AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Chama-se diátese hemorrágica1 à tendência que algumas pessoas têm para sangramentos sem causa aparente e hemorragias2 mais intensas ou prolongadas que o normal, em casos após um traumatismo3.
[Mais...]
Chama-se anemia1 aplástica a um quadro clínico raro, porém grave e potencialmente fatal, em que a medula óssea2 que normalmente produz as células3 do sangue4 (hemácias5, leucócitos6 e plaquetas7) entra em falência e passa a produzi-las em quantidades insuficientes.
[Mais...]
A febre1 paratifoide (ou paratifo) é uma infecção2 intestinal bacteriana muito parecida com a febre tifoide3, mas de menor gravidade e mais rara que ela.
[Mais...]
Febre tifoide1 é uma doença infecciosa grave e contagiosa2, restrita aos seres humanos, que se caracteriza por sintomas3 proeminentes, sobretudo intestinais, sendo endêmica em países ou regiões de baixo desenvolvimento, onde as condições sanitárias sejam precárias.
[Mais...]
A fístula1 anal é um trajeto anormal (um túnel) que se estabelece entre a pele2 do períneo3, externamente, e o canal anal4, internamente. É a esse trajeto que se chama de fístula1 anal.
[Mais...]
O antraz ou carbúnculo é uma doença infecciosa aguda espalhada por todo o mundo, embora seja mais típica das regiões agrícolas da Ásia, África e América Latina. Além dos seres humanos, o antraz também pode afetar herbívoros, selvagens ou domésticos.
[Mais...]
A insuficiência hepática1 é a consequência mais grave de quase todas as doenças crônicas no fígado2. É a situação em que as funções do fígado2 geralmente encontram-se diminuídas, ocasionando dificuldades do órgão em desempenhar suas funções normais.
[Mais...]
Varizes1 esofágicas são dilatações das veias2 do terço inferior do esôfago3, que se tornam tortuosas, o que ocorre em consequência do aumento da pressão do sangue4 em seu interior.
[Mais...]
Hipertensão1 pulmonar é o aumento da pressão na árvore vascular2 pulmonar, situada entre as metades direita e esquerda do coração3, devido a um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue4 por ela.
[Mais...]
Coagulação1 é o processo de transformação do sangue2 líquido num coágulo3 sólido, o que, em casos de hemorragias4, auxilia na interrupção do sangramento, fechando os vasos sanguíneos5 e, portanto, impedindo que o sangue2 extravase.
[Mais...]
|