Muitas pessoas perdem peso involuntariamente, seja em decorrência de doenças (diabetes1, hipertireoidismo2, câncer3, etc.), de eventos penosos da vida (perda de um ente querido, grande decepção ou desgosto, envelhecimento, etc.) ou causas que permanecem desconhecidas. Outras pessoas, apesar de um grande esforço para emagrecer, não o conseguem de maneira satisfatória.
[Mais...]
É muito comum que as pessoas acima do peso ideal tentem fazer algo para emagrecer, seja por motivos estéticos, de qualidade de vida ou por uma questão de saúde1. Em geral, as tentativas consistem numa combinação de dietas com exercícios físicos. Algumas pessoas conseguem atingir os objetivos programados; outras não. Há também aquelas pessoas que depois de emagrecer o desejado retornam aos seus hábitos iniciais, voltando a ganhar peso.
[Mais...]
Há uma diferença essencial entre fome e vontade de comer. Os principais sinais1 da fome física são sensação de estômago2 vazio ou roncando, queda de energia, sono, irritação, dor de cabeça3, entre outros. Já a vontade de comer é um evento emocional (fome emocional), um desejo que leva a pessoa a ingerir determinados tipos de alimentos sem que necessariamente esteja precisando deles, fisiologicamente.
[Mais...]
O peso ideal é aquele que uma pessoa deveria estar pesando em função da sua altura. Em geral é expresso em quilogramas (kg). Ele varia dentro de uma faixa relativamente ampla, uma vez que depende da constituição individual, composta de ossos, músculos1 e gorduras.
[Mais...]
A aflição por perder peso pode afetar tanto pessoas sem patologias como aquelas com distúrbios alimentares e pode levar a tentativas de emagrecer que fogem ao controle racional das pessoas, culminando no uso indevido de medicamentos para perder peso.
[Mais...]
Anorexígenos1, anoréticos ou moderadores de apetite são medicamentos à base de anfetamina ou metanfetamina, drogas da mesma classe da cocaína e do crack, usadas com a finalidade de induzir a falta de apetite e, consequentemente, levar a pessoa a comer menos. Ou seja, são os famosos remédios para emagrecer.
[Mais...]
Geralmente a perda de peso que acontece rapidamente é ocasionada pela restrição de alguns alimentos que são fundamentais para a saúde1 do organismo, como as proteínas2, vitaminas e carboidratos. As providências para emagrecer, sem a orientação de um médico ou nutricionista3, podem ser prejudiciais e mesmo danosas para a saúde1.
[Mais...]
Não há como emagrecer em apenas uma parte do corpo. O que pode ser feito é eliminar a gordura1 como um todo e, consequentemente, eliminar gordura1 também na área desejada. Veja algumas dicas para emagrecer.
[Mais...]
A dieta do jejum, também conhecida como dieta do jejum intermitente1, não é propriamente uma dieta nos modelos clássicos, mas sim uma mudança no estilo de se alimentar. O jejum intermitente1 é o nome que se dá ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação.
[Mais...]
O apetite pode manifestar-se como diminuído ou aumentado, em relação àquilo que se consideraria normal, ou mesmo estar ausente. O centro da fome e o centro da saciedade estão localizados no hipotálamo1. Lesões2 nessas áreas causam, respectivamente, anorexia3 (ausência da vontade de comer) e emagrecimento ou obesidade4, consequente a um excesso da vontade de comer.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 25)
|