Micronutriente ou oligoelemento - o que é isso?
O que são micronutrientes1 ou oligoelementos?
Os micronutrientes1 ou oligoelementos são alimentos essenciais, requeridos diariamente pelo organismo em pequenas doses suficientes para exercerem suas funções primordiais para o metabolismo2. Eles são os sais minerais e as vitaminas.
Entre os sais minerais estão o zinco, o ferro, o manganês, o boro, o cloro, o cobre e o molibdênio. Entre as vitaminas estão as lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K), que são dissolvíveis e armazenadas em gordura3, e as hidrossolúveis (complexo B e vitamina4 C), solúveis na água.
Junto deles, o corpo precisa, para uma nutrição5 perfeita, de quantidades maiores de macronutrientes6, que incluem proteínas7, gorduras e carboidratos, os quais devem ser consumidos em doses mais elevadas, embora sem excessos.
É por serem necessários em pequenas doses que esses nutrientes são rotulados como “micro”, e pelo fato da maior parte deles não ser fabricada pelo organismo, de modo que devem ser suplementados pela dieta, é que são rotulados como “essenciais”.
Quais são as fontes de micronutrientes1 ou oligoelementos?
O conteúdo de micronutrientes1 em cada alimento é diferente, então é melhor comer uma gama variada de alimentos para obter vitaminas e minerais que sejam suficientes. Quando uma pessoa come, ela consome as vitaminas que as plantas e os animais criaram ou os minerais que eles absorveram do solo.
As vitaminas são adquiridas exclusivamente pela dieta diária do ser humano, já que nosso metabolismo2 é incapaz de produzi-las, e os sais minerais são majoritariamente absorvidos pelas plantas do solo padrão. Uma ingestão adequada de todos os micronutrientes1 é necessária para uma saúde8 perfeita, pois cada vitamina4 e mineral tem uma função específica no corpo.
Leia sobre "Dieta hiperproteica", "Dieta cetogênica", "Dieta mediterrânea9", "Dieta Low Carb" e "Dieta vegana".
Quais são as funções orgânicas dos micronutrientes1 ou oligoelementos?
Os micronutrientes1 são nutrientes necessários para a manutenção do organismo, embora sejam requeridos em pequenas quantidades, de miligramas a microgramas. Por serem essenciais, devem estar diariamente presentes na alimentação.
De maneira específica, algumas das funções dos micronutrientes1 são:
- a vitamina4 B1 (tiamina) ajuda a converter nutrientes em energia;
- a vitamina4 B2 (riboflavina) é necessária para a produção de energia, função celular e metabolismo2 da gordura3;
- a vitamina4 B3 (niacina) estimula a produção de energia dos alimentos;
- a vitamina4 B5 (ácido pantotênico) é necessária para a síntese de ácidos graxos;
- a vitamina4 B6 (piridoxina) ajuda o corpo a liberar açúcar10 dos carboidratos armazenados para obter energia e criar células11 vermelhas do sangue12;
- a vitamina4 B7 (biotina) desempenha um papel no metabolismo2 dos ácidos graxos, aminoácidos e glicose13;
- a vitamina4 B9 (folato) é importante para a divisão celular adequada;
- a vitamina4 B12 (cobalamina) é necessária para a formação de glóbulos vermelhos, funcionamento adequado do sistema nervoso14 e função cerebral;
- a vitamina4 C (ácido ascórbico) é necessária para a criação de neurotransmissores e colágeno15, a principal proteína da pele16.
Essas são as vitaminas solúveis em água, e como elas não são armazenadas no corpo é importante obter uma quantidade suficiente delas nos alimentos diários.
As vitaminas solúveis em gordura3 são mais bem absorvidas quando consumidas junto com uma fonte de gordura3. Após o consumo, elas são armazenadas no fígado17 e nos tecidos adiposos para uso futuro. São elas:
- vitamina4 A, necessária para uma visão18 adequada e funcionamento dos órgãos;
- vitamina4 D, que promove a função imunológica adequada e auxilia na absorção do cálcio e no crescimento ósseo;
- vitamina4 E, que auxilia a função imunológica e atua como um antioxidante que protege as células11 contra danos;
- vitamina4 K, necessária para a coagulação19 do sangue12 e o desenvolvimento ósseo adequado.
Os minerais mais importantes são:
- o ferro, que ajuda a fornecer oxigênio aos músculos20 e auxilia na criação de certos hormônios;
- o manganês, que auxilia no metabolismo2 de carboidratos, aminoácidos e colesterol21;
- o cobre, necessário para a formação do tecido conjuntivo22, bem como para o funcionamento normal do cérebro23 e do sistema nervoso14;
- o zinco, necessário para o crescimento normal, função imunológica e cicatrização de feridas;
- o iodo, que auxilia na regulação da tireoide24;
- o fluoreto, necessário para o desenvolvimento dos ossos e dentes;
- o selênio, importante para a reprodução25 e defesa da tireoide24 contra danos oxidativos.
- o cálcio é necessário para a estrutura e função adequadas dos ossos e dentes, auxiliando também na função muscular e na contração dos vasos sanguíneos26;
- o fósforo, que faz parte da estrutura óssea e da membrana celular;27
- o magnésio, que auxilia em mais de 300 reações enzimáticas, incluindo a regulação da pressão arterial28;
- o sódio, que é um eletrólito29 que auxilia no equilíbrio de fluidos e na manutenção da pressão arterial28;
- os cloretos, frequentemente encontrados em combinação com sódio e que ajudam a manter o equilíbrio de fluidos, sendo usados para fazer sucos digestivos;
- o potássio, eletrólito29 que mantém o estado de fluidos nas células11 e ajuda na transmissão nervosa e função muscular;
- o enxofre, parte de cada tecido30 vivo e contido nos aminoácidos metionina e cisteína.
Veja também sobre "Hipovitaminoses", "Como ganhar massa muscular", "Importância da tiamina para o organismo" e "Alimentos ricos em fibras".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da World Health Organization e do Centers for Disease Control and Prevention.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.