AbcMed
-
Ortopedia e Saúde
As lesões1 musculares resultam de danos às fibras musculares2 causados por esforço excessivo, impacto ou alongamento além do limite fisiológico3. Podem manifestar-se como distensões, contusões ou rupturas, variando em gravidade. O diagnóstico4 e o tratamento adequados são essenciais para evitar complicações e garantir a recuperação funcional completa.
[Mais...]
No contexto médico, "plicas" se refere a uma série de pregas ou dobras de tecido1 fibroso espesso que são encontradas no corpo humano2. A síndrome3 de plica em geral diz respeito à inflamação4 ou irritação da plica sinovial encontrada no joelho. A denominação "síndrome3 de plica" se refere comumente ao joelho porque essa articulação5 é muito mais frequentemente afetada que as demais.
[Mais...]
A síndrome1 de Hoffa, também conhecida como síndrome1 da almofada patelar, é a inflamação2 do coxim gorduroso3 existente na região infrapatelar, que pode levar a lesões4 artrofibróticas. Esse coxim5 fica no compartimento anterior do joelho como uma massa de tecido adiposo6 intracapsular, mas extra sinovial (extra articular).
[Mais...]
O processo de ossificação, também chamado osteogênese, é o processo de formação do tecido ósseo1 a partir do tecido conjuntivo2 embrionário ou cartilaginoso. Durante a ossificação, as células3 ósseas, como os osteoblastos e osteócitos, depositam materiais calcificados na matriz extracelular, formando um tecido4 duro e resistente, que é o osso.
[Mais...]
A biomecânica e a cinesiologia são ramos do conhecimento que permitem analisar os movimentos articulares nos planos anatômicos, entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicação de cargas mecânicas e de que forma as forças externas ou internas atuam sobre e modificam o movimento humano.
[Mais...]
As discopatias, também chamadas degenerações dos discos intervertebrais, são alterações que afetam os discos intervertebrais, geralmente diminuindo o intervalo entre as vértebras e comprimindo as raízes nervosas1 emergentes entre elas. Apesar de serem mais comuns na região lombar2, também podem afetar as outras partes da coluna.
[Mais...]
O pé equino é uma malformação1 no pé que compromete a flexibilidade na região dos tornozelos, dificultando a realização de movimentos, principalmente para caminhar. A flexão para cima da articulação do tornozelo2 é limitada, ou seja, alguém com pé equino não possui a flexibilidade necessária para trazer a parte superior do pé em direção à parte da frente da perna. Existem dois tipos de pé equino: pé equino espástico e pé equino flácido.
[Mais...]
Os joelhos são uma das principais articulações1 do corpo humano2 e por isso mesmo os problemas relativos a eles são uma das mais frequentes queixas nos consultórios dos ortopedistas. As queixas mais comuns são dores decorrentes de lesões3 durante a prática de esportes, ou devidas à obesidade4, quedas e pancadas; tendinites; atrites; artroses; luxações da patela5 e lesão6 dos ligamentos7.
[Mais...]
A uncoartrose, também dita uncartrose, é uma condição que resulta de alterações causadas por uma artrose1 que compromete os processos unciformes das vértebras cervicais2, que são duas protuberâncias ósseas prismáticas laterais localizadas nas placas3 terminais vertebrais superiores, desde a vértebra cervical4 C3 até a C7.
[Mais...]
O ombro é uma das articulações1 mais complexas do corpo humano2. Toda sua complexa estrutura é envolvida por uma cápsula articular3 que pode inflamar, gerando uma capsulite adesiva4. A capsulite adesiva4 também é dita capsulite retrátil ou ombro congelado, porque leva a uma grande ou total imobilização da articulação do ombro5.
[Mais...]
|