AbcMed  -  Vida Saudável
A alimentação saudável ainda é cercada por crenças equivocadas que confundem pacientes e dificultam escolhas conscientes. Este guia explica, com base científica, os principais mitos nutricionais (de carboidratos a dietas detox) e mostra o que realmente importa para uma nutrição1 equilibrada. Desmistificar é o primeiro passo para comer com prazer, saúde2 e informação.
1 Nutrição: Incorporação de vitaminas, minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, oligoelementos, etc. indispensáveis para o desenvolvimento e manutenção de um indivíduo normal.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Influenciadores digitais que falam sobre saúde1 ganham cada vez mais espaço, promovendo o uso de diversos suplementos que prometem aumentar a longevidade, mas estudos em humanos ainda não comprovam os benefícios divulgados. Especialistas afirmam haver espaço para alguns nutrientes em pessoas com deficiência dos mesmos, mas defendem cautela com compostos “experimentais” e lembram: exercício físico é a medida mais consistente para envelhecer com saúde1.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

A deficiência de vitamina1 B12 compromete a produção de glóbulos vermelhos, a integridade neurológica e o metabolismo2 celular. Causada por má absorção ou ingestão inadequada, manifesta-se com anemia megaloblástica3 e distúrbios neurológicos progressivos. O diagnóstico4 precoce e a reposição adequada previnem sequelas5 irreversíveis e reduzem o risco cardiovascular e cognitivo6.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Anemia megaloblástica: É uma doença na qual a medula óssea produz hemácias gigantes e imaturas. Esse distúrbio é provocado pela carência de vitamina B12 ou de ácido fólico no organismo. Uma vez que esses fatores são importantes para a síntese de DNA e responsáveis pela eritropoiese, a sua falta causa um defeito na síntese de DNA, levando ao desequilíbrio no crescimento e divisão celular.
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
5 Sequelas: 1. Na medicina, é a anomalia consequente a uma moléstia, da qual deriva direta ou indiretamente. 2. Ato ou efeito de seguir. 3. Grupo de pessoas que seguem o interesse de alguém; bando. 4. Efeito de uma causa; consequência, resultado. 5. Ato ou efeito de dar seguimento a algo que foi iniciado; sequência, continuação. 6. Sequência ou cadeia de fatos, coisas, objetos; série, sucessão. 7. Possibilidade de acompanhar a coisa onerada nas mãos de qualquer detentor e exercer sobre ela as prerrogativas de seu direito.
6 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos que amplificam e processam sons para compensar diferentes graus de perda auditiva. Além de restaurar a audição e melhorar a comunicação, seu uso previne o declínio cognitivo1 e o isolamento social. Com tecnologias digitais avançadas e personalização individual, os dispositivos modernos oferecem mais conforto, discrição e eficiência na reabilitação auditiva.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto que fortalece o coração1, melhora o condicionamento físico e ajuda a controlar o peso. A prática regular ainda previne diabetes2, osteoporose3 e doenças cardiovasculares4, além de reduzir estresse, ansiedade e depressão. Simples, acessível e sustentável, o ciclismo é um dos hábitos mais completos para a saúde5.
1 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
3 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
4 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

A exposição solar é essencial para a síntese de vitamina1 D e o bem-estar, mas o excesso causa queimaduras, envelhecimento precoce e aumenta o risco de câncer2 de pele3. O uso de protetor solar, barreiras físicas e a evitação dos horários de maior radiação são medidas fundamentais. Crianças, idosos e grupos de risco exigem proteção redobrada.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Dietas especiais são planos alimentares individualizados prescritos por médicos ou nutricionistas, fundamentais no manejo de diversas condições clínicas. Elas auxiliam na prevenção de complicações, no controle de sintomas1 e na recuperação do paciente, devendo ser ajustadas conforme evolução clínica.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

A intoxicação por medicamentos que atuam no sistema nervoso central1 é uma emergência2 médica potencialmente fatal, causada por ingestão acidental, intencional ou interações medicamentosas. Os sintomas3 variam conforme a classe do fármaco4 e podem evoluir rapidamente, exigindo diagnóstico5 e tratamento imediatos. O manejo inclui estabilização clínica, descontaminação, antídotos específicos e monitoramento intensivo para prevenir complicações graves ou óbito6.
1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Óbito: Morte de pessoa; passamento, falecimento.
   [Mais...]

A convivência com animais domésticos traz benefícios emocionais, sociais e práticos, mas também pode expor a riscos de zoonoses1, mesmo em pets aparentemente saudáveis. Cães, gatos, aves e outros podem transmitir doenças como raiva2, toxoplasmose3, leptospirose, micoses e parasitoses intestinais. A prevenção inclui higiene adequada, vacinação, vermifugação, cuidados veterinários e manejo seguro dos animais. Conhecer as principais zoonoses1 e adotar medidas preventivas é essencial para proteger a saúde4 tanto humana quanto animal.
1 Zoonoses: 1. Doenças que se manifestam sobretudo em animais. 2. Doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos pelos animais, como, por exemplo, a raiva e a toxoplasmose. Certas zoonoses podem ser transmitidas ao animal pelo homem.
2 Raiva: 1. Doença infecciosa freqüentemente mortal, transmitida ao homem através da mordida de animais domésticos e selvagens infectados e que produz uma paralisia progressiva juntamente com um aumento de sensibilidade perante estímulos visuais ou sonoros mínimos. 2. Fúria, ódio.
3 Toxoplasmose: Infecção produzida por um parasita unicelular denominado Toxoplasma gondii. Este parasita cumpre um primeiro ciclo no interior do tubo digestivo de certos animais domésticos como o gato. A infecção é produzida ao ingerir alimentos contaminados e pode ocasionar graves transtornos durante a gestação e em pessoas imunossuprimidas.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O elo emocional entre humanos e animais domésticos é um vínculo profundo, enraizado na história e construído sobre confiança, afeto e compreensão mútua. Além de benefícios psicológicos e sociais, essa relação pode reduzir o estresse, melhorar a saúde1 física e fortalecer conexões interpessoais. A terapia assistida por animais amplia esses efeitos, oferecendo suporte no tratamento de condições físicas, emocionais e sociais.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos