O que é ECMO e seu uso no tratamento da Covid-19
O que é ECMO?
ECMO é a sigla em inglês para ExtraCorporeal Membrane Oxygenation (oxigenação por membrana extracorporal), e se refere a uma técnica de suporte de vida extracorporal em doentes com falência cardiovascular ou pulmonar. Basicamente, a técnica consiste em bombear o sangue1 do corpo do paciente para uma máquina fora do corpo que procura substituir as funções do coração2 e dos pulmões3 da própria pessoa.
Diversos estudos importantes sobre a utilização da ECMO em pacientes com síndrome4 do desconforto respiratório agudo5 refratária ao suporte clínico convencional, em parada cardíaca intra-hospitalar e choque6 cardiogênico refratário, foram publicados nos últimos anos mostrando os benefícios da técnica.
As pessoas que precisam de suporte de uma máquina de ECMO são atendidas na unidade de terapia intensiva7 (UTI) de um hospital. Normalmente, elas precisam ser apoiadas por uma máquina de ECMO por apenas algumas horas ou dias, mas ela pode ser necessária por tempo bem maior, dependendo de como a condição médica do paciente evolua.
Leia também sobre "Falta de ar", "Saturação de oxigênio", "Oximetria" e "Tipos de oxímetros".
Em que consiste a ECMO?
A máquina de ECMO busca substituir a função dos pulmões3 danificados da pessoa, oxigenando artificialmente o sangue1 em um dispositivo mecânico fora do corpo. Ela então envia o sangue1 de volta para o paciente por meio de uma bomba com a mesma força do coração2, substituindo também a função daquele órgão. A ECMO é também comumente referida como "pulmão8 artificial".
Normalmente, a ECMO é utilizada em pós-operatório de cirurgias cardíacas, doenças pulmonares graves, quadros de insuficiência cardíaca9, trauma ou infecção10 grave, entre outros. Ela pode ajudar a salvar a vida de uma pessoa, mas não trata a doença ou lesão11 que levou ao uso dela. Ela simplesmente fornece suporte para a pessoa enquanto a equipe de saúde12 trabalha no tratamento da doença ou lesão11 subjacente, ou até a chegada de órgãos para transplante, quando é o caso. O ideal é que a pessoa possa sair da máquina o mais rápido possível e recuperar suas funções normais.
Como é feito o tratamento?
O paciente é conectado à máquina de ECMO por meio de tubos de plástico, denominados cânulas. Os tubos são colocados em grandes veias13 e artérias14 nas pernas, pescoço15 ou peito16, numa etapa da atividade chamada de canulação. A máquina de ECMO então bombeia sangue1 do corpo do paciente para um pulmão8 artificial que adiciona oxigênio e remove dióxido de carbono, tal como os pulmões3 deveriam fazer.
Um paciente conectado a uma máquina de ECMO é frequentemente monitorado quanto à sua frequência cardíaca, pressão sanguínea e níveis de oxigênio. Ele também deve receber medicamento para tornar o sangue1 mais fino e não coagular17. A máquina de ECMO deve ser controlada por uma pessoa com treinamento especial e avançado.
A ECMO e a covid-19
Algumas doenças ou lesões18 podem ser tratadas rapidamente e os pacientes apenas precisam da máquina por algumas horas; outras podem levar mais tempo e a pessoa pode precisar da máquina por vários dias ou semanas. Mesmo assim, alguns pacientes não melhoram o suficiente para serem retirados da ECMO e ela não salva a todos. Infelizmente, essa é a situação de muitos dos pacientes afetados pela Covid-19.
Em algumas pessoas, a doença implica em acometimento intenso dos pulmões3, com grave deficiência respiratória que requer a utilização da máquina de ECMO. "Isso faz sentido porque a pneumonia19 inflamatória da Covid-19 atinge o ápice e depois vai lentamente regredindo com o tratamento, podemos ganhar até quatro dias para que o paciente comece a melhorar daquele quadro de saúde12. Talvez sem isso, não tivesse tempo suficiente para a recuperação", explicou o cardiologista20 Dr. Luiz Guilherme Velloso, cardiologista20 da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Já no começo de fevereiro de 2020, médicos chineses aumentaram o uso da ECMO como um suporte adicional para pacientes21 apresentando a síndrome4 respiratória aguda grave associada à infecção10 pelo coronavírus quando, após o uso de ventiladores mecânicos, os níveis de oxigenação permaneceram muito baixos. Relatórios preliminares demonstraram que o tratamento auxiliava a recuperação da oxigenação sanguínea e reduzia as fatalidades nos casos em que foi utilizada.
Veja sobre "Permanência do coronavírus nas diferentes superfícies", "Orientações para isolamento domiciliar de casos de COVID-19" e "Eficácia das vacinas contra a COVID-19".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da ATA -American Thoracic Association e da Mayo Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.