AbcMed
-
Ortopedia e Saúde
A biomecânica e a cinesiologia são ramos do conhecimento que permitem analisar os movimentos articulares nos planos anatômicos, entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicação de cargas mecânicas e de que forma as forças externas ou internas atuam sobre e modificam o movimento humano.
[Mais...]
As discopatias, também chamadas degenerações dos discos intervertebrais, são alterações que afetam os discos intervertebrais, geralmente diminuindo o intervalo entre as vértebras e comprimindo as raízes nervosas1 emergentes entre elas. Apesar de serem mais comuns na região lombar2, também podem afetar as outras partes da coluna.
[Mais...]
O pé equino é uma malformação1 no pé que compromete a flexibilidade na região dos tornozelos, dificultando a realização de movimentos, principalmente para caminhar. A flexão para cima da articulação do tornozelo2 é limitada, ou seja, alguém com pé equino não possui a flexibilidade necessária para trazer a parte superior do pé em direção à parte da frente da perna. Existem dois tipos de pé equino: pé equino espástico e pé equino flácido.
[Mais...]
Os joelhos são uma das principais articulações1 do corpo humano2 e por isso mesmo os problemas relativos a eles são uma das mais frequentes queixas nos consultórios dos ortopedistas. As queixas mais comuns são dores decorrentes de lesões3 durante a prática de esportes, ou devidas à obesidade4, quedas e pancadas; tendinites; atrites; artroses; luxações da patela5 e lesão6 dos ligamentos7.
[Mais...]
A uncoartrose, também dita uncartrose, é uma condição que resulta de alterações causadas por uma artrose1 que compromete os processos unciformes das vértebras cervicais2, que são duas protuberâncias ósseas prismáticas laterais localizadas nas placas3 terminais vertebrais superiores, desde a vértebra cervical4 C3 até a C7.
[Mais...]
O ombro é uma das articulações1 mais complexas do corpo humano2. Toda sua complexa estrutura é envolvida por uma cápsula articular3 que pode inflamar, gerando uma capsulite adesiva4. A capsulite adesiva4 também é dita capsulite retrátil ou ombro congelado, porque leva a uma grande ou total imobilização da articulação do ombro5.
[Mais...]
A espondilolistese lombar é um distúrbio da porção lombar da coluna vertebral1 em que uma vértebra (geralmente a 4ª vértebra lombar) desliza sobre a vértebra abaixo dela. Esse deslizamento se dá, na maioria dos casos, num sentido anterior, mas pode ser também posterior ou lateral.
[Mais...]
A espinha (coluna vertebral1) tem curvaturas naturais que são muito suaves e ajudam a coluna em sua função adequada, trabalhando como amortecedores de choque2 para distribuir o estresse mecânico durante o movimento. A lordose3 é uma condição onde há uma curvatura interna aumentada da espinha. Um certo grau de lordose3 é normal, mas quando muito acentuado é chamado de hiperlordose.
[Mais...]
Cifose e escoliose1 são curvaturas anormais da coluna vertebral2. A cifose é uma curvatura anormal que afeta sua parte torácica, com concavidade para dentro. A escoliose1 é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco.
[Mais...]
A postura é a relação funcional harmoniosa e fisiológica1 entre músculos2, articulações3 e ossos ao adotar-se uma determinada posição. Essa harmonia tem como função estabilizar espacialmente o corpo humano4, bem como protegê-lo à medida que recebe estímulos do ambiente. A má postura está associada à falta de harmonia entre essas estruturas de sustentação do corpo.
[Mais...]
|