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Você sabe o que é o tummy time?

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O que é tummy time?

O tummy time, ou "tempo de barriga" em português, é uma prática recomendada para estimular o desenvolvimento motor e físico dos bebês1. Ele consiste em colocar o bebê de bruços, enquanto está acordado e sob supervisão, para que ele levante a cabeça2 e explore o ambiente. Essa prática é importante porque ajuda no fortalecimento dos músculos do pescoço3, ombros, costas4 e braços, sendo essencial para o alcance de marcos do desenvolvimento, como rolar, engatinhar e caminhar.

Nos primeiros dias de vida, o bebê deve ser colocado de bruços com a cabeça2 voltada para um dos lados, alternando os lados a cada sessão. Com o tempo, ele começará a levantar a cabeça2 espontaneamente, movimentando-a de um lado para o outro e ampliando suas habilidades motoras.

Leia sobre "Atrasos no desenvolvimento", "Crescimento infantil5" e "Apneia6 do sono em bebê".

Por que o tummy time é importante?

Na década de 1990, a recomendação de colocar bebês1 para dormir de barriga para cima ajudou a reduzir casos de Síndrome7 da Morte Súbita Infantil (SMSI). No entanto, isso também resultou em menos tempo em posição de bruços, contribuindo para atrasos no desenvolvimento motor e aumento de casos de plagiocefalia8 (achatamento9 da parte de trás da cabeça2).

O tummy time compensa essa ausência, ajudando os bebês1 a fortalecerem a musculatura necessária para movimentos futuros e promovendo o desenvolvimento cognitivo10 e social. Durante a prática, os bebês1 podem interagir com os pais ou cuidadores, criando laços afetivos e estimulando a comunicação. Mesmo que no início alguns bebês1 estranhem e chorem, o uso de brinquedos e a presença de um cuidador ajudam a tornar a experiência mais agradável.

Além disso, o tummy time é útil em situações específicas, como no tratamento do torcicolo11, na hipertonia12 relacionada à síndrome de Down13 ou em casos de desvios posturais.

Quais são os benefícios do tummy time?

  1. Fortalece a musculatura necessária para engatinhar, sentar e caminhar.
  2. Previne a plagiocefalia8, evitando o achatamento9 da cabeça2.
  3. Melhora a coordenação visual e motora, estimulando a exploração do ambiente.
  4. Promove o desenvolvimento postural, essencial para o bebê se sentar e caminhar.
  5. Fortalece vínculos afetivos, criando momentos de interação entre o bebê e seus cuidadores.
Veja também sobre "Primeiro ano de vida do bebê - mês a mês", "Seu filho já teve 'sapinho'?", "Teste do Pezinho" e "Cólicas14 do recém-nascido".

Como praticar o tummy time?

  • Escolha o momento certo: espere que o bebê esteja acordado, sem fome, sono ou incômodos, como fralda molhada.
  • Comece cedo e vá devagar: desde os primeiros dias, inicie com sessões curtas de 1 a 2 minutos, aumentando gradualmente para 20-30 minutos, 2 a 3 vezes por dia, respeitando o ritmo do bebê.
  • Use uma superfície segura: coloque o bebê sobre um tapete emborrachado ou um cobertor fino no chão.
  • Torne o momento divertido: utilize brinquedos coloridos e mova-os lentamente em diferentes direções para chamar a atenção do bebê.
  • Inclua interação: chame o bebê pelo nome, mantenha contato visual e incentive-o a levantar a cabeça2.
  • Tente outras posições: uma alternativa é deitar o bebê sobre o peito15 ou abdômen do cuidador, proporcionando um momento de interação cara a cara.

Supervisionar o bebê durante o tummy time é essencial para garantir sua segurança. Sempre observe o bebê enquanto ele está na posição de bruços, garantindo que esteja confortável e em uma superfície adequada. Se ele começar a choramingar ou demonstrar desconforto, é importante interromper a sessão e tentar novamente mais tarde, respeitando o tempo e o ritmo do bebê.

Com a prática regular, muitos bebês1 conseguem passar períodos mais longos de tummy time, e, por volta dos 3 meses, alguns já ficam confortáveis nessa posição por até uma hora. Essa prática consistente ajuda a fortalecer o corpo e promove o desenvolvimento motor de forma saudável.

Com o tummy time, você ajudará seu bebê a explorar o mundo, fortalecer o corpo e se desenvolver de maneira saudável, além de criar momentos especiais de interação.

Saiba mais em "O sono do bebê", "Seu filho dorme bem?" e "Cuidados com o recém-nascido".

 

Referências:

As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites do Ministério da Saúde e do NIH - Safe to Sleep.

ABCMED, 2024. Você sabe o que é o tummy time?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/1479220/voce-sabe-o-que-e-o-tummy-time.htm>. Acesso em: 25 nov. 2024.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
2 Cabeça:
3 Músculos do Pescoço: Os músculos do pescoço consistem do platisma, esplênio da cabeça, esternocleidomastóideo, longo do pescoço (longo cervical), escaleno anterior, médio e posterior, digástrico, estilo-hióideo, milo-hióideo, gênio-hióideo, esterno-hióideo, omo-hióideo, esternotireóideo e tireo-hióideo.
4 Costas:
5 Crescimento Infantil: Aumento na estrutura do corpo, tendo em vista a multiplicação e o aumento do tamanho das células. Controla-se principalmente o peso corporal, a estatura e o perímetro cefálico, com o objetivo de saber o quanto a criança ganhou ou perdeu em determinados intervalos de tempo e tendo por base um acompanhamento a longo prazo, através de anotações em gráficos ou curvas de crescimento. O pediatra precisa conhecer e analisar vários fatores referentes à criança e a sua família, como o peso e a altura dos pais, o padrão de crescimento deles, os dados da gestação, o peso e a estatura ao nascimento e a alimentação do bebê para avaliar a situação do crescimento de determinada criança. Não é simplesmente consultar gráficos. Somente o médico da criança pode avaliar seu crescimento. Uma criança pode estar fora da “faixa mais comum de referência“ e, ainda assim, ter um crescimento normal.
6 Apnéia: É uma parada respiratória provocada pelo colabamento total das paredes da faringe que ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. No adulto, considera-se apnéia após 10 segundos de parada respiratória. Como a criança tem uma reserva menor, às vezes, depois de dois ou três segundos, o sangue já se empobrece de oxigênio.
7 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
8 Plagiocefalia: Conformação assimétrica da cabeça, decorrente da fusão unilateral prematura das suturas coronal ou lambdoide ou de posições viciosas da cabeça da criança (Plagiocefalia posicional). Na Plagiocefalia a cabeça assume um formato “oblíquoâ€, ou seja, acontece um tipo de torção na estrutura óssea do crânio e da face.
9 Achatamento: 1. Ato ou efeito de achatar (-se); achatadura, depressão, rebaixamento. 2. Na astronomia, trata-se de um parâmetro geralmente muito pequeno, que caracteriza a não esfericidade de um astro em rotação, igual à variação relativa de uma grandeza quando se passa do equador ao polo. 3. Que tem ou tomou forma chata, plana.
10 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
11 Torcicolo: Distúrbio freqüente produzido por uma luxação nas vértebras da coluna cervical, ou a espasmos dos músculos do pescoço que produzem rigidez e rotação lateral do mesmo.
12 Hipertonia: 1. Em biologia, é a característica de uma solução que apresenta maior concentração de solutos do que outra. 2. Em medicina, é a tensão excessiva em músculos, artérias ou outros tecidos orgânicos.
13 Síndrome de Down: Distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 a mais, por isso é também conhecida como “trissomia do 21“. Os portadores desta condição podem apresentar atraso cognitivo, alterações físicas, como prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa.
14 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
15 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original

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Daniela Vinhas Bertolini

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