Principais vermes intestinais humanos
O que é verminose intestinal humana?
A verminose intestinal humana é constituída por vermes que, na sua forma adulta, vivem no intestino humano. Alguns desses vermes apenas geram pouco ou nenhum transtorno para o homem, mas outros produzem doenças de maior gravidade.
Há, principalmente, dois tipos de vermes que podem parasitar o intestino humano: (1) platelmintos1, vermes de corpo achatado e (2) nematódeos, vermes de corpo cilíndrico com extremidades afiladas.
Leia sobre "Anemia ferropriva2", "Desnutrição3" e "Exame parasitológico de fezes".
Quais são as principais verminoses intestinais humanas?
As principais verminoses intestinais humanas são:
Oxiuríase
A infestação4 pelo Enterobius vermicularis (oxiúro) é chamada de oxiuríase. Os ovos eliminados pelo oxiúro e eventualmente ingeridos pelas pessoas eclodem no intestino, onde ficam até atingir a maturidade sexual. A contaminação pelos oxiúros pode se dar de forma direta mão5-boca6 ou de forma indireta, através da contaminação de água, alimentos ou objetos.
A oxiuríase pode ser assintomática ou suas manifestações podem ser brandas e se resumir a um prurido7 anal. Outros sintomas8 podem ser cólicas9 abdominais, irritabilidade, diarreia10, náuseas11, emagrecimento, vômitos12, dores abdominais, alterações do humor e perturbações do sono. O tratamento da oxiuríase consiste no uso de fármacos orais específicos.
Teníase
A teníase é uma infecção13 intestinal ocasionada pela Taenia solium ou Taenia saginata, também chamadas solitárias, porque, na maioria dos casos, cada pessoa porta apenas um verme adulto de cada vez. A Taenia solium é oriunda do porco e a Taenia saginata é oriunda do boi. Como têm órgãos sexuais dos dois sexos, as tênias não necessitam de parceiros para se reproduzirem. A teníase e a cisticercose são fases diferentes da infestação4 pelo mesmo parasita14. A teníase ocorre devido à presença do verme adulto no intestino humano e a cisticercose deve-se à presença da larva do verme, que pode instalar-se em outros órgãos, como o cérebro15, por exemplo.
Desse modo, se consumir a carne suína ou bovina crua ou mal congelada o homem pode completar o ciclo de desenvolvimento do verme e esse ocasionar-lhe graves consequências. Durante algum tempo, a teníase pode ser assintomática, mas quando existem sintomas8, eles podem ser alterações do apetite, enjoo, diarreia10, perturbações nervosas, irritação, fadiga16 e insônia. O tratamento da teníase é feito com medicação oral em dose única. A cisticercose, por seu turno, dependendo do órgão em que se alojar pode gerar sintomas8 muito mais graves.
Triquinelose17
A infecção13 pela Trichinella spiralis é chamada triquinose18 ou triquinelose17. A Trichinella é um nematoide que comumente parasita14 porcos e ratos, além de seres humanos. As pessoas adquirem a infecção13 ao comer carne de porco contaminada, crua ou malcozida.
Os sintomas8 da triquinelose17 incluem diarreia10, cólicas9 abdominais, dores musculares e febre19. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários, que podem eliminar os vermes do intestino, mas não as larvas localizadas nos músculos20 ou outros órgãos. Analgésicos21 podem ser necessários para aliviar as dores musculares.
Esquistossomose22
A doença causada pelo esquistossomo é a esquistossomose22. Ele é um platelminto23 contraído da água de rios, córregos e lagos contaminados, através da pele24. A esquistossomose22 é uma doença crônica, sendo a mais grave forma de parasitose humana por um organismo multicelular25, podendo, em alguns casos, levar à morte. A penetração da cercária (forma jovem do parasita14) na pele24 geralmente é assintomática. Em indivíduos que já tenham se infectado antes pode aparecer inflamação26, eritema27 e prurido7.
Na fase inicial da doença, pode haver vermelhidão e coceira cutâneas28, febre19, fraqueza, náuseas11 e vômitos12, diarreia10 ou constipação29 e crescimento de gânglios linfáticos30. Na fase crônica, pode ocorrer diarreia10 ou obstipação31 intestinal, bem como aumento de volume do fígado32 e do baço33. A maioria das mortes ocorre por comprometimento do fígado32 e por complicações de hipertensão34 do sistema da veia porta35. O tratamento da esquistossomose22 deve ser feito com antiparasitários, conforme esquemas estabelecidos pelo médico, bem como devem ser tratadas as complicações por ventura já estabelecidas.
Tricuríase
Chama-se tricuríase a enfermidade causada pela Trichuris trichiuria, um nematódeo comumente encontrado no intestino grosso36 de humanos. A transmissão acontece por meio do consumo de água ou alimentos contaminados e por fezes contendo ovos desse parasita14. Os sintomas8 intestinais principais são: diarreia10, dor abdominal, náuseas11 e perda de peso. O tratamento é feito com anti-helmínticos.
Ascaridíase
A Ascaridíase é a parasitose causada pelo Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga ou bicha. A ascaridíase é a verminose mais espalhada em todo o mundo e o ser humano é seu único hospedeiro. Após a entrada no organismo, sob a forma de ovos, e uma migração por vários órgãos, as formas adultas se alojam no intestino e se nutrem do bolo alimentar. Em casos de superinfecção37, eles podem se alojar em outros órgãos, causando complicações graves.
A transmissão do Ascaris lumbricoides ocorre por meio dos ovos eliminados pelas fezes, que contaminam o solo, a água e os alimentos. Depois da ingestão e da migração por vários órgãos, as larvas chegam ao intestino como vermes adultos. As fases anteriores infecção13 intestinal e mesmo as infestações intestinais brandas podem passar sem sintomas8, mas também podem aparecer sintomas8 como tosse, irritação brônquica, dificuldade respiratória e febre19. Quando existem sintomas8, os mais comuns são: inapetência38, náuseas11 e vômitos12, diarreias, dores abdominais e presença de vermes nas fezes. O tratamento para a ascaridíase é relativamente simples, feito com anti-helmínticos. A reposição oral de ferro também é indicada, haja vista que o áscaris expolia o organismo desse elemento.
Ancilostomíase
A ancilostomíase ou ancilostomose é uma parasitose intestinal causada pelos nematoides Ancylostoma duodenale e Necator americanus. O Ancylostoma braziliense e o Ancylostoma caninum, que infectam cães e gatos, podem causar larva migrans em humanos. A ancilostomose é contraída através da penetração ativa de pequenas larvas infectantes na pele24 a partir de ambientes contaminados com fezes. Após cumprirem um ciclo pelo organismo, as larvas enfim alcançam o intestino, onde as formas adultas se instalam.
Antes do verme chegar ao intestino, os sintomas8 são discretos. Os sintomas8 típicos ocorrem, de fato, quando o parasita14 migra para o intestino delgado39 e o paciente pode apresentar náuseas11, vômitos12, diarreia10, fadiga16, aumento de gases e dor abdominal. O problema maior da ancilostomose é a anemia40 e a desnutrição3, porque o parasita14 consome sangue41 e proteínas42. O tratamento da ancilostomose também é feito com anti-helmínticos. Se o paciente tiver anemia40, a reposição oral de ferro também é indicada após o tratamento da verminose.
Veja também sobre "Larva migrans", "Anemias", "Como evitar os vermes", "Ascaridíase" e "Oxiuríase".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente do site do Ministério da Saúde.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.