A infância é a etapa da vida que vai do nascimento até aproximadamente o 11º ano. Trata-se de um período em que há comparativamente o maior desenvolvimento físico e mental de uma pessoa, caracterizado por um marcante ganho de volume do corpo (altura e peso) e aquisição de novas capacidades físicas como andar e falar, por exemplo, especialmente nos primeiros três anos de vida.
[Mais...]
Nem todos os bebês1 se desenvolvem de um modo exatamente igual. Além da genética de cada um, nem todos tiveram uma gestação rigorosamente idêntica. E há também uma diferença de temperamento de um para outro. Por isso, qualquer descrição da evolução de um bebê só vale aproximativamente.
[Mais...]
A espinha bífida1 é uma grave anormalidade congênita2 do tubo neural3, a qual se desenvolve nos dois primeiros meses de gestação. Representa um defeito grave na formação dessa estrutura. A espinha bífida1 é uma das lesões4 congênitas5 mais comuns da medula espinhal6.
[Mais...]
Sangue1 nas fezes do bebê sempre assusta, mas nem sempre é sinal2 de coisa grave. Talvez, na maioria das vezes, não o seja. Pode ser simplesmente que ele tenha engolido um pouco de sangue1 a partir de uma rachadura imperceptível no mamilo, enquanto mamava no peito3, dentre outras situações que não denotam gravidade.
[Mais...]
Atresia1 intestinal é uma malformação2 congênita3 (presente ao nascer) caracterizada por um estreitamento de um segmento do intestino delgado4 e, menos frequentemente, do intestino grosso5. A atresia1 é uma das formas de obstrução intestinal, sendo geralmente parcial.
[Mais...]
Onfalocele é um raro defeito congênito1 da parede abdominal2, em que o intestino, o fígado3 e, ocasionalmente, outros órgãos, ficam fora do abdômen, numa bolsa de peritônio4, devido a um defeito no desenvolvimento dos músculos5 da parede abdominal2.
[Mais...]
Gastrosquise (do grego: gastro = estômago1; squise = fenda) é uma malformação2 fetal da parede abdominal3 anterior, caracterizada pela presença de uma abertura localizada na junção da cicatriz umbilical4 com a pele5 normal e à direita do umbigo6, tornando possível a extrusão7 de vísceras abdominais, como estômago1 e intestinos8.
[Mais...]
A dislexia ou alexia adquirida é um transtorno de leitura caracterizado por problemas não relacionados à inteligência geral. A dislexia é a dificuldade de aprendizagem mais comum, afetando 3 a 7% da população, mas estima-se que até 20% das pessoas podem ter algum grau de dislexia não percebida.
[Mais...]
A puberdade é o período do desenvolvimento humano de transição entre a infância e a adolescência, no qual ocorre o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e a aceleração do crescimento, levando ao início das funções reprodutivas e a várias mudanças morfológicas e fisiológicas1 no corpo
[Mais...]
A exsanguineotransfusão1 do recém-nascido é um procedimento médico pelo qual o sangue2 do bebê é removido e substituído por outro, de um doador compatível, para tratar condições clínicas principalmente em unidades de cuidados intensivos neonatais.
[Mais...]
Mostrar: 10 51 a 60 (Total: 126)
|