AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o hirsutismo1 (também chamado de frazonismo) é o crescimento excessivo de pelos na mulher, em áreas anatômicas características da distribuição masculina, como queixo, buço, abdome2 inferior, ao redor de mamilos3, entre os seios4, glúteos5 e parte interna das coxas6.
[Mais...]
Apendicite1 é uma inflamação2 do apêndice3. O apêndice3 é uma bolsa longa e fina que tem o formato de um dedo, localizada no início do intestino grosso4, onde ele faz transição com o intestino delgado5. A apendicite1 em crianças é bem mais rara que em adultos, sendo excepcional antes dos três anos de idade.
[Mais...]
Doenças degenerativas1 são doenças que levam a uma gradual lesão2 tecidual de caráter irreversível e evolutivo, geralmente limitante sobre as funções vitais, principalmente as de natureza neurológica e osteomusculares.
[Mais...]
A síndrome1 de Sjögren é uma desordem crônica do sistema imunológico2 em que as células3 do sistema imune4 destroem as glândulas salivares5 e lacrimais, resultando em diminuição da produção de lágrimas e saliva. Muitas vezes ela acompanha outras desordens do sistema imune4, tal como artrite reumatoide6 e lúpus7 eritematoso8.
[Mais...]
A síndrome de Cushing1, também chamada de hipercortisolismo, ocorre quando o indivíduo é exposto a altos níveis de cortisol durante um longo período de tempo. Quando isso ocorre em razão de um tumor2 na glândula3 pituitária, a condição é dita doença de Cushing.
[Mais...]
Oligúria1 é uma redução importante do volume urinário, com produção ou excreção de apenas cerca de 400 mililitros, ou menos, de urina2 por dia, em um adulto. Em crianças este volume urinário é de cerca de 0,5 mililitro por quilo, por hora. Se o débito urinário3 chegar a apenas 100 ml por dia, ou menos, fala-se em anúria4 (ausência de urina2).
[Mais...]
A síndrome1 de Raynaud, também chamada fenômeno de Raynaud2 ou doença de Raynaud3, é uma condição que afeta os vasos sanguíneos4 principalmente dos dedos das mãos5 e dos pés, embora vasos do nariz6, dos lábios e dos lobos7 das orelhas8 também possam ser envolvidos.
[Mais...]
Distúrbio urinário é qualquer alteração do ato de produzir e/ou excretar a urina1, seja na quantidade, na frequência do ato de urinar, na densidade da urina1, na retenção ou incontinência2 dela, na presença de dor ou ardência ao urinar ou na presença de substâncias estranhas em qualidade ou quantidade, como células3, bactérias, sangue4, proteínas5, glicose6, ureia7, creatinina8, ácido úrico, etc.
[Mais...]
Chama-se cardiomiopatia hipertrófica a uma condição em que as células musculares1 do coração2 se hipertrofiam (crescem) e tornam mais espessas as paredes ventriculares. O ventrículo esquerdo é a parte do coração2 onde essa alteração mais se evidencia.
[Mais...]
Rouquidão é a mudança aguda ou crônica no tom da voz, em geral para um tom mais áspero, o que por vezes resulta em falta de clareza do som emitido. Ela é dita funcional quando se deve a um uso excessivo ou inadequado da voz e orgânica quando se deve a alterações do aparelho fonador.
[Mais...]
|