AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Lipohialinose é um processo patológico que acomete as paredes de pequenas artérias1 perfurantes, arteríolas2 e capilares3 do cérebro4, frequentemente associado à hipertensão arterial5 crônica. Embora o termo seja frequentemente utilizado como sinônimo de necrose fibrinoide, este último descreve com maior precisão as alterações histopatológicas envolvidas. A condição pode levar à oclusão do vaso afetado, culminando em um infarto6 lacunar.
[Mais...]
O termo vasculite significa inflamação1 dos vasos sanguíneos2. Essa inflamação1 pode afetar artérias3, veias4 e capilares5, levando à necrose6 da parede do vaso, obstrução de sua luz ou rompimento. O espectro clínico das vasculites sistêmicas é amplo e depende principalmente da localização e do tipo de vaso acometido. A parede vascular7 torna-se infiltrada por células8 do sistema imunológico9, o que compromete o fluxo sanguíneo e pode ocasionar sintomas10 e lesões11 em diversos órgãos e sistemas.
[Mais...]
A síndrome1 de Sanfilippo é frequentemente chamada de "Alzheimer2 infantil", embora sejam condições distintas. Enquanto o Alzheimer2 é uma doença neurodegenerativa típica de adultos, relacionada ao acúmulo de placas3 amiloides, a síndrome1 de Sanfilippo é uma doença lisossômica de depósito do grupo das mucopolissacaridoses. A semelhança entre ambas reside na perda progressiva de memória e de habilidades cognitivas e motoras, e no declínio neurológico que leva à demência4, com impacto devastador na qualidade de vida.
[Mais...]
A síndrome1 de Bloom, também chamada de síndrome1 de Bloom-Torre-Machacek ou eritema2 telangiectásico congênito3, é uma genodermatose rara de padrão autossômico4 recessivo, caracterizada por instabilidade genômica e alta predisposição ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer5.
[Mais...]
A síndrome1 do sotaque estrangeiro é uma condição neurológica ou psicológica rara, na qual os pacientes apresentam alterações em sua fala que levam à percepção de que falam sua língua2 nativa com um sotaque estrangeiro. Por exemplo, uma pessoa que nasceu no Brasil pode ser percebida como falando português com um sotaque semelhante ao inglês estadunidense.
[Mais...]
Recentemente, durante o Congresso Mundial de Diabetes1 em Bangkok, na Tailândia, a Federação Internacional de Diabetes1 (IDF) reconheceu uma nova modalidade de diabetes1, chamada diabetes1 tipo 5. O histórico dessa forma de diabetes1, também conhecida como diabetes relacionada à desnutrição, remonta a quase 70 anos e o fator causal primário é a desnutrição2 proteico-calórica grave e precoce.
[Mais...]
A oclusão arterial periférica aguda (OAPA) é uma condição médica grave caracterizada pela interrupção súbita do fluxo sanguíneo em uma artéria1 periférica, geralmente nos membros inferiores ou superiores. Essa obstrução compromete rapidamente a irrigação dos tecidos distais2, exigindo intervenção urgente para evitar necrose3 e perda da extremidade.
[Mais...]
Aneurismas de artérias1 viscerais são dilatações anormais localizadas nas paredes das artérias1 que partem da aorta abdominal2 e irrigam órgãos como baço3, fígado4, rins5, intestinos6 ou estômago7. Exemplos dessas artérias1 são a artéria esplênica8, a artéria hepática9 e as artérias1 mesentéricas10 superior e inferior. Apesar de serem relativamente raros em comparação aos aneurismas da aorta abdominal2, têm potencial gravidade devido ao risco de ruptura, que pode provocar hemorragias11 internas graves e fatais.
[Mais...]
Acrocianose é uma condição arterial periférica benigna, funcional, persistente e permanente, caracterizada pelo surgimento de uma coloração azulada ou arroxeada nas extremidades do corpo, como dedos das mãos1, pés, nariz2 ou orelhas3, geralmente simétrica. Não é contagiosa4 e costuma não ter consequências graves à saúde5.
[Mais...]
Apesar de protegida por uma estrutura óssea robusta, a medula espinhal1 pode sofrer uma transecção, interrompendo a comunicação entre suas partes superior e inferior. A transecção da medula espinhal1, também conhecida como síndrome2 de secção medular completa, é uma lesão3 transversal que resulta em déficits motores e sensitivos completos abaixo do nível da lesão3.
[Mais...]
|