AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A cera ou cerume1 no ouvido é uma secreção fabricada pelas glândulas2 ceruminosas e sebáceas situadas na porção mais externa do conduto auditivo e tem a função primordial de proteção. Por um lado, em virtude de seu pH ácido (entre 4 e 5), ela protege a tênue mucosa3 do canal auditivo de infecções4 por vírus5, bactérias ou fungos e, por outro lado, evita que poeira ou outras pequenas partículas possam avançar para dentro do canal auditivo e atingir o tímpano6.
[Mais...]
Chama-se nevralgia (ou neuralgia1) a um conjunto de sintomas2 dolorosos associados a lesões3 de nervos periféricos, entre os quais predomina uma dor aguda, intensa e incessante que é sentida ao longo do trajeto do nervo periférico envolvido e que ocorre devido a irritações ou danos a esse nervo.
[Mais...]
A balantidíase é uma zoonose1 que também acomete o ser humano. O homem é muito resistente a essa infecção2 e a maioria das pessoas infectadas permanecem assintomáticas. Por isso, a manifestação da doença é rara, embora os portadores da infecção2 possam ser em número muito maior.
[Mais...]
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença crônica e progressiva que acomete os pulmões1 e destrói e/ou danifica os alvéolos2. Ela é insidiosa e se desenvolve aos poucos. Durante anos pode apresentar apenas sintomas3 ligeiros que se tornam mais intensos e limitantes nos seus estágios avançados. A doença pulmonar obstrutiva crônica faz com que o ar fique retido nos pulmões1 e reduz a quantidade de capilares4 nas paredes dos alvéolos2. Estas alterações prejudicam as trocas gasosas (oxigênio por gás carbônico e vice versa)
[Mais...]
Líquen plano é uma doença inflamatória crônica que afeta as mucosas1, a pele2, as unhas3 e o cabelo4, acometendo igualmente homens e mulheres, sendo inabitual em crianças. A área mais comumente envolvida é a mucosa5 da boca6. As lesões7 orais são mais frequentes e resistem mais ao tratamento que as cutâneas8. O aparecimento das lesões7, em geral, está associado ao estresse.
[Mais...]
Úlceras1 de decúbito2 (úlcera3 por pressão ou escara4 de decúbito2) é a necrose5 tecidual provocada por uma pressão local sustentada sobre a pele6 contra uma superfície dura. Na maioria das vezes, incide nas projeções sobre a pele6 das proeminências ósseas das pessoas que permanecem muito tempo acamadas ou assentadas, resultando em morte dos tecidos subcutâneos por isquemia7 (necrose5).
[Mais...]
Esofagite1 é a inflamação2 do esôfago3, o tubo que liga a boca4 ao estômago5. Ela afeta geralmente a mucosa6 do órgão, mas pode também afetar sua musculatura e produzir estreitamentos que criam dificuldades e mesmo impossibilidade de engolir.
[Mais...]
Cálculos renais, cálculos urinários, urolitíase, nefrolitíase, ou pedra nos rins são concreções1 de cristais minerais que se formam no interior da árvore urinária e que podem migrar através dela ou obstrui-la, causando dor. Eles começam bem pequenos e vão crescendo progressivamente, podendo atingir tamanhos descomunais, em referência às dimensões dos rins2. Incidem mais nos homens que nas mulheres.
[Mais...]
A cirrose1 hepática2 surge devido a um processo crônico3 e progressivo de inflamações4, que resultam numa fibrose5 difusa, na formação de nódulos, e frequentemente, necrose6 celular. Esse processo estrangula a circulação7 do sangue8 que chega ao fígado9 através da veia porta10 (grande tronco venoso que drena o sangue8 vindo do sistema digestivo11 para o fígado9), provocando um aumento de pressão no interior desta veia e a uma insuficiência hepática12 progressiva que pode terminar numa falência total do fígado9.
[Mais...]
O refluxo esofagiano ou gástrico, mais corretamente deve ser chamado de refluxo gastroesofágico1, consiste no retorno de conteúdo do estômago2 para o esôfago3. O esôfago3 é um tubo muscular de mais ou menos 35 centímetros de comprimento, revestido de mucosa4 semelhante à da boca5, que tem a sua extremidade superior ligada à faringe6 e sua extremidade inferior ligada ao estômago2. Nos casos de refluxo, retorna do estômago2 um material ácido que não é apropriado ao esôfago3, embora ele também possa ser constituído de bile7 e, portanto, ser alcalino.
[Mais...]
|