.
[Mais...]
A síndrome1 de Estocolmo é uma curiosa condição paradoxal2 na qual as pessoas capturadas em um sequestro e feitas reféns desenvolvem um vínculo psicológico com seus captores durante o cativeiro, e podem começar a ter sentimentos negativos em relação à polícia, às autoridades e a qualquer um que esteja tentando libertá-los.
[Mais...]
A elastografia usa ondas emitidas pelo ultrassom e funciona realizando a medição da velocidade de propagação destas ondas nos tecidos. Como os nódulos e outras alterações possuem tecidos mais rígidos, a velocidade de propagação das ondas sonoras neles é menor que no tecido1 normal, o que possibilita identificá-los.
[Mais...]
ECMO é a sigla em inglês para ExtraCorporeal Membrane Oxygenation (oxigenação por membrana extracorporal), e se refere a uma técnica de suporte de vida extracorporal em doentes com falência cardiovascular ou pulmonar. Basicamente, a técnica consiste em bombear o sangue1 do corpo do paciente para uma máquina fora do corpo que procura substituir as funções do coração2 e dos pulmões3 da própria pessoa.
[Mais...]
A dor corresponde a diferentes experiências sensoriais desagradáveis típicas que ocorrem em diferentes graus de intensidade, de simples desconforto à extrema agonia. A percepção, as reações e as qualificações da dor variam não somente de uma pessoa para outra, mas também de acordo com a cultura, sendo transformada por muitos fatores. Portanto, é uma resposta subjetiva.
[Mais...]
A albuminúria1 acontece quando há alterações no organismo que alteram a taxa de filtração glomerular e a permeabilidade2 e pressão dentro dos glomérulos renais3. Essas alterações favorecem a filtração da albumina4 e sua eliminação pela urina5. Quando a presença da albumina4 na urina5 é pequena indica uma lesão6 inicial nos rins7 e as taxas dela servem para indicar a evolução do problema renal8.
[Mais...]
O lipedema, ou lipoedema, é uma doença crônica caracterizada por um acúmulo excessivo, bilateral e simétrico de tecido gorduroso1 na camada subcutânea2 da parte inferior do corpo, principalmente nas pernas e tornozelos, combinado com uma tendência de inchaço3 que piora ao ficar de pé. A condição foi primeiramente descrita por Allen e Hines em 1940.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 2290)
|