AbcMed  -  Exames e Procedimentos
A cinesiologia é o estudo dos princípios e mecanismos dinâmicos fisiológicos, biomecânicos e psicológicos do movimento do corpo, levando em conta a anatomia e a fisiologia1 dos músculos2 e articulações3. Seu objetivo é analisar as forças que agem sobre o corpo humano4, como o corpo responde e se adapta à atividade física e aos esportes e manipular tais forças de modo que o desempenho humano possa ser melhorado e que lesões5 possam ser prevenidas.
1 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
3 Articulações:
4 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
5 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
   [Mais...]

Quiropraxia é um método alternativo de tratamento médico com o objetivo de diagnosticar e tratar distúrbios funcionais nas partes do esqueleto1 que são usadas para mover e apoiar o corpo humano2, especialmente os ossos da coluna vertebral3.
1 Esqueleto:
2 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
3 Coluna vertebral:
   [Mais...]

A terapia antiplaquetária faz uso de um grupo de medicamentos que impedem as plaquetas1 de se aglomerarem e formarem um coágulo2 sanguíneo. Vulgarmente, as pessoas dizem que esses são medicamentos para “ralear” o sangue3, o que não corresponde a uma verdade fática, porque eles impedem as plaquetas1 de se aglutinarem, mas não as diminuem em quantidade.
1 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
2 Coágulo: 1. Em fisiologia, é uma massa semissólida de sangue ou de linfa. 2. Substância ou produto que promove a coagulação do leite.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

A retossigmoidoscopia1 é um exame endoscópico de imagem indicado para visualizar alterações ou doenças que afetam o interior do canal anal2, reto3 e cólon4 sigmoide5. Este exame pode ser realizado tanto com aparelho rígido como com aparelho flexível.
1 Retossigmoidoscopia: Exploração visual do reto e da porção terminal do intestino grosso através de um instrumento de fibra óptica (retossigmoidoscópio). Permite também a obtenção de biópsias da mucosa intestinal.
2 Canal Anal: Segmento terminal do INTESTINO GROSSO, começando na ampola do RETO e terminando no ânus.
3 Reto: Segmento distal do INTESTINO GROSSO, entre o COLO SIGMÓIDE e o CANAL ANAL.
4 Cólon:
5 Sigmóide: Segmento do COLO entre o RETO e o colo descendente.
   [Mais...]

A autópsia1 ou necrópsia é um procedimento médico que consiste em examinar um cadáver e seus órgãos para determinar a causa e o modo da sua morte e avaliar qualquer doença ou ferimento que possa estar presente. Às vezes, é utilizada também para fins de estudos. Grande parte das autópsias pertence ao âmbito da medicina legal.
1 Autópsia: 1. Em medicina legal, necropsia ou autópsia é o exame minucioso de um cadáver, realizado por especialista qualificado, para determinar o momento e a causa da morte. 2. Exame, inspeção de si próprio. No sentido figurado, é uma análise minuciosa; crítica severa.
   [Mais...]

Toracoscopia é um procedimento médico em que um endoscópio é introduzido através da parede do tórax1 para visualizar o espaço dentro do tórax1, fora dos pulmões2. Pode-se usar a toracoscopia tanto para visualização quanto para procedimentos terapêuticos ou diagnósticos (biópsias3).
1 Tórax: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original Sinônimos: Peito; Caixa Torácica
2 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
3 Biópsias: 1. Retirada de material celular ou de um fragmento de tecido de um ser vivo para determinação de um diagnóstico. 2. Exame histológico e histoquímico. 3. Por metonímia, é o próprio material retirado para exame.
   [Mais...]

Cirurgias robóticas são tipos de procedimentos cirúrgicos realizados com sistemas robóticos. Também conhecidas como cirurgias assistidas por robô, permitem aos médicos realizar muitos tipos de procedimentos complexos com mais precisão, flexibilidade e controle do que é possível com as técnicas convencionais. Elas são procedimentos minimamente invasivos realizados por meio de pequenas incisões1, muito menores que as que são necessárias numa cirurgia tradicional.
1 Incisões: 1. Corte ou golpe com instrumento cortante; talho. 2. Em cirurgia, intervenção cirúrgica em um tecido efetuada com instrumento cortante (bisturi ou bisturi elétrico); incisura.
   [Mais...]

A elastografia usa ondas emitidas pelo ultrassom e funciona realizando a medição da velocidade de propagação destas ondas nos tecidos. Como os nódulos e outras alterações possuem tecidos mais rígidos, a velocidade de propagação das ondas sonoras neles é menor que no tecido1 normal, o que possibilita identificá-los.
1 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
   [Mais...]

Vias de administração de medicamentos referem-se à aplicação e transporte de um fármaco1 desde o exterior do corpo até o local de ação da droga. A via de administração de um fármaco1 é determinada, entre outras coisas, pelas propriedades do fármaco1, pelos objetivos terapêuticos em vista e pelas necessidades e/ou condições clínicas do paciente.
1 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
   [Mais...]

A cirurgia transesfenoidal é um tipo de cirurgia na qual um endoscópio e/ou outros instrumentos cirúrgicos são inseridos na base do cérebro1 através do nariz2 e do osso esfenoide3 na cavidade do seio esfenoidal4. Ela tem sido utilizada principalmente para permitir acesso à sela túrcica5 e sua proximidade é usada para remover tumores da hipófise6.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
3 Osso Esfenóide:
4 Seio Esfenoidal: Um dos seios paranasais pareados, localizado no corpo do osso esfenóide e comunica-se com o meato superior da cavidade nasal do respectivo lado.
5 Sela túrcica: Proeminência óssea, situada na superfície superior do corpo do osso esfenóide, que abriga a GLÂNDULA HIPÓFISE. Síndrome da Sela Vazia;
6 Hipófise:
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos