Cisto de Naboth
O que é o cisto de Naboth?
Os Cistos de Naboth, também chamados cistos nabothianos, folículos nabothianos, cistos de inclusão epitelial ou cistos de retenção mucinosos, são uma patologia1 uterina caracterizada pela formação de um ou mais cistos preenchidos com muco que se parecem com pequenos inchaços na superfície do colo do útero2.
Quais são as causas do cisto de Naboth?
Os cistos de Naboth se formam quando as glândulas3 produtoras de muco no colo do útero2 são cobertas com células4 da pele5 e ficam entupidas, o que faz com que o muco se acumule em seu interior, formando o cisto. As glândulas3 podem ser obstruídas durante partos ou traumas físicos no colo do útero2.
Durante o parto, o excesso de células4 da pele5 pode crescer na glândula6 mucosa7 e reter o muco, causando a formação de cistos. O trauma físico ao redor do colo do útero2 pode causar o desenvolvimento de tecido8 excessivo sobre as glândulas3 mucosas9 durante o processo de cicatrização e prender o muco. Os cistos causados por trauma físico são especialmente comuns durante a recuperação da cervicite10 crônica, na qual o tecido8 do colo do útero2 fica inflamado.
Saiba mais sobre "Cervicite10", "Cisto de útero11", "Cistos ovarianos" e "Teratomas".
Qual é o mecanismo fisiológico12 do cisto de Naboth?
Na maioria dos casos, os Cistos de Naboth ocorrem quando um novo tecido8 regride no colo do útero2 após o parto. Esse novo tecido8 bloqueia as aberturas das Glândulas3 de Naboth do colo do útero2, prendendo a secreção mucosa7 em pequenas bolsas sob a pele5. Os Cistos de Naboth são um achado normal no colo do útero2 de mulheres que tiveram filhos.
Eles também são vistos em mulheres na menopausa13, cuja pele5 cervical diminui com a idade. Menos frequentemente, estão relacionados à cervicite10 crônica, uma infecção14 de longo prazo do colo do útero2.
Quais são as principais características clínicas do cisto de Naboth?
Os Cistos de Naboth variam em tamanho, de alguns milímetros a 4 centímetros de diâmetro, são lisos e de cor branca ou amarelada. Esses cistos não causam dor, desconforto ou outros sintomas15 e geralmente o médico os detecta durante um exame ginecológico de rotina, quando examina o colo do útero2 em busca de outros problemas.
Como o médico diagnostica o cisto de Naboth?
Os cistos de Naboth podem ser rastreados e diagnosticados durante um exame pélvico16 e podem também ser vistos em uma ultrassonografia17 pélvica18, ressonância magnética19 ou tomografia computadorizada20 que focalizem o colo do útero2. Depois de descobrir esses pequenos inchaços brancos no colo do útero2, o médico pode romper um cisto para confirmar o diagnóstico21.
Ele pode também usar uma colposcopia22 para fazer um diagnóstico21 mais preciso. Isso envolve a ampliação da área para distinguir os Cistos de Naboth de outros tipos de patologias. Uma biópsia23 pode ser realizada em um cisto se suspeitar-se que a paciente possa ter um tipo de neoplasia24 que afeta a produção de muco.
Como o médico trata o cisto de Naboth?
Os cistos de Naboth são benignos e na maioria dos casos não requerem tratamento. Em casos raros, os cistos podem se tornar grandes o bastante para distorcer a forma e o tamanho do colo do útero2, dificultando ou impossibilitando seus exames de rotina. Neste caso, o médico pode realizar a remoção do cisto para examinar o colo do útero2.
Os cistos de Naboth que precisam de tratamento podem ser removidos através de uma excisão ou através da ablação25 por eletrocautério26. Durante essa ablação25, o médico usa uma corrente elétrica para remover o cisto. Em alguns casos, o médico pode também drenar o líquido contido em um cisto ou usar crioterapia27 para removê-lo. Neste procedimento, o nitrogênio líquido é usado para congelar e romper o cisto. Este procedimento é menos invasivo que a excisão ou ablação25.
Quais são as complicações possíveis do cisto de Naboth?
Não há complicações sérias. Eles, sim, podem se formar como uma complicação de uma patologia1 de base, mas normalmente não representam uma séria ameaça à saúde28. Em alguns casos, o exame de Papanicolaou pode tornar-se doloroso ou mesmo impossível devido à existência de grandes ou múltiplos cistos localizados no colo do útero2.
Os cistos normalmente estão cheios de muco e podem estourar. Não é incomum que quando eles se rompam causem uma descarga vaginal, odor e sangramento. Mesmo os maiores cistos podem ser removidos e tratados sem causar mais problemas médicos.
Leia sobre "Exame de Papanicolau29", "Colposcopia22", "Ultrassonografia17 transvaginal" e "Preventivo30 deu NIC - o que é isso?".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da Cleveland Clinic, da Mayo Clinic e do International Federation of Gynecologiy and Obstetrics.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.