AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A teníase é uma infecção1 intestinal ocasionada principalmente por dois grandes parasitas hermafroditas, Taenia solium e Taenia saginata. Essas tênias são também chamadas solitárias, porque, na maioria dos casos, cada pessoa porta apenas um verme adulto de cada vez. Como são muito competitivas pelo seu habitat e como apresentam órgãos sexuais dos dois sexos, com estruturas fisiológicas2 para autofecundação, não necessitam de parceiros para se reproduzirem.
[Mais...]
Ascaridíase é uma parasitose causada pelo Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga ou bicha. São vermes fusiformes, lisos e brilhantes, branco-amarelados, de reprodução1 sexuada, sendo a fêmea maior que o macho (cerca de 40 centímetros de comprimento). As formas adultas podem viver por aproximadamente dois anos.
[Mais...]
Difilobotríase ou tênia do peixe é uma doença causada por um parasita1 que se instala no intestino humano. Ainda é uma doença pouco conhecida no Brasil, mais frequente no estado de São Paulo. Com a recente tendência de aumento no consumo de preparações orientais com peixes crus, ela deve se tornar cada vez mais comum.
[Mais...]
A esclerose1 lateral amiotrófica é uma doença nervosa rara, progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração2 dos neurônios3 motores que controlam os músculos4 voluntários, preservando a sensibilidade, o intelecto e os órgãos dos sentidos, assim como a função sexual, intestinal e vesical5. A expressão esclerose lateral refere-se ao "endurecimento" do corno anterior da substância cinza da medula espinhal6 e do fascículo piramidal7 do funículo lateral da substância branca da medula8, no qual se localizam fibras nervosas oriundas de neurônios3 motores superiores. O termo amiotrófica (do grego: a = não, mio = músculo, trófica9 = alimento) refere-se ao fato de que os músculos4 privados de inervação se degeneram e perdem massa e força (se atrofiam).
[Mais...]
Popularmente, é comum que uma pessoa fale: tenho adenoide. O que ela quer dizer com isso é que tem adenoidite. As adenoides, chamadas carne esponjosa, existem em todas as pessoas. São vegetações1 celulares localizadas no cavum2, na parede posterior da nasofaringe3, região por onde passa o fluxo aéreo nasal e que atua como caixa de ressonância da fala. Quando as adenoides estão inflamadas há uma adenoidite.
[Mais...]
Embolia1 pulmonar (ou tromboembolismo2 pulmonar) é a obstrução repentina da artéria pulmonar3 ou de um de seus ramos por um êmbolo4, com prejuízos significativos para a circulação5 sanguínea e a respiração. Trata-se de uma condição grave que pode levar à morte. Cerca de 15% das mortes súbitas são devido à embolia1 pulmonar.
[Mais...]
A amigdalite (tonsilite), popularmente chamada de dor de garganta, é uma inflamação1 geralmente aguda, mas que pode também ser crônica, das amígdalas2 por bactérias (principalmente estreptococos) ou vírus3.
[Mais...]
A espondilose é a doença reumática mais incidente1 em todo o mundo. É uma doença degenerativa2 de caráter crônico3 e progressivo. Em algum grau, quase todas as pessoas mais velhas revelam sinais4 de alterações nas vértebras, discos intervertebrais e articulações5 facetárias da coluna, embora elas já comecem a ocorrer aos 25 anos!
[Mais...]
A esclerose múltipla1 é uma doença inflamatória crônica, de causa ainda desconhecida e curso inexoravelmente progressivo, que afeta o sistema nervoso2. Nela há uma degeneração3 da bainha de mielina4 dos axônios5, que é atacada e destruída pelo sistema imunológico6 do próprio paciente. Com isso, ela afeta a capacidade de comunicação entre as células nervosas7 do cérebro8 e da medula espinhal9. Em geral ela evolui por surtos com sintomas10 motores, sensitivos e sensoriais e períodos de relativa acalmia. Cada surto sintomático11 deixa sequelas12 que progressivamente vão agravando o estado do paciente.
[Mais...]
A talassemia1 (ou anemia2 do Mediterrâneo) (do grego thalassa=mar; haemas=sangue3) é uma doença hereditária autossômica4 recessiva do sangue3 causada por uma mutação5 dos genes que comandam a síntese da globina, acarretando uma diminuição dessa proteína e a formação anômala e deficiente de hemácias6 e da hemoglobina7 dentro delas. Afeta o funcionamento da medula óssea8, o tecido9 que fabrica as células sanguíneas10, que passa a produzir menos hemácias6, com menor taxa de hemoglobina7. Isso leva à anemia2 leve ou severa.
[Mais...]
|