AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
O gás sarin foi originalmente desenvolvido em 1938 na Alemanha nazista, como pesticida, mas devido ao seu grande potencial letal (500 vezes mais potente que o cianeto) e seu comportamento especial na natureza, ele foi usado muitas vezes nas guerras como arma química.
[Mais...]
A tuberculose1 pulmonar é uma infecção2 que atinge os pulmões3, causada pelo Bacilo4 de Koch, nome dado ao Mycobactrerium tuberculosis em homenagem ao microbiologista alemão Heinrich Hermann Robert Koch que, em 1882, o ligou à tuberculose1.
[Mais...]
A adenite mesentérica1, ou linfadenite2 mesentérica1, é uma condição que causa inflamação3 e inchaço4 dos gânglios linfáticos5 no interior do abdômen e que afeta mais frequentemente crianças e adolescentes até 16 anos.
[Mais...]
A toxoplasmose1 é uma doença infecciosa causada pelo protozoário2 Toxoplasma gondii, um parasita3 que vive no intestino de alguns animais vertebrados terrestres homeotérmicos4 (suínos, bovinos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos, etc.). O achado clínico mais comum na toxoplasmose1 congênita5 é a manifestação oftalmológica da retinocoroidite6. Na toxoplasmose1 adquirida também ocorre a forma ocular da doença, com frequência maior que se acreditava anteriormente.
[Mais...]
Aneurismas arteriais são dilatações localizadas de uma artéria1, causadas pelo enfraquecimento das paredes do vaso, por trauma ou por doença vascular2, criando uma protuberância da artéria1. É muito comum na população em geral, raramente causando problemas graves. Seu perigo está no fato de poder romper-se, resultando em grande hemorragia3 nos tecidos irrigados pela artéria1 atingida.
[Mais...]
O linfogranuloma venéreo (LGV) é uma doença sexualmente transmissível, pouco comum, caracterizada primariamente pelo aparecimento de uma lesão1 que se apresenta como uma ulceração2 ou como uma pápula3 na região genital. Seu período de incubação4 varia de 7 a 30 dias, a serem contados da data do contágio5.
[Mais...]
A tosse é um dos problemas de saúde1 mais comuns. Ela procura remover algum elemento estranho que esteja presente nas vias respiratórias. A tosse seca persistente é aquela tosse duradoura que produz pouco ou nenhum muco e é causada por irritação ou inflamação2 na garganta3 e no peito4. A tosse seca é dita "não produtiva", porque não produz muco.
[Mais...]
Uma úlcera1 é definida como uma descontinuação da pele2 ou mucosa3. A pele2 ou mucosa3 é perdida, expondo assim o tecido4 por baixo dela. Úlceras5 genitais são úlceras5 localizadas nas regiões genitais masculina ou feminina. A síndrome6 pode ainda ser classificada como ulceração7 peniana e ulceração7 vulvar, para homens e mulheres, respectivamente, embora elas possam se localizar também fora do pênis8 ou da vulva9.
[Mais...]
A sacroileíte é uma inflamação1 de uma ou ambas as articulações2 entre o osso do sacro3 e os ossos ilíacos, local de união entre a pelve4 e o sacro3, ou seja, na parte onde a coluna vertebral5 e a pelve4 se conectam.
[Mais...]
O tumor1 de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, é um tipo raro de câncer2 de rim3 (1/10.000) que afeta principalmente crianças de 3 a 4 anos, tornando-se muito menos comum após os 5 anos de idade e raríssimo em adultos. Na maioria dos casos, ele ocorre em apenas um dos rins4, embora às vezes possa ser encontrado em ambos os rins4 ao mesmo tempo.
[Mais...]
|