AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Amnésias1 são perdas de memória. Um exemplo muito simples do que sejam, é o blackout que ocorre com algumas pessoas ao ingerir grandes quantidades de álcool que, embora possam falar ou agir ordenadamente, não se recordam de nada ao recuperar a sobriedade. Mais comumente as amnésias1 são resultado de alterações cerebrais orgânicas, frutos de enfermidades ou traumas. Há também amnésias1 psicogênicas, geralmente ocorrendo em pacientes neuróticos. Em alguns casos, os pacientes dão-se conta de sua perda, mas em outros nem sequer se lembram de que não estão se lembrando.
[Mais...]
Cãibras (ou câimbras1) são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético2. Elas são mais frequentes nos músculos3 das panturrilhas4, mas podem ocorrer em outros grupos musculares tais como coxas5, mãos6, pés, pescoço7, etc. Ocorrem usualmente durante a noite ou durante exercícios físicos extenuantes. Elas estão relacionadas ao acúmulo de ácido lático e podem aparecer em casos de hipocalcemia8, hipopotassemia9 e baixa oxigenação.
[Mais...]
Gastrite1 é uma inflamação2 do revestimento mucoso do estômago3, devido a algum agente agressor. Pode ser aguda ou crônica. As gastrites4 agudas são de abordagem mais simples porque em geral são de instalação súbita, desaparecem rapidamente e são mais facilmente relacionadas a um agente agressor. As gastrites4 crônicas atróficas5 ocasionam uma sensível redução do ácido gástrico6, com prejuízos para a digestão7 dos alimentos.
[Mais...]
O termo hemofilia1 não denomina uma doença apenas, mas abrange diversas doenças genéticas, hereditárias ou de um distúrbio autoimune2 raro, as quais têm em comum a incapacidade de controlar os sangramentos, em razão de defeitos nos mecanismos de coagulação3 do sangue4.
[Mais...]
As diarreias consistem no aumento do número de evacuações, geralmente com fezes amolecidas, de consistência pastosa ou líquida. As diarreias podem ser classificadas em aguda (quando dura até 14 dias), persistente (duração superior a 14 dias) e crônica (quando ultrapassa três semanas).
[Mais...]
Uma luxação1 é um deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma das articulações2 do corpo. Em geral, uma luxação1 acontece quando uma força externa atua diretamente ou indiretamente sobre uma articulação3, empurrando o osso para fora da sua posição normal. É muito comum que isso aconteça nos traumas de certa intensidade. Embora seja possível ocorrer luxação1 em qualquer articulação3, os locais mais comuns são ombros, dedos, joelhos, punhos e cotovelos.
[Mais...]
A flatulência é a eliminação, pelo ânus1, de gases engolidos pelo indivíduo ou produzidos por ele no processo fisiológico2 da digestão3 e que não tenham sido eliminados pela eructação4 (arroto). Geralmente esses gases possuem odor fétido e desagradável, mas podem ser de pouco ou nenhum odor.
[Mais...]
Eructações, popularmente conhecidas como arrotos, ocorrem quando gases do estômago1 são expelidos através da boca2, frequentemente acompanhados de uma emissão ruidosa característica.
[Mais...]
Pediculose é uma infestação1 causada por um parasita2 que pode ser encontrado no couro cabeludo (popularmente chamado de piolho), no corpo e no púbis3 (popularmente chamado de chato), regiões do corpo cobertas por pelos. Normalmente, os parasitas sugam o sangue4 da pele5, nessas regiões, e as fêmeas depositam seus ovos nos fios de cabelo6.
[Mais...]
Artrite1 é um termo genérico que se refere a um grande número de enfermidades diferentes. As artrites são inflamações2 das articulações3 produzidas por diversos motivos. As artrites são um tipo de reumatismo4 e raramente têm suas origens conhecidas. No entanto, todas elas envolvem fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais.
[Mais...]
Chama-se hemorragia1 ou sangramento à perda de sangue2 do sistema circulatório3 para dentro das cavidades ou tecidos do próprio organismo ou para fora dele, devido à laceração ou ruptura de vasos sanguíneos4. São hemorragias5 típicas aquelas que ocorrem após acidente ou traumatismo6, rompimento de um aneurisma7 ou de varizes8, esfoladura da pele9, etc.
[Mais...]
A escabiose1, popularmente chamada de sarna2, é uma infestação3 parasitária da pele4 que pode ocorrer tanto em seres humanos como em animais. É causada por um parasita5 minúsculo, nem sempre visível, que produz intenso prurido6.
[Mais...]
O espirro é uma expulsão convulsiva, ruidosa, involuntária1 e automática de ar pelo nariz2 e pela boca3. É uma forma de o corpo expulsar o dióxido de carbono em excesso, sob a forma de partículas líquidas, chamadas perdigotos, e com isso tentar eliminar substâncias estranhas ou micróbios que estejam incomodando a árvore respiratória.
[Mais...]
Insolação é o acidente provocado ela exposição prolongada a um ambiente quente e seco. A insolação mais comum é a que resulta da exposição direta e prolongada ao sol. Ela causa um distúrbio no mecanismo de controle da temperatura do corpo e pode provocar febre1 alta, pele2 seca e avermelhada, pulsação acelerada, falta de ar, enjoo, vômitos3, tonturas4 e até desmaios.
[Mais...]
O soluço resulta de uma contração espasmódica1 reflexa e involuntária2 do diafragma3 (músculo que separa o tórax4 do abdome5), seguida por um movimento de distensão e de relaxamento desse músculo. A maioria dos casos de soluços dura apenas alguns minutos e cede espontaneamente, sem necessidade de intervenção médica. São raros os casos severos e persistentes.
[Mais...]
Gonorreia1 ou blenorragia2 (popularmente conhecida como pingadeira) é uma doença sexualmente transmissível, altamente contagiosa3, resultante da infecção4 bacteriana pela Neisseria gonorrhoeae, uma bactéria5 gram-negativa que atinge tanto homens como mulheres.
[Mais...]
A cirrose1 hepática2 é o resultado de um processo crônico3 de destruição das células4 hepáticas5, que ocorre de maneira difusa, com formação de cicatrizes6 e nódulos levando à necrose7 do órgão. É considerada uma doença terminal do fígado8. Apesar de não ser um câncer9, esta condição pode predispor ao aparecimento de tumores hepáticos, como o hepatocarcinoma10, e de tumores das vias biliares11, como o colangiocarcinoma12.
[Mais...]
O prurido1, também chamado coceira ou comichão, é uma sensação desagradável sentida na pele2, a qual leva o indivíduo a se coçar em procura de alívio. É uma das queixas dermatológicas mais comuns. Usualmente, o prurido1 é causado por uma doença de pele2 primária, todavia pode ser também o primeiro sinal3 de uma doença sistêmica como, por exemplo, diabetes mellitus4, distúrbios hematológicos ou câncer5.
[Mais...]
A miastenia1 gravis (fraqueza muscular grave) é uma doença neuromuscular autoimune2 em que os anticorpos3 atacam os receptores localizados no lado muscular da junção neuromuscular4, acarretando episódios de fraqueza e fadiga5 muscular anormalmente rápida, causada por um defeito na transmissão dos impulsos nervosos para os músculos6. Os receptores lesados são aqueles que recebem o sinal7 nervoso através da ação da acetilcolina8.
[Mais...]
A tosse é uma contração repentina, frequentemente repetitiva, da cavidade torácica que resulta numa violenta expulsão de ar dos pulmões1, geralmente acompanhada por um som característico. A tosse é uma reação reflexa do organismo a um estímulo irritante das vias respiratórias, que visa expulsar alguma substância que esteja irritando ou obstruindo essa via de passagem do ar.
[Mais...]
A embolia1 pulmonar, também chamada tromboembolismo2 pulmonar (TEP), é o bloqueio da artéria pulmonar3 ou de um de seus ramos, que ocorre geralmente quando um trombo4 venoso (sangue5 coagulado de uma veia) se desprende do local de sua formação e cai na circulação6, obstruindo o fornecimento de sangue5 em um dos pulmões7.
[Mais...]
Febre1 (ou pirexia2) é a elevação da temperatura corporal para além dos limites considerados normais (36° a 37,4 °C). A febre1 não é uma doença, mas um sintoma3. Até certo ponto, ela possui papel adaptativo positivo de defesa orgânica e não necessita de intervenção médica rápida na maioria dos casos.
[Mais...]
O herpes zóster, popularmente chamado de cobreiro, é uma virose causada por uma variante do herpesvirus (herpesvirus varicellae), o mesmo vírus1 que causa a catapora2. Normalmente abrigado em latência3 em gânglios4 nervosos do organismo, ele se reativa em pessoas com baixa defesa imunológica como idosos, pessoas que estejam vivendo uma fase de estresse, pacientes com AIDS, etc. e provoca afecções5 na pele6, de maior ou menor gravidade.
[Mais...]
A pancreatite1 é um processo inflamatório do pâncreas2, agudo3 ou crônico4, de variadas causas. Esta patologia5 pode melhorar sem deixar sequelas6 ou evoluir para casos mais graves, com a possibilidade de levar à morte.
[Mais...]
A doença de Crohn1 é uma doença inflamatória crônica do intestino. Ela acomete geralmente o íleo2 e o cólon3, embora possa afetar qualquer outra parte do intestino. As pessoas acometidas por esta condição apresentam granulomas4 nas paredes intestinais, intercalados por áreas normais e cursa com períodos de remissão sintomática5 e outros de agravamento.
[Mais...]
|