Preventivo, Exame de Papanicolau ou Citologia Oncótica
Sinônimos:
Preventivo1, exame citológico, exame colpocitológico, citologia oncótica.
O que é?
É uma maneira de examinar células2 coletadas do colo do útero3. O objetivo principal do exame é detectar o câncer4 de colo5 de útero6 em estágio precoce ou anormalidades nas células2 que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor7. O exame foi idealizado pelo médico grego, pioneiro no estudo da citologia, Geórgios Papanicolauo. E ficou conehcido popularmente com "teste de Papanicolau8".
Ele também pode encontrar condições não cancerígenas, como infecções9 viróticas no colo do útero3, tais como verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) e herpes, infecções9 vaginais causadas por fungos, como a candidíase10 ou por protozoários11, como o Trichomonas vaginalis. O exame também pode dar informações sobre os níveis hormonais, principalmente estrogênio e progesterona.
Quem deve fazer este exame?
É recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas, independentemente da idade. Deve ser iniciado pelo menos 3 anos após início da vida sexual ativa ou antes dos 21 anos de idade (o que acontecer primeiro).
A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais.
Qual o intervalo ideal entre as coletas?
O intervalo entre as coletas de citologia varia entre um e três anos baseado na presença de fatores de risco, tais como:
- Início precoce da atividade sexual
- História de múltiplos parceiros sexuais
- Nível socioeconômico baixo
- História de ter tido parceiro com infecções9 genitais
- Passado de câncer4 de vulva12 ou de vagina13
- Ter parceiro com história de câncer4 de pênis14
- Ser fumante
- Estar imunodeprimida
A coleta deve ser anual se algum destes fatores estiver presente.
Como devo me preparar para a realização do exame?
O melhor período do ciclo menstrual para a realização do exame é pelo menos uma semana antes da menstruação15.
Deve ser evitado o uso de cremes ou duchas vaginais por 48 horas anteriores ao exame e não ter relações sexuais pelo menos 24 horas antes do procedimento.
O que ocorre durante a realização do procedimento?
É um exame bastante simples. A mulher fica na posição ginecológica16 (deitada , com os joelhos dobrados e as pernas afastadas), o médico introduz um espéculo17 na vagina13, retira material do orifício do colo do útero3 e da parede vaginal e encaminha para análise em laboratório de citopatologia.
Não há dor durante o exame, algumas mulheres sentem um leve desconforto. É importante manter-se relaxada durante o procedimento para facilitar a introdução do espéculo17.
O que esperar após a realização do procedimento?
Se o resultado mostrar células2 normais, não é necessário nenhum tratamento.
Caso haja alguma infecção18, o ginecologista irá orientar um tratamento específico.
Se as células2 apresentarem alguma alteração, poderão ser necessários outros exames, como por exemplo uma colposcopia19. Converse com o seu médico sobre esta necessidade.
Como é coletado material do colo do útero3, às vezes, pode ocorrer um leve sangramento no local. A presença de dor ou a manutenção do sangramento deve ser prontamente comunicada ao ginecologista.
Fontes:
National Cancer4 Institute – U.S. National Institutes of Health
U.S. Preventive Services Task Force
Agency for Healthcare Research and Quality
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da Cleveland Clinic, da Mayo Clinic e do International Federation of Gynecologiy and Obstetrics.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.