AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Em seu funcionamento normal o organismo deve estar permanentemente tomando oxigênio do ambiente e eliminando o gás carbônico. Essa troca do oxigênio pelo gás carbônico se dá nos alvéolos pulmonares1. A asfixia2 (ou sufocação) acontece nas situações em que o oxigênio é impedido de chegar aos alvéolos3.
[Mais...]
Chama-se síndrome metabólica1 a um conjunto de fatores individuais que aumentam muito o risco de desenvolver doenças cardiovasculares2 ou diabetes tipo 23, tais como obesidade4, hipertensão5, alterações dos níveis da glicose sanguínea6, dos triglicerídeos, do colesterol7 e a presença de albuminúria8.
[Mais...]
Anosmia é o termo técnico que se usa para referir-se à perda total do olfato. A simples diminuição dele é chamada de hiposmia, a olfação ultrassensível é dita hiperosmia e as sensações alteradas do olfato são nomeadas disosmias. Geralmente consideramos nossa olfação como coisa garantida e nem nos damos conta do papel que ela tem nas nossas vidas. Contudo, basta que ela nos falte para percebermos sua importância.
[Mais...]
Morte cerebral1, mais corretamente chamada de morte encefálica2, corresponde à perda total, definitiva e irreversível das funções do tronco cerebral3, que faz parte do encéfalo4. O encéfalo4, por sua vez, é constituído pelo diencéfalo5, cérebro6, cerebelo7 e tronco encefálico8, onde estão o mesencéfalo9, a ponte e o bulbo10.
[Mais...]
Glossite1 é uma inflamação2 ou infecção3 aguda ou crônica da língua4. A glossite1 se caracteriza clinicamente por alterações da língua4 como inchaço5, dolorimento, mudança da coloração (pálida nas anemias, vermelho nas deficiências de vitamina6 B), perda das papilas gustativas7 e dificuldade de mastigar, engolir e falar.
[Mais...]
O estado vegetativo é uma desordem quantitativa da consciência em que os pacientes permanecem num estado rebaixado de consciência, em vez de consciência plena, podendo conservar, no entanto, algumas funções autônomas e cerebrais como a respiração, a deglutição1 e a excreção.
[Mais...]
As alterações da consciência podem ser quantitativas ou qualitativas. As qualitativas modificam o conteúdo da consciência e não afetam o estado de alerta e as quantitativas, também conhecidas como nível de consciência, determinam o grau de lucidez quanto à percepção da realidade. O estado de coma1 é o grau máximo de alteração quantitativa da consciência.
[Mais...]
A febre1 chikungunya é uma doença virótica muito parecida com a dengue2. Em Angola, a doença é popularmente conhecida por catolotolo. Ela afeta mais gravemente as articulações3, causando dificuldades para andar, obrigando os pacientes a se curvarem, donde o nome da doença, que significa aqueles que se dobram.
[Mais...]
A febre1 hemorrágica2 Ebola é a doença humana provocada por um vírus3 do gênero ebolavirus, popularmente conhecido como vírus3 Ebola. Trata-se de doença altamente contagiosa4, que exige medidas especiais de proteção porque é uma das doenças mais mortais que existem.
[Mais...]
Volvo intestinal1 é uma torção2 de uma alça do intestino ao redor de seu ponto de fixação mesentérica3, geralmente produzindo obstrução intestinal e infarto4 do mesentério5 (ligamento6 em forma de leque que dá suporte ao jejuno7 e ao íleo8, partes do intestino delgado9).
[Mais...]
|