AbcMed
-
Psicologia e Psiquiatria
O vício é uma condição caracterizada pelo desejo compulsivo e difícil de controlar por uma substância, atividade ou comportamento específico, apesar de as consequências negativas que podem surgir desse excesso. Qualquer hábito que envolva uma dependência intensa e prejudicial pode ser definido como um vício. Os vícios são considerados doenças que afetam diretamente o sistema nervoso1, criando no indivíduo uma dependência física ou emocional.
[Mais...]
A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer em qualquer faixa etária, inclusive na infância, mas tem, em cada fase, características próprias. A depressão em idosos pode apresentar-se com sintomas1 que muitas vezes são atribuídos ao envelhecimento ou a condições médicas próprias dele, o que pode tornar o seu diagnóstico2 desafiador.
[Mais...]
O quociente de inteligência1 (QI2) é uma medida numérica padronizada, a fim de avaliar a capacidade cognitiva3 de uma pessoa. O QI2 é determinado por meio dos chamados testes de inteligência, que são ferramentas psicológicas que avaliam habilidades mentais, como raciocínio lógico, resolução de problemas, habilidades verbais, capacidade visuoespacial e memória. As medidas de inteligência são, na verdade, estimativas, já que a inteligência não pode ser medida de forma concreta como as medidas de distância ou de massa, dada a natureza abstrata do conceito.
[Mais...]
A inteligência emocional refere-se à capacidade de uma pessoa de compreender e gerenciar suas próprias emoções, bem como de entender e se relacionar de forma empática com as emoções dos outros. Isso envolve a capacidade de identificar e expressar emoções de maneira saudável, regular emoções de maneira eficaz e usar as emoções para orientar o pensamento e o comportamento. A tradicional quantificação da inteligência, o quociente de inteligência1 (QI2) de uma pessoa, é uma medida que apenas avalia a sua capacidade cognitiva3, sem nada dizer sobre como ela a utiliza ou como pode modificá-la.
[Mais...]
Chama-se compulsão a uma imposição interna irresistível que leva o indivíduo a realizar determinado ato ou a comportar-se de determinada maneira, mesmo contra sua vontade. Apesar de sua oposição consciente, a pessoa não consegue controlar seus atos. É isso que acontece com a compulsão sexual. Ter uma vida sexual ativa e intensa não é, pois, a mesma coisa que ter uma compulsão sexual. Quem tem uma compulsão sexual tem um vício em sexo.
[Mais...]
A palavra emoção vem do latim movere, que significa mover, mas a ela se acrescenta o prefixo e, que no latim significa afastar-se. Podemos, pois, pensar nas emoções como um impulso para a ação. Elas são estados psicológicos complexos que envolvem três componentes distintos: (1) uma experiência subjetiva, (2) uma resposta fisiológica1 e (3) uma resposta comportamental ou expressiva. Elas são uma parte fundamental da experiência humana e podem ser divididas em várias categorias, como alegria, tristeza, raiva2, medo, nojo, surpresa, etc.
[Mais...]
A maioria das pessoas experimenta um grau de desconforto ou mesmo um medo natural quando expostas a alturas. No entanto, o medo excessivo de altura, chamado de acrofobia, é uma reação de medo extremo ou irracional (fobia1) de altura que se manifesta mesmo quando a pessoa não está num lugar particularmente alto ou perigoso. O grau de medo varia e o termo fobia1 é reservado apenas para aqueles que estão no extremo do espectro.
[Mais...]
A pessoa com delírio1 de perseguição sustenta a crença incorrigível de que alguém ou algum grupo deseja fazer algo contra ela, ou que está sendo acusada de fazer alguma coisa terrível que na realidade ela nunca fez. Apesar de bizarra e irracional, a convicção a respeito dessa crença é mais firme e estável que a que se refere às crenças razoáveis das pessoas normais e não é corrigível por argumentos lógicos, por mais improvável ou impossível que ela possa parecer.
[Mais...]
A identidade pessoal refere-se ao conjunto de traços de personalidade, modelação corporal e modos de expressão que caracterizam uma pessoa. A questão da identidade pessoal diz respeito a como uma pessoa em um dado momento reconhece ser a mesma pessoa que em um outro momento.
[Mais...]
As nuances dos sentimentos humanos comportam mais de três centenas de variações, cada uma delas nomeada por uma expressão diferente. Quase todas pertencem à linguagem comum e todas são facilmente identificáveis, uma vez que correspondem às experiências corriqueiras das pessoas. Algumas, no entanto, são mais frequentes, mais comuns e de maior impacto que outras. A elas estamos denominando de sentimentos humanos mais comuns.
[Mais...]
|