AbcMed  -  Pele saudável
Cicatrização é o processo de reparação de um tecido1 lesionado, criando um tecido1 novo. Este processo ocorre principalmente na pele2 e exige que o corpo ative e produza grande número de componentes moleculares, celulares e bioquímicos, que agirão para reparar os tecidos. Essa recuperação muitas vezes não se realiza de modo integral e deixa uma cicatriz3 no local reparado. Uma cicatriz3 é uma marca que é deixada na pele2 após uma ferida ou uma lesão4 ter cicatrizado.
1 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Cicatriz: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
4 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
   [Mais...]

Peeling é uma palavra em inglês que significa descamação1. O peeling de fenol é um procedimento de rejuvenescimento da pele2 que provoca, através do ácido fenólico (uma substância química extremamente irritante para a pele2), uma abrasão química controlada para remover as camadas superficial e profunda da pele2 que estejam danificadas. O fenol é aplicável apenas no rosto. O método é usado desde os anos 60, mas tem sido aprimorado ao longo do tempo.
1 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

O microagulhamento ou “indução percutânea de colágeno1 por agulhas”, uma alternativa ao laser, é um procedimento de rejuvenescimento da pele2 que consiste em micro perfurações da pele2 com finas e curtas agulhas metálicas.
1 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

A intradermoterapia, também conhecida como mesoterapia, é um procedimento estético não cirúrgico no qual são injetadas pequenas quantidades de substâncias ativas na camada média da pele1, chamada derme2. Essas substâncias são selecionadas com base nos objetivos e nas necessidades específicas de cada paciente e podem incluir vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas, peptídeos e outros compostos.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Derme: Camada interna das duas principais camadas da pele. A derme é formada por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos, glândulas sebáceas e sudoríparas, nervos, folículos pilosos e outras estruturas. É constituída por uma fina camada superior que é a derme papilar e uma camada mais grossa, mais baixa, que é a derme reticular.
   [Mais...]

A harmonização facial é um procedimento de intervenção estética não cirúrgico que reúne diversas técnicas, como a aplicação de toxina1 botulínica, carboxiterapia, intradermoterapia, peelings químicos, lifting facial e preenchimentos com uso de produtos químicos, como o ácido hialurônico e a toxina1 botulínica. A harmonização facial é capaz, através desses procedimentos, de corrigir os principais ângulos do rosto e suavizar as linhas de expressão da pele2, apenas com o uso de produtos, sem a necessidade de incisões3.
1 Toxina: Substância tóxica, especialmente uma proteína, produzida durante o metabolismo e o crescimento de certos microrganismos, animais e plantas, capaz de provocar a formação de anticorpos ou antitoxinas.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Incisões: 1. Corte ou golpe com instrumento cortante; talho. 2. Em cirurgia, intervenção cirúrgica em um tecido efetuada com instrumento cortante (bisturi ou bisturi elétrico); incisura.
   [Mais...]

A ceratose seborreica é um crescimento não canceroso da pele1 que aparece como uma protuberância serosa ou como umas crostas na superfície da pele1. São lesões2 superficiais, frequentemente pigmentadas, de forma verrucosa, mas que podem também ocorrer como pápulas3 planas. A ceratose seborreica é uma condição de pele1 muito comum, especialmente em adultos acima dos 50 anos, mas pode ocorrer também em pessoas mais jovens.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Pápulas: Lesões firmes e elevadas, com bordas nítidas e diâmetro que varia de 1 a 5 milímetros (até 1 centímetro, segundo alguns autores).
   [Mais...]

Como um dispositivo médico, a luz pulsada foi lançada em 1994. Desde então, tem havido constantes melhorias para facilitar o seu manuseio, ampliar seu espectro de indicações e diminuir os seus efeitos adversos. Ela é um recurso muito utilizado em tratamentos estéticos, pois tem grande versatilidade e eficácia. A princípio, ela foi utilizada apenas para realizar uma depilação duradoura, mas com o tempo se notou que ela produz resultados satisfatórios em outros tratamentos dermatológicos.   [Mais...]
O eczema1, também chamado dermatite2, é um termo que engloba um grupo de condições médicas que fazem com que a pele3 fique inflamada ou irritada. Quando se fala em eczema1, não se está referindo a uma única doença, mas sim a um conjunto de problemas de natureza inflamatória. Ele pode ser agudo4, subagudo5 ou crônico6. O tipo mais comum de eczema1 é chamado de dermatite2 atópica.
1 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
2 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
5 Subagudo: Levemente agudo ou que apresenta sintomas pouco intensos, mas que só se atenuam muito lentamente (diz-se de afecção ou doença).
6 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
   [Mais...]

A pele1 é um órgão visível e responsável em maior parte pela aparência pessoal. Por isso, é diretamente envolvida nos critérios de beleza e é alvo de atenção estética até mais do que preocupações com relação à saúde2. Muitas das alterações da pele1 que geram preocupações com a aparência têm pouca ou nenhuma relevância clínica, embora muitas doenças da pele1 também impliquem em alterações indesejáveis na aparência da pele1.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O exame micológico direto é o exame que realiza a pesquisa da presença e faz a identificação de fungos por meio da análise de minúsculos fragmentos1 retirados da pele2, dos cabelos, do couro cabeludo, das unhas3 ou das secreções. Normalmente, inclui um exame microscópico4 de uma amostra em lâmina, às vezes usando coloração para auxiliar a detecção de elementos fúngicos5.
1 Fragmentos: 1. Pedaço de coisa que se quebrou, cortou, rasgou etc. É parte de um todo; fração. 2. No sentido figurado, é o resto de uma obra literária ou artística cuja maior parte se perdeu ou foi destruída. Ou um trecho extraído de uma obra.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
4 Microscópico: 1. Relativo à microscopia ou a microscópio. 2. Que se realiza com o auxílio do microscópio. 3. Visível somente por meio do microscópio. 4. Muito pequeno, minúsculo.
5 Fúngicos: Relativos à ou produzidos por fungo.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos