AbcMed
-
Exames e Procedimentos
O exame neurológico é um exame clínico destinado a avaliar o sistema nervoso1. O sistema nervoso1 consiste de cérebro2, espinha vertebral e nervos que emergem dessas estruturas e que comandam todos os segmentos e funções do corpo. Esses diversos aspectos corporais podem ser abordados por um exame físico e a avaliação pode ser complementada por exames de imagens. Trata-se de um exame não invasivo e indolor que se vale de certas manobras feitas pelo examinador e de instrumentos muito simples, como lanterna que emite um feixe de luz ou martelos de borracha para pesquisa de reflexos.
[Mais...]
O desfibrilador deve ser usado quando alguém sofre uma parada cardíaca ou fibrilação cardíaca ventricular, geralmente devido a um problema com os sinais1 elétricos do coração2, que pode ocorrer depois de um acidente ou uma doença, com o objetivo de retornar o coração2 ao ritmo normal de funcionamento. O cardioversor é um aparelho um pouco mais complexo que o desfibrilador. A decisão de usá-lo deve ser tomada por um médico qualificado, que será quem fará o uso efetivo do aparelho. Ele também pode ser usado em emergências, mas seu uso é mais comum em situações eletivas3.
[Mais...]
Transplante cardíaco é um ato cirúrgico em que um coração1 saudável é transplantado para substituir um coração1 doente ou danificado de um paciente. O procedimento mais comum consiste em retirar um coração1 sadio, com ou sem ambos os pulmões2, de um doador falecido recentemente (morte cerebral3) e implantá-lo no paciente. O transplante de coração1 não é considerado uma cura para doenças cardíacas; em vez disso, é um tratamento que salva vidas, destinado a melhorar a qualidade e a duração da vida do receptor.
[Mais...]
A ablação1 cardíaca, também conhecida por ablação1 por cateter ou ablação1 por radiofrequência, é um procedimento utilizado para corrigir problemas de ritmo cardíaco (arritmias2). Com vistas a esse fim, usa o calor ou o frio para destruir pequenas áreas de tecido3 cardíaco e criar pequenas cicatrizes4 no coração5 para bloquear sinais6 elétricos irregulares e restaurar o batimento cardíaco típico.
[Mais...]
O hematócrito1 é um exame de sangue2 que mede a porcentagem de hemácias3 no sangue2. Ele fornece informações valiosas sobre a saúde4 geral do indivíduo, incluindo a quantidade de células5 vermelhas e a quantidade de hemoglobina6 no sangue2. No entanto, apenas esse exame não permite realizar um diagnóstico7 preciso para a maioria das enfermidades. Por conta disso, ele deve ser utilizado em conjunto com os demais índices hematimétricos do sangue2.
[Mais...]
A vectoeletronistagmografia (VENG), popularmente chamada de exame do labirinto1, é um exame otoneurológico baseado no mesmo princípio do eletroencefalograma2 e do eletrocardiograma3, em que são utilizados eletrodos para captar estímulos elétricos que avaliam a função vestibular4, responsável pelo equilíbrio, por meio do registro dos movimentos oculares involuntários (nistagmos).
[Mais...]
A fisioterapia1 neurofuncional é a especialidade da fisioterapia1 que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas2 resultantes de danos ao sistema nervoso central3 ou aos nervos periféricos, abrangendo diretamente tanto as doenças do sistema nervoso4 quanto as doenças neuromusculares. Assim, ela consiste em um grupo de intervenções que visa contribuir para o restabelecimento das condições cerebrais, do tronco encefálico5, das junções neuromusculares, dos nervos periféricos e da medula6, aplicando técnicas de eletroestimulação7, atividades manuais, repetição de movimentos e atividades para enrijecer os músculos8.
[Mais...]
A manometria consiste na tomada da pressão em vários pontos do sistema digestivo1, como esôfago2, estômago3, primeiro segmento do intestino delgado4, esfíncter de Oddi5, reto6 ou ânus7. Nesse exame, um tubo flexível, denominado cateter de manometria, que conta com medidores de pressão ao longo de sua superfície, é introduzido pelo nariz8 ou pelo ânus7 e posicionado no ponto que se deseja examinar para medir as contrações do trato digestivo e a pressão nos esfíncteres9.
[Mais...]
A proteína C reativa (PCR1) é uma proteína sintetizada pelo fígado2. Seus níveis sanguíneos aumentam em resposta à inflamação3 e por isso as dosagens dela são muito utilizadas para avaliar a possibilidade de existir alguma infecção4 ou processo inflamatório não visível, como apendicite5, aterosclerose6 ou suspeita de infecções7 virais e bacterianas, por exemplo.
[Mais...]
A ozonioterapia é um tratamento médico alternativo que busca introduzir o ozônio no corpo com a finalidade de tratar doenças e ferimentos. Ela surgiu da mistura do oxigênio e ozônio em um aparelho chamado gerador de ozônio medicinal. Supostamente, o ozônio possui propriedades entorpecentes, funciona como anti-inflamatório e ajuda a fortalecer o sistema imune1 melhorando a sua oxigenação.
[Mais...]
|