AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
O intestino é permeável a certas moléculas que provêm da alimentação e barra outras; esta é a chamada absorção intestinal normal. As moléculas absorvidas pelo intestino, depois de passarem por outros processos orgânicos, caem na corrente sanguínea para realizar suas funções específicas. Quando essa permeabilidade1 se altera, temos a síndrome2 de permeabilidade1 intestinal, chamada também de intestino gotejante (leak gut syndrome, em inglês).
[Mais...]
A febre1 por mordida de rato é uma doença humana rara, aguda e febril, causada por bactérias transmitidas por esses roedores. A doença tomou esse nome porque frequentemente ela é transmitida pelo fato dos ratos morderem a pele2 humana, criando uma porta de entrada para as bactérias.
[Mais...]
O tamponamento cardíaco é uma emergência1 médica na qual há um acúmulo de sangue2 ou outro líquido no espaço entre as duas camadas do pericárdio3, o saco no qual o coração4 está envolvido.
[Mais...]
A síndrome1 de Churg-Strauss ou angeíte granulomatosa alérgica é uma doença sistêmica rara que consiste em uma vasculite2 generalizada autoimune3. Foi descrita por Churg e Strauss, em 1951.
[Mais...]
A bexiga1 hiperativa é caracterizada por um conjunto de sintomas2 urinários que denotam um funcionamento irregular do músculo detrusor3 da bexiga1, levando-a à hiperatividade. A estimativa é de que esse mal afete cerca de 15 a 20% da população.
[Mais...]
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) são substâncias não corticosteroides com ação anti-inflamatória. Os corticosteroides foram as primeiras substâncias que se reconheceu como tendo potente ação anti-inflamatória. No entanto, eles têm importantes e graves efeitos colaterais1.
[Mais...]
Deficiência auditiva é a perda parcial ou total da audição e faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons. Quanto à intensidade, ela pode ser moderada, severa ou profunda e quanto à sua natureza pode ser sensorioneural, condutiva e mista. A perda auditiva parcial ou total (surdez) pode ser também unilateral ou bilateral, súbita ou progressiva.
[Mais...]
Deficiência física ou deficiência motora é uma limitação do funcionamento físico-motor do ser humano. Na deficiência física sempre há um comprometimento do sistema ósteo-articular, muscular e neurológico. As doenças ou lesões1 que afetam um ou vários desses sistemas podem produzir limitações físicas de graus variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão2 ocorrida.
[Mais...]
A deficiência intelectual (ou cognitiva1) é uma situação geralmente congênita2 ou precocemente adquirida na infância (no máximo, o início deve ocorrer antes dos 18 anos de idade) em que a pessoa tem dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras e realizar atividades cotidianas.
[Mais...]
A síndrome1 de Shy-Drager, também conhecida como hipotensão2 ortostática neurológica, é uma doença rara, caracterizada por uma atrofia3 progressiva de múltiplos sistemas orgânicos e por danos crescentes ao sistema nervoso autônomo4, que controla as funções involuntárias, inclusive a pressão arterial5.
[Mais...]
A campilobacteriose é uma doença infecciosa de caráter zoonótico (afeta os animais e o Homem) que acomete o trato intestinal. Como ela muitas vezes não causa sintomas1 ou um grande mal-estar, muitos casos não chegam a ser diagnosticados.
[Mais...]
Hipersonia é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia e/ou sono prolongado à noite. É uma condição rara que afeta cerca de 1% da população, sendo mais frequente nas mulheres.
[Mais...]
Colestase1 é o nome dado à redução do fluxo de bile2, seja pela secreção comprometida nos hepatócitos, seja por diminuição ou interrupção deste fluxo.
[Mais...]
Os anabolizantes, também conhecidos por esteroides anabólicos androgênicos1, são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio2 sexual masculino, testosterona, e comumente utilizados para aumento no tamanho dos músculos3, da força física e da resistência muscular. Seu uso indiscriminado acarreta sérias consequências ao organismo.
[Mais...]
Diz-se que há hipotensão arterial1, ou simplesmente hipotensão2, quando a pressão arterial3 está em níveis abaixo do que seria esperável para o normal.
[Mais...]
Esteatorreia1 é a eliminação de gordura2 nas fezes numa quantidade maior que o normal (acima de 6 gramas por dia), tornando-as mais volumosas, acinzentadas ou claras e geralmente mal cheirosas.
[Mais...]
Parada cardíaca é a situação em que o coração1 deixa de bater ou passa a bater muito lenta ou irregularmente, de forma insuficiente. Ela é sempre uma situação de emergência2 que pode levar à morte em poucos minutos, se não for tratada rapidamente.
[Mais...]
A síndrome1 do intestino curto é uma condição médica de má absorção decorrente da remoção cirúrgica ou mal funcionamento de uma grande parte do intestino delgado2 (geralmente mais de dois terços dele), prejudicando a absorção de nutrientes.
[Mais...]
A esofagite1 erosiva é uma inflamação2 aguda ou crônica da mucosa3 do esôfago4, órgão do aparelho digestivo5 responsável pelo transporte dos alimentos entre a faringe6 e o estômago7.
[Mais...]
O leiomioma1 é uma neoplasia2 benigna de músculos3 lisos que quase nunca se torna maligna. Ele pode ocorrer em qualquer músculo liso4, mas é muito mais frequente no útero5, onde é chamado mioma uterino. Seguem-se o esôfago6, o intestino delgado7 e a pele8.
[Mais...]
Encefalopatia1 significa doença, dano ou mal funcionamento do cérebro2 (encéfalo3) e pode apresentar um amplo espectro de sintomas4, desde leves, tais como perda de memória ou mudanças sutis de personalidade, a graves, como demência5, convulsões, coma6 ou morte.
[Mais...]
A síndrome1 de Caroli é uma condição hereditária rara caracterizada pela dilatação dos canais biliares intra-hepáticos2. Há dois subtipos dessa condição: (1) um que ocorre quando os canais biliares3 estão dilatados por ectasia, chamado doença de Caroli, e (2) um segundo subtipo, relacionado à hipertensão4 portal e à fibrose5 hepática6 congênita7, conhecido como síndrome1 de Caroli.
[Mais...]
Colangites são inflamações1 dos canais biliares2, tubos que transportam a bile3 (um líquido produzido pelo fígado4) do fígado4 para a vesícula biliar5 e os intestinos6.
[Mais...]
Encefalopatia1 hepática2 é uma manifestação neurológica consequente a doenças do fígado3 em que há um excesso de produtos tóxicos provenientes da alimentação ou do próprio organismo, os quais deveriam ser eliminados.
[Mais...]
A queda da libido1 corresponde à diminuição do interesse e da impulsividade sexuais, com diminuição do prazer auferido de práticas sexuais. Em termos populares, pode-se dizer mais grosseiramente que é a "falta de tesão".
[Mais...]
|