AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A intoxicação pelo chumbo é chamada saturnismo1, termo derivado do deus romano Saturno, que os romanos acreditavam ser quem lhes concedeu esse metal. O chumbo pode estar presente no meio ambiente de forma natural ou como consequência de sua utilização industrial e os casos de intoxicação podem decorrer de qualquer dessas fontes. O chumbo é uma substância cumulativa no organismo e costuma levar a uma doença crônica, com episódios sintomáticos agudos, às vezes de efeitos irreversíveis.
[Mais...]
A rubéola1 é uma doença infecciosa viral, causada por um Togavírus e transmitida de uma pessoa a outra por via respiratória. A doença afeta principalmente crianças entre cinco e nove anos e é mais frequente nos países com climas temperados, durante a primavera. Desde a introdução da vacina2 ela se tornou rara ou mesmo extinta nos países desenvolvidos, embora continue comum nos países mais pobres.
[Mais...]
Hipogonadismo é o termo usado para descrever a condição de uma diminuição da função das gônadas1 (ovários2 ou testículos3), as quais têm duas funções principais: produzir hormônios sexuais e produzir os óvulos (femininos) ou os espermatozoides4 (masculinos).
[Mais...]
A histoplasmose é uma micose1 sistêmica causada por um fungo2 que afeta os órgãos internos. Ocorre com maior frequência ao longo dos rios Mississipi e Ohio, nos Estados Unidos, e também no Brasil, Venezuela, Guiana Francesa e outros países da América do Sul, bem como na África.
[Mais...]
A tetralogia de Fallot é uma malformação1 congênita2 do coração3 (presente no nascimento) composta de quatro elementos: comunicação interventricular, desvio da aorta4 para a direita, obstrução do ventrículo direito com dificuldade de passagem do sangue5 para os pulmões6 e hipertrofia7 ventricular.
[Mais...]
A diabetes insipidus1 nada tem a ver com o aumento da glicose2 no sangue3. A doença é rara e se caracteriza pela deficiência da vasopressina (hormônio4 antidiurético) ou pela incapacidade dos túbulos renais de responder a ela, o que leva à excreção de grandes quantidades de urina5 muito diluída e à sede pronunciada.
[Mais...]
A salmonelose é uma infecção1 alimentar causada por uma bactéria2 que produz uma enterotoxina, responsável pelos sintomas3. A bactéria2 causal invade localmente a mucosa4 do intestino delgado5, mas só raramente se espalha para outros órgãos, como acontece com a salmonela do tifo, sua aparentada. Afeta mais frequentemente as crianças pequenas e as pessoas idosas. A salmonela (bactéria2 causal) coloniza quase todos os animais domésticos, especialmente as aves, sem provocar sintomas3 neles, e daí é transmitida aos homens.
[Mais...]
A narcolepsia é um tipo de dissonia1, caracterizada por ataques irresistíveis de sono, mesmo que a pessoa tenha dormido normalmente na noite anterior e, em geral, acompanhada por outros distúrbios do dormir. Na maioria dos casos a sonolência é confundida pelo próprio paciente com uma situação normal, o que leva a uma dificuldade no reconhecimento dessa condição. É possível que os portadores da narcolepsia passem a vida inteira sem se darem conta que sofrem da doença e sejam tidos pelas demais pessoas e até por si mesmos como preguiçosos ou dorminhocos. Isso porque o sintoma2 mais expressivo é a "preguiça" e a sonolência diurna excessiva.
[Mais...]
A braquialgia1 é uma síndrome2 dolorosa em um ou em ambos os membros superiores (braços). Ela quase sempre parte da coluna cervical3 e envolve também o pescoço4, os ombros e a parte superior das costas5. É também chamada de cervico-braquialgia1.
[Mais...]
A giardíase é uma infecção1 do intestino delgado2 causada por um protozoário3 flagelado unicelular que ocorre em todo o mundo, mas é mais frequente em regiões em que as condições sanitárias e de higiene são precárias.
[Mais...]
|