Campilobacteriose - como é a doença?
O que é campilobacteriose?
A campilobacteriose é uma doença infecciosa de caráter zoonótico (afeta os animais e o Homem) que acomete o trato intestinal. Como ela muitas vezes não causa sintomas1 ou um grande mal-estar, muitos casos não chegam a ser diagnosticados.
Quais são as causas da campilobacteriose?
A campilobacteriose é causada pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas com vários tipos de uma bactéria2 chamada Campylobacter (C. fetus, C. coli e C. jejuni). As principais fontes de infecção3 são carnes cruas ou mal cozidas, ovos, leite em estado bruto ou água contaminada. Em raros casos, o contato com pessoas ou animais infectados pode transmitir a doença. A infecção3 pela bactéria2 Campylobacter também pode ocorrer por manusear fezes humanas ou de animais infetados.
Quais são as principais características clínicas da campilobacteriose?
Embora a doença possa afetar qualquer pessoa, ela é mais frequente em bebês4 e crianças com menos de 10 anos de idade. O paciente infectado com Campylobacter pode não ter sintomas1 significativos, mas é comum que, dentro de dois a cinco dias após a exposição à bactéria2 Campylobacter, a pessoa desenvolva alguns dos seguintes sintomas1: diarreia5, náuseas6 e vômitos7, cólicas8, dores abdominais, febre9, fadiga10 e sangue11 nas fezes.
Saiba mais sobre "Diarreia5", "Dor abdominal" e "Sangue11 nas fezes".
Como o médico diagnostica a campilobacteriose?
Uma vez suspeitando da infecção3 a partir dos sintomas1 e da história clínica do paciente, os médicos podem usar testes laboratoriais (cultura de fezes) para identificar a bactéria2 Campylobacter.
Como o médico trata a campilobacteriose?
A maioria das pessoas infectadas com a bactéria2 Campylobacter recupera-se sem tratamento específico. No entanto, a terapia antimicrobiana pode ser recomendada para pessoas com sistema imunitário12 debilitado. O paciente deve beber muitos líquidos para evitar a desidratação13. Em casos graves, pode ser necessária reidratação intravenosa.
Leia sobre "Desidratação13" e "Soro14 caseiro".
Como evolui a campilobacteriose?
A maioria das pessoas contaminadas pela Campylobacter se recupera dentro de cerca de dez dias, sem qualquer tratamento. A morte por campilobacteriose é muito rara e, normalmente, encontra-se confinada a crianças, idosos e doentes cujo sistema imunitário12 se encontra comprometido.
Quais são as complicações possíveis da campilobacteriose?
Em alguns poucos casos, a campilobacteriose pode levar a outras doenças, tais como colite15, artrite16, meningite17 e síndrome18 de Guillain-Barré, uma doença neurológica que pode resultar em paralisia19 temporal.
Veja também sobre "Artrite16", "Meningite17" e "Síndrome18 de Guillain-Barré".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.