AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
O neuroblastoma é um tumor1 maligno sólido que geralmente acomete as pequenas glândulas2 situadas nos polos superiores dos rins3 (glândulas2 adrenais). Também pode se desenvolver em outros locais do corpo, como barriga, peito4, pescoço5, pelve6 e ossos. Quase 97% dos neuroblastomas são malignidades embrionárias do sistema nervoso7.
[Mais...]
A leucemia1 linfocítica crônica, também conhecida como leucemia1 linfoblástica crônica, é um tipo de câncer2 das células brancas do sangue3 (linfócitos B) e da medula óssea4, local do organismo em que as células5 do sangue6 são produzidas. Os linfócitos B são células5 envolvidas no combate às infecções7, pertencentes, portanto, ao sistema imunológico8.
[Mais...]
A leucemia1 linfocítica aguda, também conhecida como leucemia1 linfoblástica aguda, é um tipo de câncer2 das células3 do sangue4 e da medula óssea5 em que as células brancas do sangue6 são produzidas de maneira acelerada. A leucemia1 linfocítica aguda cria rapidamente células sanguíneas7 brancas e as lança ainda imaturas na corrente sanguínea.
[Mais...]
Macroglossia é o crescimento anormal da língua1, fazendo com que esta alcance um tamanho maior do que a cavidade bucal permite e trazendo prejuízos à função de fonação, respiração, sucção e/ou deglutição2.
[Mais...]
A síndrome1 da boca2 ardente, também chamada de síndrome1 da ardência bucal, é um distúrbio crônico3 com ou sem infecção4, caracterizado por queimação, picadas e/ou comichão na cavidade oral5, na ausência de lesões6 específicas ou qualquer doença orgânica. Envolve mais frequentemente a língua7 e menos frequentemente os lábios e a mucosa8 oral. A síndrome1 da boca2 ardente tem uma clara predisposição por mulheres na peri/pós menopausa9.
[Mais...]
A Telangiectasia1 Hemorrágica2 Hereditária, também chamada Síndrome3 de Rendu-Osler-Weber, é uma doença caracterizada por uma deficiência estrutural da parede dos vasos sanguíneos4, tornando-os mais vulneráveis a traumatismos e rupturas espontâneas e causando hemorragias5.
[Mais...]
A epífora é um sinal1 clínico ou condição dada pelo excesso de produção de lágrimas ou uma drenagem2 insuficiente delas, o que faz com que elas escorram por um ou ambos os lados do rosto, ao invés de pelo sistema nasolacrimal, como normalmente acontece.
[Mais...]
Os seres humanos apresentam normalmente 22 pares de cromossomos1 autossômicos e um par de cromossomos1 sexuais, totalizando 23 pares ou 46 cromossomos1 no total (23 vindos do pai e 23 vindos da mãe). Erros durante a divisão e multiplicação celulares nos óvulos ou nos espermatozoides2 ou falhas no mecanismo da concepção3 podem levar a alterações numéricas dos cromossomos1. A triploidia é uma rara anormalidade em que os fetos nascem com um conjunto extra de cromossomos1 em suas células4.
[Mais...]
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), antigamente mais conhecidas como doenças venéreas, são doenças infecciosas passadas de uma pessoa infectada para outras principalmente por meio de contatos sexuais (vaginal, oral ou anal).
[Mais...]
A vacina1 contra a febre amarela2 é feita com o vírus3 vivo atenuado e aplicada por injeção subcutânea4 ou intramuscular na região deltoidea (braço). Ela vem sendo usada desde a década de 1930 e tem se mostrado bastante segura, mas algumas pessoas não devem tomá-la.
[Mais...]
|