Gostou do artigo? Compartilhe!

Quanto tempo o coronavírus (SARS-CoV-2) permanece nas diferentes superfícies?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O vírus1 que causa a doença do coronavírus 2019 (COVID-19) é estável por várias horas a até dias em aerossóis e superfícies, de acordo com estudo do The New England Journal of Medicine.

Os cientistas descobriram que o coronavírus 2 da síndrome2 respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) foi detectável em aerossóis por até três horas, até quatro horas em cobre, até 24 horas em papelão e até dois a três dias em plástico e aço inoxidável.

Os resultados fornecem informações importantes sobre a estabilidade do SARS-CoV-2, que causa a doença de COVID-19, e sugerem que as pessoas podem adquirir o vírus1 pelo ar e depois de tocar em objetos contaminados.

Veja também o infográfico: "O uso de máscaras durante a pandemia3 de COVID-19".

Confira no infográfico o tempo de permanência do coronavírus em superfícies de diferentes materiais:

 

Referências:

As informações veiculadas neste texto foram extraídas do site do NEJM - The New England Journal of Medicine.

ABCMED, 2020. Quanto tempo o coronavírus (SARS-CoV-2) permanece nas diferentes superfícies?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/1366428/quanto-tempo-o-coronavirus-sars-cov-2-permanece-nas-diferentes-superficies.htm>. Acesso em: 29 mai. 2020.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Infectologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.