AbcMed
-
Exames e Procedimentos
Toracoscopia é um procedimento médico em que um endoscópio é introduzido através da parede do tórax1 para visualizar o espaço dentro do tórax1, fora dos pulmões2. Pode-se usar a toracoscopia tanto para visualização quanto para procedimentos terapêuticos ou diagnósticos (biópsias3).
[Mais...]
Cirurgias robóticas são tipos de procedimentos cirúrgicos realizados com sistemas robóticos. Também conhecidas como cirurgias assistidas por robô, permitem aos médicos realizar muitos tipos de procedimentos complexos com mais precisão, flexibilidade e controle do que é possível com as técnicas convencionais. Elas são procedimentos minimamente invasivos realizados por meio de pequenas incisões1, muito menores que as que são necessárias numa cirurgia tradicional.
[Mais...]
A elastografia usa ondas emitidas pelo ultrassom e funciona realizando a medição da velocidade de propagação destas ondas nos tecidos. Como os nódulos e outras alterações possuem tecidos mais rígidos, a velocidade de propagação das ondas sonoras neles é menor que no tecido1 normal, o que possibilita identificá-los.
[Mais...]
Vias de administração de medicamentos referem-se à aplicação e transporte de um fármaco1 desde o exterior do corpo até o local de ação da droga. A via de administração de um fármaco1 é determinada, entre outras coisas, pelas propriedades do fármaco1, pelos objetivos terapêuticos em vista e pelas necessidades e/ou condições clínicas do paciente.
[Mais...]
A cirurgia transesfenoidal é um tipo de cirurgia na qual um endoscópio e/ou outros instrumentos cirúrgicos são inseridos na base do cérebro1 através do nariz2 e do osso esfenoide3 na cavidade do seio esfenoidal4. Ela tem sido utilizada principalmente para permitir acesso à sela túrcica5 e sua proximidade é usada para remover tumores da hipófise6.
[Mais...]
A videoendoscopia por cápsula (endoscopia1 sem fio) é um procedimento não invasivo em que uma cápsula computadorizada deve ser engolida por uma pessoa para ser utilizada na visualização do interior do intestino, desde o esôfago2 até o ânus3, com especial indicação para o intestino delgado4, região que é inacessível ou mais dificilmente acessível pela endoscopia1 alta e pela colonoscopia5.
[Mais...]
A enteroscopia assistida por balão, ou enteroscopia "profunda (deep enteroscopy), é uma técnica endoscópica que permite acesso ao intestino delgado1, porção do tubo digestivo inacessível à endoscopia2 digestiva alta e à colonoscopia3.
[Mais...]
A oximetria é o procedimento que mede a quantidade de oxigênio que está sendo transportado pelo sangue1 (saturação). Essa medida é feita por meio de um aparelho simples, denominado oxímetro. Embora o resultado fornecido nem sempre seja exatamente idêntico à leitura da saturação de oxigênio arterial (gasometria de sangue1 arterial), os dois estão bem correlacionados e a leitura por meio de oxímetros é bastante confiável.
[Mais...]
O transplante de fezes é um procedimento que visa repor a flora intestinal normal a partir das fezes de um doador sadio. Algumas vezes também chamado de terapia bacteriana, o transplante de fezes é um tipo de tratamento médico experimental, embora já realizado algumas vezes nas últimas décadas a fim de tratar infecções1 intestinais causadas por bactérias resistentes.
[Mais...]
A circulação1 venosa é vital para o organismo e é fonte de problemas de saúde2 incapacitantes ou mesmo fatais. Ela começa onde termina a circulação1 arterial. Microcapilares arteriais deixam o sangue3 carregado de oxigênio nos tecidos periféricos, onde ele é consumido, e microcapilares venosos recolhem o sangue3 carregado de gás carbônico.
[Mais...]
|