A alergia1 ocular, também conhecida como conjuntivite2 alérgica, é uma condição na qual a membrana conjuntiva3 dos olhos4 fica inflamada devido a uma reação alérgica5. A alergia1 ocular é uma forma não contagiosa6 de conjuntivite2, ao contrário da conjuntivite2 infecciosa, que é altamente contagiosa6, mas resulta em extremo desconforto para o paciente.
[Mais...]
A microcoria congênita1 refere-se a uma condição (extremamente rara) em que as pupilas são bilateralmente muito pequenas, de diâmetro de menos de 2 mm e pouco ou não reativas desde o nascimento, devido à insuficiência2 ou não existência do músculo dilatador da íris3. A condição é acompanhada, quase sempre, de defeitos de hipopigmentação e transiluminação, levando a erros de refração (miopia4, astigmatismo5) e, às vezes, a glaucoma6 de ângulo aberto juvenil.
[Mais...]
A amaurose fugaz é uma perda visual total ou parcial, súbita e transitória, em um ou em ambos os olhos1, geralmente de muito curta duração, podendo durar segundos ou alguns poucos minutos. Ela é frequentemente descrita como uma "cortina escura" que se move pelo campo visual2.
[Mais...]
A retinose pigmentar, também chamada retinite pigmentar ou retinopatia pigmentar, é uma distrofia1 retiniana genética hereditária que afeta a retina2, a parte do olho3 sensível à luz. Ela é caracterizada pela degeneração4 progressiva das células5 fotorreceptoras da retina2, conhecidas como cones e bastonetes, que deixam de captar a luz, prejudicando a formação da imagem pela retina2, processo esse que é essencial para a visão6 normal.
[Mais...]
A catarata1 é uma condição ocular comum que afeta a visão2, caracterizada pela opacificação progressiva do cristalino3, que é a lente natural do olho4, localizada atrás da íris5 e da pupila. O cristalino3 é responsável por focalizar a luz que entra no olho4 sobre a retina6 e assim ajudar na formação de imagens claras e nítidas. A cirurgia de catarata1 é um procedimento oftalmológico relativamente comum e destinado a remover o cristalino3 opacificado do olho4 e substituí-lo por uma lente intraocular artificial.
[Mais...]
A ortóptica1 é uma especialidade da área da saúde2 que se dedica ao diagnóstico3, tratamento e reabilitação de distúrbios visuais relacionados à função binocular, motilidade ocular e problemas de coordenação entre os olhos4.
[Mais...]
A doença de Stargardt, também conhecida como distrofia1 macular de Stargardt, é uma doença degenerativa2 progressiva que atinge a mácula3, região central da retina4. Ela afeta, pois, a visão central5, impossibilitando distinguir cores e a percepção de detalhes. Embora seja uma doença rara, acometendo cerca de 1 em 10.000 pessoas, ela é a forma mais comum de degeneração macular6 hereditária. Manifesta-se quase sempre na infância ou adolescência, embora os sintomas7 possam começar a se desenvolver mais tarde na vida.
[Mais...]
Drusas são pequenos depósitos minerais ou cristalinos que se formam em tecidos biológicos, podendo ocorrer em várias partes do corpo, mas são mais comumente associadas aos olhos1. Quando se fala simplesmente em drusas, quase sempre se está falando em drusas oculares. Nos olhos1, elas afetam a retina2 ou a cabeça do nervo óptico3. Nesse sentido elas são alterações da retina2 causadas pela idade, geralmente aparecendo acima dos 60 anos de idade, não sendo, na maioria das vezes, sinais4 de doença.
[Mais...]
A doença de Best, também conhecida como distrofia1 macular viteliforme, é uma doença ocular rara (1:15.000), hereditária, autossômica2 dominante, progressivamente degenerativa3, que afeta a mácula4, uma parte da retina5 responsável pela visão central6, que acaba sendo muito afetada.
[Mais...]
A presença de sangue1 nos olhos2 é facilmente perceptível porque ocorre na parte da frente do olho, na conjuntiva3, mas ela também pode ocorrer de forma não perceptível no interior do olho. Ela varia desde uma simples vermelhidão passageira nos olhos2 até ocorrências que indicam severidade, como câncer4 ocular, por exemplo. No entanto, quando se fala de sangue nos olhos, quase sempre refere-se à presença ocasional de manchas vermelhas sanguíneas presentes na córnea5.
[Mais...]
|