AbcMed  -  Saúde dos Olhos
Saúde dos Olhos - 25/04/22
A miopia1 degenerativa2, também chamada miopia1 patológica ou maligna, é uma forma grave de miopia1, acompanhada por alterações degenerativas3 que ocorrem maiormente no segmento posterior do globo ocular4, causando danos à retina5.
1 Miopia: Incapacidade para ver de forma clara objetos que se encontram distantes do olho.Origina-se de uma alteração dos meios de refração do olho, alteração esta que pode ser corrigida com o uso de lentes especiais, e mais recentemente com o uso de cirurgia a laser.
2 Degenerativa: Relativa a ou que provoca degeneração.
3 Degenerativas: Relativas a ou que provocam degeneração.
4 Globo ocular: O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Ele possui em seu exterior seis músculos, que são responsáveis pelos movimentos oculares, e por três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa (protetora) é constituída pela córnea e a esclera. A camada média (vascular) é formada pela íris, a coroide e o corpo ciliar. A camada interna (nervosa) é constituída pela retina.
5 Retina: Parte do olho responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Possui duas partes: a retina periférica e a mácula.
   [Mais...]

Saúde dos Olhos - 23/02/22
O entrópio1 é uma condição na qual a pálpebra se volta para dentro, de modo que os cílios2 e a pele3 se atritam contra a superfície do olho4. Ao inverso, no ectrópio5 a pálpebra se volta para fora, deixando sua superfície interna exposta e propensa à irritação.
1 Entrópio: Em medicina, é a inversão ou reviramento para dentro de uma parte anatômica. Na oftalmologia, é o reviramento, para o globo ocular, da borda interna de uma pálpebra.
2 Cílios: Populações de processos móveis e delgados que são encontrados revestindo a superfície dos ciliados (CILIÓFOROS) ou a superfície livre das células e que constroem o EPITÉLIO ciliado. Cada cílio nasce de um grânulo básico na camada superficial do CITOPLASMA. O movimento dos cílios propele os ciliados através do líquido no qual vivem. O movimento dos cílios em um epitélio ciliado serve para propelir uma camada superficial de muco ou fluido.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
5 Ectrópio: Reviramento da pálpebra; ectrópion.
   [Mais...]

Saúde dos Olhos - 02/02/22
A síndrome1 de Vogt-Koyanagi-Harada é uma condição rara, sistêmica, granulomatosa, que tem como alvo órgãos e tecidos ricos em melanócitos2, tais como olhos3, ouvido interno4, meninges5, sistema nervoso central6, pele7 e cabelos. Ela provoca inflamação8 na retina9 do olho10, frequentemente associada a problemas dermatológicos e auditivos.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Melanócitos: Células da pele que produzem o pigmento melanina.
3 Olhos:
4 Ouvido interno: Atualmente denominado orelha interna está localizado na porção petrosa do osso temporal, recebe terminações nervosas do nervo coclear e vestibular, sendo parte essencial dos órgãos da audição e equilíbrio. É constituído de três estruturas: labirinto membranoso (endolinfático), labirinto ósseo (perilinfático) e cápsula ótica.
5 Meninges: Conjunto de membranas que envolvem o sistema nervoso central. Cumprem funções de proteção, isolamento e nutrição. São três e denominam-se dura-máter, pia-máter e aracnóide.
6 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
9 Retina: Parte do olho responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Possui duas partes: a retina periférica e a mácula.
10 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
   [Mais...]

Saúde dos Olhos - 22/09/21
Uma visão1 alterada nem sempre é problema primário dos olhos2. Muitas vezes ela é decorrente de doenças sistêmicas que têm repercussões sobre os olhos2 e seus anexos3, as quais podem se resumir apenas a uma simples vermelhidão passageira, como acontece num resfriado comum, até alterações retinianas graves que potencialmente podem levar à cegueira.
1 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
2 Olhos:
3 Anexos: 1. Que se anexa ou anexou, apenso. 2. Contíguo, adjacente, correlacionado. 3. Coisa ou parte que está ligada a outra considerada como principal. 4. Em anatomia geral, parte acessória de um órgão ou de uma estrutura principal. 5. Em informática, arquivo anexado a uma mensagem eletrônica.
   [Mais...]

Saúde dos Olhos - 25/08/21
O termo oftalmoplegia refere-se à paralisia1 de um ou mais músculos2 responsáveis pelos movimentos oculares. Ela é causada pela interrupção de estímulos enviados do cérebro3 para os músculos2 envolvidos na movimentação dos olhos4. Pode ser congênita5 (presente no nascimento) ou desenvolver-se mais tarde na vida.
1 Paralisia: Perda total da força muscular que produz incapacidade para realizar movimentos nos setores afetados. Pode ser produzida por doença neurológica, muscular, tóxica, metabólica ou ser uma combinação das mesmas.
2 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Olhos:
5 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
   [Mais...]

Saúde dos Olhos - 14/05/21
Lagoftalmo, ou lagoftalmia, é a situação patológica em que a pessoa não consegue fechar completamente os olhos1 devido a uma dificuldade do músculo orbicular de cerrar completamente a fenda palpebral. Se esse problema só acontece quando a pessoa dorme, a condição é chamada de lagoftalmo noturno.
1 Olhos:
   [Mais...]

Saúde dos Olhos - 03/05/21
A ceratite, ou queratite, é um processo inflamatório da córnea1, a parte transparente do olho2, em forma de cúpula, que cobre a pupila e a íris3, através da qual se vê a cor dos olhos4 de uma pessoa.
1 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
2 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
3 Íris: Membrana arredondada, retrátil, diversamente pigmentada, com um orifício central, a pupila, que se situa na parte anterior do olho, por trás da córnea e à frente do cristalino. A íris é a estrutura que dá a cor ao olho. Ela controla a abertura da pupila, regulando a quantidade de luz que entra no olho.
4 Olhos:
   [Mais...]

Saúde dos Olhos - 09/12/20
Cirurgias refrativas são todas as cirurgias oculares feitas com o objetivo de melhorar o estado refracional do olho1 e a focalização das imagens. Tipicamente, essas cirurgias são realizadas para reduzir ou eliminar a necessidade de correção visual pelo uso de óculos ou lentes de contato.
1 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
   [Mais...]

Saúde dos Olhos - 20/11/20
O olho1 vermelho é um problema comum que pode afetar um ou ambos os olhos2 e isso já tem significação clínica diferente. Quando apenas um olho1 é afetado, a vermelhidão é causada por um problema local do órgão, tipo “cisco no olho”, por exemplo. Se ambos os olhos2 estão avermelhados, indica uma situação subjacente sistêmica, seja algo simples, como cansaço ocular, ou uma situação mais grave.
1 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
2 Olhos:
   [Mais...]

Saúde dos Olhos - 23/10/20
A vitrectomia é um procedimento cirúrgico em que o humor vítreo1 do olho2 é removido em parte ou na totalidade e substituído por uma solução salina que posteriormente será gradualmente reabsorvida e substituída. Essa providência é indicada para tratar diversas doenças dos olhos3, cada uma delas demandando uma técnica específica.
1 Humor vítreo: É uma substância gelatinosa e viscosa, formada por substância amorfa semilíquida, fibras e células. Faz parte do corpo vítreo do olho. Está situado entre o cristalino e a retina.
2 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
3 Olhos:
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos