AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Envenenamento são todos os efeitos danosos às células1 do organismo por substâncias nocivas que entraram no corpo de alguma forma e que podem causar sérios danos ao indivíduo ou até levar à morte.
[Mais...]
A fibrilação ventricular é uma arritmia1 cardíaca grave em que não existe sincronização de contração entre as fibras musculares2 cardíacas. Ao invés de se contraírem e relaxarem alternativamente, os ventrículos fazem contrações rápidas e fracas (tremulações), produzidas por múltiplos impulsos elétricos, que assim se tornam incapazes de promover a circulação3 normal do sangue4.
[Mais...]
Estenose1 (do grego sténosis=aperto + ose=doença) é a constrição2 de qualquer canal orgânico. Estenose1 mitral é o estreitamento da válvula mitral, formada por duas cúspides3 (lâminas) que abrem e fecham o orifício que separa e regula a passagem de sangue4 entre o átrio e o ventrículo esquerdos.
[Mais...]
O sopro cardíaco1 geralmente é causado pelo fluxo turbulento de sangue2 na passagem por válvulas cardíacas anômalas ou por outras estruturas anormais próximas ao coração3. É como se nessas condições houvesse um turbilhonamento da corrente sanguínea.
[Mais...]
A biotinidase é uma enzima1 responsável pela utilização e reutilização da biotina (ou vitamina2 H) pelo organismo. A biotina é necessária para o perfeito funcionamento das carboxilases, as quais atuam no metabolismo3 de algumas gorduras, carboidratos e proteínas4. Se a biotinidase é deficiente, as carboxilases são incapazes de exercer suas funções normais.
[Mais...]
A taquicardia1 paroxística, ou síndrome2 de Hoffmann-Bouveret, é um surto de batimentos rápidos do coração3 que começa e termina abruptamente e que, a despeito de alarmar o indivíduo geralmente não representa maior risco para ele, se não há outras doenças cardíacas associadas.
[Mais...]
Parada cardiorrespiratória (PCR1) é o momento em que cessam os batimentos cardíacos e a pessoa para de respirar. Com isso, a circulação2 sanguínea sofre uma parada e o indivíduo perde a consciência dentro de dez a quinze segundos.
[Mais...]
Arritmia1 cardíaca é um distúrbio na formação ou na condução dos impulsos elétricos alterando o ritmo dos batimentos cardíacos, fazendo-o muito rápido (taquicardia2), muito lento (bradicardia3) ou irregular (palpitação4 ou disritmia).
[Mais...]
Chama-se traumatismo1 craniano a toda pancada ou abalo violento sobre a calota craniana, com repercussões no cérebro2, quer os ossos que a constituem sejam ou não fraturados ou perfurados.
[Mais...]
O corpo humano1 é condutor de eletricidade e quando colocado em contato com uma fonte elétrica deixa a eletricidade passar através de si, transmitindo-a a outros corpos condutores. Isso é o choque2 elétrico, o qual desorganiza o arranjo fisiológico3 dos elementos químicos das células4, com consequências às vezes mortais.
[Mais...]
|