Doença de Crohn. O que devemos saber sobre ela?
O que é a doença de Crohn1?
A doença de Crohn1 é uma doença inflamatória crônica do intestino. Ela acomete geralmente o íleo2 e o cólon3, embora possa afetar qualquer outra parte do intestino.
Muitos autores consideram que a doença de Crohn1 e a retocolite ulcerativa sejam manifestações diferentes de uma mesma patologia4 subjacente.
As pessoas acometidas por esta condição apresentam granulomas5 nas paredes intestinais intercalados por áreas normais, que cursa com períodos de remissão sintomática6 e outros de agravamento. Na maioria dos casos, a doença de Crohn1 é de intensidade moderada e se torna bem controlada pela medicação, tornando possível uma vida razoavelmente normal para seu portador. No entanto, pode também ser muito debilitante para alguns pacientes sem, contudo, provocar a morte.
Quais são as causas da doença de Crohn1?
A causa da doença de Crohn1 ainda não é totalmente conhecida, mas há certos indícios de que seja uma doença imunológica em interação com fatores ambientais, os quais podem ser provavelmente um vírus7 ou uma bactéria8, mas essa teoria ainda não tem uma confirmação definitiva.
Apesar de ser possivelmente desencadeada por um agente infeccioso, a doença ocorre por um desequilíbrio das defesas do indivíduo devido a fatores gênicos. Em pessoas sem essa susceptibilidade9 genética, esses microrganismos nunca causariam a doença por si mesmos.
Quais são os sintomas10 da doença de Crohn1?
A doença cursa com períodos de remissão sintomática6 e outros de agravamento. Os sintomas10 mais comuns da doença de Crohn1 são:
- Dor abdominal
- Diarreia11
- Perda de peso
- Febre12 moderada
- Sensação de distensão abdominal
- Perda de apetite e de peso
- Em alguns casos pode haver aftas e eliminação de sangue13 pelo intestino
Quais são as complicações que podem ocorrer em portadores da doença de Crohn1?
Com a repetição das crises, podem ocorrer complicações. As mais comuns são:
- Abscessos14
- Fístulas15
- Obstruções intestinais
- Perfurações intestinais
O curso da doença é muito variável e depende de fatores ativadores: algumas pessoas têm a doença e não manifestam sintomas10; outras os manifestam uma só vez na vida etc.
Como o médico diagnostica a doença de Crohn1?
O médico vale-se da historia clínica e do exame físico (pouco conclusivos) e os complementa com testes laboratoriais de sangue13, tomografia computadorizada16, colonoscopia17 e biópsia18.
Qual é o tratamento da doença de Crohn1?
Não há uma cura radical da doença. Os tratamentos visam reduzir a inflamação19 no intestino, fazer correções nutricionais e aliviar os sintomas10. Para isso, são usados medicamentos imunossupressores como salicilatos ou corticoides.
Os portadores da doença devem evitar comidas apimentadas, lactose20, chocolate, álcool e café. Já o consumo de carboidratos, de mais fácil digestão21, deve ser estimulado. Em casos mais severos ou complicados, uma cirurgia que retire as partes muito afetadas do intestino pode ser necessária.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.