O que é TSH
O que é TSH?
O TSH, também conhecido como tireotrofina ou hormônio1 tireotrófico, é um hormônio1 da glândula pineal2 (ou pituitária) que regula a produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide3. TSH são a iniciais em inglês de Thyroid Stimulating Hormone, que em português é o hormônio1 estimulante da tireoide3, produzido pela adenohipófise4, uma das partes da hipófise5, pequena glândula6 situada na base do cérebro7, sobre a cela túrcica.
Regulação da secreção de TSH
A secreção do TSH é determinada pela estimulação do hormônio1 hipotalâmico estimulador do TRH (hormônio1 liberador de tireotrofina) e pela retroalimentação negativa exercida pelos hormônios tireoideanos. Isto é, os hormônios produzidos pela tireoide3 atuam inibindo a produção do TSH pela hipófise5. Junto a eles atuam outros reguladores e aferências do sistema nervoso central8. A somatostatina e dopamina9 inibem a secreção de TSH, já as vias alfa-adrenérgicas centrais são predominantemente estimuladoras. O estado nutricional da pessoa modula o eixo através da leptina10, por vias diretas e indiretas. O estresse induz redução da secreção de TSH, e a participação dos glicocorticoides, citocinas11 e opiáceos é discutível. Discute-se ainda as alterações do TSH decorrentes da programação neonatal, por hormônios ou desnutrição12.
Saiba mais sobre "Hipotireoidismo13", "Hipotireoidismo13 subclínico" e "Hipertireoidismo14".
Quais são os níveis normais do TSH?
A dosagem de TSH é feita a partir da análise laboratorial de uma amostra de sangue15 venoso, após um jejum de pelo menos quatro horas. De preferência, esse exame deve ser feito pela manhã, já que a concentração de TSH no sangue15 varia ao longo do dia. O paciente deve indicar ao laboratório se faz uso de algum remédio, especialmente remédios para tireoide3.
O TSH ultrassensível é uma técnica de exame de sangue15 utilizado para detectar mesmo pequenas alterações nos níveis do TSH. Os valores normais do TSH se situam entre 0,4 e 4,5 mU/L (miliunidades por litro). Os valores normais do T4 livre ficam entre 0,7 e 1,8 ng/dl. Na maioria das vezes, o TSH alto indica que a tireoide3 não está produzindo hormônio1 suficiente e, por isso, a hipófise5 tenta compensar aumentando os níveis de TSH no sangue15, para que a tireoide3 exerça sua função de forma adequada. Ao mesmo tempo, níveis baixos de hormônios tireoideanos deixam de exercer efeito inibitório sobre a hipófise5.
A dosagem do TSH pode e deve ser feita mesmo em caso de pessoas supostamente saudáveis, para avaliar a função da tireoide3. Esse exame costuma ser rotineiramente pedido pelos médicos para todas as pessoas acima dos 40 anos de idade, mas também é pedido em casos de hipo ou hipertireoidismo14, tireoidite de Hashimoto, aumento da tireoide3, presença de nódulos na tireoide3 benignos ou malignos, durante a gravidez16, e também para monitorar a dosagem dos medicamentos tireoideanos.
Qual é a função do TSH no organismo?
O TSH tem como finalidade estimular as células17 produtoras de hormônio1 da tireoide3 a produzir os hormônios T3 e T4, tri-iodotironina e tiroxina, respectivamente. O exame do TSH normalmente é pedido pelo clínico geral ou endocrinologista18 para avaliar se esta glândula6 está funcionando corretamente, e também em casos de hipo e hipertireoidismo14, ou no seguimento em caso de câncer19 diferenciado de tireoide3, como o folicular ou papilífero, por exemplo.
Um TSH alto indica que a tireoide3 não está produzindo hormônio1 suficiente (hipotireoidismo13), assim a hipófise5 tenta compensar, aumentando os níveis de TSH no sangue15 para que a tireoide3 exerça sua função de forma adequada.
Uma das características do hipotireoidismo13 é o TSH alto e o T4 baixo, e pode indicar hipotireoidismo13 subclínico quando o TSH está alto, mas o T4 está dentro do normal. O tumor20 na hipófise5 também pode causar o aumento do TSH.
Os sintomas21 relacionados ao TSH alto são os típicos do hipotireoidismo13, como cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, sensação de frio, aumento de pêlos na face22, dificuldade de concentração, pele23 seca, cabelos e unhas24 frágeis e quebradiças.
Um TSH baixo normalmente indica que a tireoide3 está produzindo T3 e T4 de forma excessiva (hipertireoidismo14), aumentando estes valores, e por isso a hipófise5 diminui a liberação do TSH para tentar regular a função tireoideana. O tumor20 na hipófise5 também pode levar ao TSH baixo.
Os sintomas21 relacionados ao TSH baixo são os típicos do hipertireoidismo14, como agitação, palpitação25 cardíaca, insônia, perda de peso, nervosismo, tremores e diminuição da massa muscular.
Leia também sobre "Doença de Graves", "Tireoidite de Hashimoto", "Nódulos da tireoide26" e "Biópsia27 da tireoide3".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas dos sites da Mayo Clinic, da U.S. National Library of Medicine e da American Thyroid Association.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.