AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A cefaleia1 orgástica, ou cefaleia1 copulogênica, é um tipo raro de dor de cabeça2 que ocorre apenas durante a atividade sexual, de modo especial durante ou imediatamente antes ou após o orgasmo. Essa dor de cabeça2 é dita primária quando não é causada por nenhuma outra condição ou distúrbio. Às vezes, as dores de cabeça2 durante o sexo podem resultar de alguma condição patológica e, nesse caso, são dores de cabeça2 ditas secundárias.
[Mais...]
A pericondrite é uma infecção1 que acomete o tecido conjuntivo2 que envolve a cartilagem3 do pavilhão auricular e/ou o canal auditivo. Normalmente, ela atinge toda a orelha4, com exclusão do lóbulo, que não possui cartilagem3.
[Mais...]
Na proptose ocular, os olhos1 parecem saltar para fora da órbita, devido a um aumento no volume do tecido2 atrás deles. O termo proptose descreve a protusão para diante de qualquer órgão que é deslocado para a frente, enquanto a exoftalmia se refere apenas aos olhos1.
[Mais...]
O termo consciência é usado em diversos sentidos, por vários autores, em diversos contextos. Há, na verdade, um uso médico, um uso filosófico, um uso religioso e um uso ético. A questão é tão importante que a língua1 inglesa tem dois termos para diferenciar dois tipos de consciência: conscience que é a consciência em seu sentido moral e consciounessess para se referir ao seu sentido psiconeural. Em português, apenas se dispõe de um mesmo termo para atender a esses dois significados, o que gera uma certa confusão.
[Mais...]
Um hamartoma1 é um tumor2 não-canceroso (benigno) constituído pela mistura anormal de tecidos e células3 normais da área em que cresce. Os hamartomas4 podem crescer em qualquer parte do corpo, incluindo pescoço5, rosto e cabeça6. Em alguns casos, eles crescem internamente em locais como coração7, cérebro8 e pulmões9 e são, por isso, de mais difícil detecção.
[Mais...]
O pseudocisto pancreático é o desenvolvimento no pâncreas1 de um saco cheio de enzimas pancreáticas, sangue2 e tecido3 necrótico, envolvido por uma cápsula fibrosa e tecido de granulação4 que aparece secundariamente a uma infecção5. Os pseudocistos podem ser únicos ou múltiplos, de tamanhos variados e podem se formar dentro e fora do pâncreas1, e é tecnicamente diferente de um cisto verdadeiro.
[Mais...]
A síndrome1 respiratória aguda grave (SARS) é uma forma grave de pneumonia2 que causa desconforto respiratório agudo3 (dificuldade respiratória grave) e, às vezes, morte.
[Mais...]
A alergia1 ao amendoim é um tipo de alergia1 alimentar. Nos Estados Unidos, onde o amendoim é um alimento bastante usado, esta alergia1 é uma das causas mais comuns de ataques alérgicos graves que podem mesmo ser fatais (anafilaxia2). Mesmo pequenas quantidades de amendoim podem causar uma reação séria em pessoas predispostas.
[Mais...]
A tuberculose1 é uma doença infecciosa causada pela bactéria2 Mycobacterium tuberculosis, que se propaga pelo ar e pode atingir qualquer órgão ou tecido3 do organismo, mas, mais frequentemente, atinge os pulmões4 (84% dos casos). A tuberculose1 miliar é um tipo de tuberculose1 que acontece quando grande número de bactérias se desloca pela corrente linfática ou sanguínea e se dissemina pelo corpo, atingindo vários órgãos.
[Mais...]
A osteopetrose (literalmente "osso de pedra"), também conhecida como doença dos ossos de mármore ou doença de Albert Schönberg, é uma desordem hereditária extremamente rara (1/20.000 bebês1 e 1/200.000 adultos) na qual ocorre um endurecimento anormal dos ossos e um crescimento deles de maneira deformada.
[Mais...]
A pancreatite1 crônica é uma doença inflamatória do pâncreas2, progressiva a longo prazo, que leva à degradação permanente da estrutura e função deste órgão. A pancreatite1 crônica se diferencia da pancreatite1 aguda porque, nesta última, o pâncreas2 fica inflamado (inchado) apenas por alguns dias ou semanas. Essa diferença motiva consequências clínicas e terapêuticas diversas.
[Mais...]
A pancreatite1 aguda é uma inflamação2 que se desenvolve repentinamente no pâncreas3 e que normalmente desaparece em alguns dias, embora possa durar algumas semanas. A pancreatite1 aguda se diferencia da pancreatite1 crônica porque, nesta última, o pâncreas3 fica alterado por muitos anos ou por toda a vida.
[Mais...]
A papeira ou caxumba1 é uma infecção2 viral aguda e contagiosa3 que pode acometer qualquer tecido4 glandular ou nervoso do organismo, mas que mais comumente afeta as glândulas parótidas5, submandibulares e sublinguais, produtoras de saliva. É uma doença de distribuição universal, de baixa letalidade, aparecendo sob a forma endêmica ou de surtos. No Brasil, atualmente, é muito rara, devido às campanhas intensivas de vacinação.
[Mais...]
O termo hemoglobinopatia1 refere-se a um conjunto disperso de doenças genéticas ocasionadas por defeitos na proteína denominada hemoglobina2, presente nas hemácias3. As hemoglobinopatias4 são doenças em que mutações genéticas levam a alterações na produção da hemoglobina2, podendo ser alterações estruturais ou de produção.
[Mais...]
A doença de Vaquez, ou policitemia1 primária, é caracterizada por um excesso de glóbulos vermelhos no sangue2, causada pela superprodução pela medula óssea3. A doença pertence a um grupo denominado síndromes mieloproliferativas e foi primeiramente descrita pelo médico francês Louis Henri Vaquez, em 1892.
[Mais...]
O xeroderma pigmentoso, comumente conhecido como XP, é uma doença genética muito rara (1/1.000.000), não contagiosa1, que afeta igualmente ambos os sexos e é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (presente nos raios solares). A exposição à luz solar faz a pele2 ficar seca (xeroderma) e causa alterações na sua coloração (pigmentação), o que compõe o nome de xeroderma pigmentoso.
[Mais...]
As espondiloartrites englobam um grupo de doenças inflamatórias distintas da coluna vertebral1 que afetam as ênteses (ligamentos2 e tendões3 entre o osso e a cartilagem articular4), levando a entesites (inflamações5 das ênteses). As espondiloartrites podem afetar também as articulações6 sacroilíacas e apresentar manifestações extra-articulares.
[Mais...]
O livedo reticular1 é um achado dermatológico extremamente comum constituído por uma aparência malhada e rendilhada da pele2. É denominado livedo reticular1 quando a trama reticulada ocorre de forma completa, que se delimita internamente com áreas de aspecto normal.
[Mais...]
A metemoglobinemia é um distúrbio sanguíneo caracterizado pela presença circulante da metemoglobina e no qual menos oxigênio do que de costume é fornecido às células1 do corpo. Normalmente, o oxigênio é transportado pela corrente sanguínea apegado à hemoglobina2 e é liberado para as células1 do corpo. No entanto, a metemoglobina é um tipo específico de hemoglobina2 que também transporta oxigênio pelo sangue3, mas não o libera para as células1.
[Mais...]
A esofagite de refluxo1 é uma lesão2 da mucosa3 esofágica que ocorre secundária ao fluxo retrógrado do conteúdo gástrico4 para o esôfago5. Normalmente, a doença do refluxo envolve a junção gastroesofágica6 e os 8 a 10 centímetros distais7 do esôfago5.
[Mais...]
A doença de Refsum, também chamada neuropatia1 hipertrófica de Refsum ou doença de armazenamento de ácido fitânico, é uma condição neurológica herdada que resulta no acúmulo de ácido fitânico nas células2 e tecidos. Seu nome foi dado em homenagem ao neurologista3 norueguês Sigvald Bernhard Refsum (19071991).
[Mais...]
A cor normal da urina1 é o resultado de um pigmento chamado urocromo e varia de amarelo pálido a âmbar profundo, conforme a maior ou menor diluição da urina1. Se a urina1 estiver mais clara pode ser que a pessoa tenha bebido muita água ou tomado diuréticos2. Ao contrário, uma urina1 mais amarelo-escura pode ser sinal3 de desidratação4.
[Mais...]
A síndrome1 carcinoide ocorre nos estágios avançados de um tumor2 carcinoide e é representada por um grupo de sinais3 e sintomas4, com manifestações físicas e achados laboratoriais anormais. Em geral, ela ocorre quando o câncer5 original já se espalhou para outras áreas, principalmente para o fígado6. Apenas cerca de 10% das pessoas com um tumor2 carcinoide desenvolverão síndrome1 carcinoide.
[Mais...]
A siderose é caracterizada pelo depósito de poeira de ferro nos tecidos humanos. O termo também costuma ser usado para a doença pulmonar causada pela inalação de óxido de ferro em trabalhadores de siderúrgicas, por isso tem o apelido popular de pulmão de soldador. A siderose foi descrita primeiramente em 1936 por Doig e McLaughlin.
[Mais...]
Os tumores carcinoides são tumores cancerígenos neuroendócrinos raros, de crescimento lento, que podem surgir em vários locais do corpo, mas que predominam no trato digestivo (estômago1, apêndice2, intestino delgado3, cólon4, reto5) ou nos pulmões6.
[Mais...]
|