Estou pálido! O que pode ser?
O que é palidez?
Palidez é a perda de coloração normal da pele1, que se torna mais esbranquiçada em comparação com a coloração normal da pele1 da pessoa. Ao exame físico, ela também pode ser percebida na conjuntiva2 dos olhos3, especialmente em pessoas de pele1 escura.
Quais são as causas da palidez?
Nem sempre a palidez é sinal4 de alguma doença subjacente. Há causas comuns e eventos fisiológicos em que ela pode ocorrer de maneira transitória, como falta de exposição ao sol, exposição ao frio ou fortes emoções de susto, medo ou surpresa. Ela pode ocorrer quando o corpo ou uma região do corpo está com falta de sangue5, por vasoconstrição6 ou por uma diminuição de glóbulos vermelhos no sangue5, como nas anemias ou sangramentos volumosos, por exemplo.
A anemia7 é uma das causas mais comuns de palidez e muitas enfermidades expressam palidez através dela. Outras causas de palidez incluem falta de exposição ao sol, pele1 naturalmente pálida, exposição ao frio, choque8 (pressão arterial9 perigosamente baixa) e bloqueio na artéria10 de um membro, por exemplo.
Qual é o substrato fisiológico11 da palidez?
A palidez é um sinal4 sintomático12 caracterizado pela falta de sangue5 em determinada área corporal ou no corpo como um todo. Causada geralmente pela vasoconstrição6, a qual retira o sangue5 das extremidades corpóreas, é mais bem evidenciada na face13 do paciente.
Nas pessoas de pele1 branca, a pele1 normal costuma ter uma coloração rosada graças à presença de microvasos sanguíneos, mas na palidez a pele1 perde essa coloração, tornando-se esbranquiçada. As pessoas com peles mais espessas tendem a ocultar esses microvasos em camadas mais profundas da derme14, deixando de conferir à pele1 essa coloração rosada. Algumas dessas pessoas chegam a manter ocultas mesmo as veias15 de maior calibre, que em outras são aparentes e até salientes, dando a impressão de que não as possuem, quando na verdade estão apenas ocultas.
Leia também sobre "Hemorragias16", "Ferritina - como estão suas reservas de ferro", "Hipotensão arterial17", "Choque8 hemorrágico18" e "Leucemias".
Quais são as características clínicas da palidez?
A palidez pode desenvolver-se repentina ou gradualmente, dependendo da sua causa, e é mais evidente no rosto e nas palmas das mãos19. Em geral, não é clinicamente significativa, a menos que seja uma palidez aguda geral. É quase inabarcável a relação de todas as doenças que podem causar palidez, a maioria delas tendo a anemia7 como um elemento comum. A palidez ocorre muitas vezes juntamente a outros sinais20 e sintomas21, que podem estar associados à anemia7 e variam de acordo com a gravidade dela. Nas anemias agudas, esses sintomas21 incluem frequência cardíaca aumentada, dor no peito22, falta de ar, pressão sanguínea baixa e perda de consciência.
Nas mulheres, o sangramento menstrual intenso é uma causa comum de anemia7 crônica e, pois, de palidez. Em muitas partes do mundo, a má nutrição23 é uma causa comum. Às vezes, a anemia7 crônica pode não apresentar outros sintomas21 além de palidez, fadiga24 ou sensibilidade aumentada ao frio. O bloqueio arterial ou falta de circulação25 sanguínea, pode causar palidez localizada, ocorrendo mais frequentemente nos braços ou pernas. O membro pode ficar dolorido e frio devido à falta de circulação25.
Se a palidez estiver associada à pressão arterial9 baixa e pulso fraco e rápido, isto é sinal4 de gravidade. Dor abdominal permanente e sensibilidade aumentada podem significar que existe um sangramento interno em curso.
Como o médico diagnostica a palidez?
O sinal4 de palidez é facilmente reconhecido por observação direta e exame físico minucioso. Embora a palidez possa ser diagnosticada à vista, pode ser difícil de ser detectada em pessoas de pele1 escura. O mais importante, contudo, é reconhecer a causa subjacente da palidez e dirigir os tratamentos a ela. Para isso, o médico precisará solicitar exames adicionais, como:
- hemograma completo, para avaliar se há anemia7 ou infecção26;
- contagem de reticulócitos, para ajudar a verificar se a medula óssea27 está funcionando bem;
- cultura de fezes, para verificar se há ou não a presença de sangue5 nas fezes, o que pode indicar sangramento intestinal interno;
- testes de função tireoidiana, porque uma tireoide28 com baixo funcionamento pode causar anemia7;
- testes de função renal29, porque a insuficiência renal30 também pode causar anemia7;
- varreduras de déficit de vitaminas, para ver se uma deficiência nutricional está causando a anemia7;
- radiografia, ultrassonografia31 abdominal e/ou tomografia computadorizada32 abdominal para detectar problemas nos órgãos do corpo.
A palidez deve ser diferenciada de apresentações semelhantes, como hipopigmentação da pele1 ou simplesmente pele1 clara.
Como o médico trata a palidez?
O tratamento da palidez depende da sua causa. As opções podem incluir desde uma dieta balanceada, suplementos de ferro, vitamina33 B12, ácido fólico ou outros medicamentos para problemas médicos específicos, até cirurgia para estancar sangramentos, quando for o caso, ou para tratar eventuais bloqueios arteriais.
Leia sobre "Anemia ferropriva34", "Anemia7 de Fanconi", "Anemia falciforme35" e "Anemias em geral".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.