Tenossinovite - como é? E o que pode ser feito para evitar?
O que é tenossinovite?
A tenossinovite, também chamada inflamação1 da bainha do tendão2, é um processo inflamatório da membrana que envolve o tendão2, chamada sinóvia. Via de regra, o tendão2 se desloca em um movimento de vai-e-vem, conforme o músculo correspondente se contrai ou se distende. Em caso de tenossinovite, este movimento fica prejudicado e doloroso.
Quais são as causas da tenossinovite?
A tenossinovite pode dever-se a inúmeras doenças de ordem reumatológica, infecciosa, metabólica ou tumoral ou a traumas diretos sobre o tendão2 e, ainda, à hiperatividade músculo tendínea realizada no trabalho ou mesmo fora dele. Entre os locais do corpo mais sujeitos a este tipo de afecção3 encontram-se a mão4, o punho, o cotovelo, o ombro, o joelho e o tornozelo5, embora possa ocorrer em qualquer outro local.
A tenossinovite afeta mais o sexo feminino do que o masculino e em maior percentagem pessoas entre os 30 e 50 anos que tenham atividades diárias que envolvam o uso, por exemplo, da mão4 e do punho em movimentos repetitivos.
Leia sobre "Artrite6", "Artrose7", "Artralgia8", "Lesão9 por esforço repetitivo".
Quais são as principais características clínicas da tenossinovite?
Os sintomas10 principais da tenossinovite são limitação dos movimentos da articulação11 envolvida, inchaço12 articular na área afetada, dor e sensibilidade ao redor da junta afetada, dor ao movimentar a articulação11, vermelhidão ao longo do tendão2 e, eventualmente, febre13.
Como o médico diagnostica a tenossinovite?
Para diagnosticar a tenossinovite, o médico irá examinar a parte corporal comprometida (a mão4, por exemplo) para ver se o paciente sente dor quando ela é movimentada ou pressionada. Determinadas manobras, como o teste de Finkelstein (dobrar o polegar sobre a palma da mão4 e dobrar os dedos para baixo sobre o polegar) ajudam a estabelecer o diagnóstico14, verificando se há dor. Exames de imagem, como radiografias, em geral não são necessários nem úteis para diagnosticar a tenossinovite. Quando muito, ajudam a diagnosticar alguma patologia15 associada.
Como o médico trata a tenossinovite?
Para o tratamento correto da tenossinovite, é de fundamental importância a descoberta do fator causal e sua remoção, se possível. Sem isso, qualquer tratamento realizado não obterá êxito. Os objetivos mais imediatos do tratamento são aliviar a dor e reduzir a inflamação1. Um repouso absoluto dos tendões16 afetados é essencial para a recuperação. O uso de uma tala17 ou cinta removível pode ajudar a manter os tendões16 imobilizados.
A aplicação de calor ou frio à área afetada ajuda a reduzir a dor e a inflamação1. Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos18 ou injeções locais de corticosteroides podem aliviar a dor e reduzir a inflamação1.
A tenossinovite causada por infecção19 precisa de tratamento imediato com antibióticos, porque corre o risco de levar à rigidez ou à dor permanente. Em alguns casos graves, pode ser necessária cirurgia para retirar a inflamação1 ou o pus20 ao redor do tendão2.
Depois da recuperação, o paciente deve fazer fisioterapia21 e exercícios para fortalecimento usando os músculos22 ao redor do tendão2 afetado, para evitar a volta da lesão9.
Saiba mais sobre "Anti-inflamatórios não esteroides", "Corticoides" e "Fisioterapia21".
Como evolui a tenossinovite?
Em geral, sendo feito o tratamento adequado da tenossinovite, a recuperação é total. No entanto, se a condição for causada por esforço excessivo ou repetitivo e a atividade não for interrompida, a tenossinovite pode voltar. Se tornar-se crônica, o tendão2 pode ser danificado e a recuperação pode se tornar lenta ou incompleta.
Como prevenir a tenossinovite?
Deve-se evitar movimentos repetitivos e o uso excessivo dos mesmos tendões16 para ajudar a evitar a tenossinovite.
Quais são as complicações possíveis da tenossinovite?
A tenossinovite não tratada, ou tratada incorretamente, pode tornar difícil o uso da parte afetada por algum tempo ou mesmo ocasionar limitação permanente dos movimentos.
Veja também sobre "Síndrome23 do túnel do carpo", "Cisto sinovial" e "Sinovite24".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.