AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Macrocitose é o aumento de volume dos glóbulos vermelhos, que ficam maiores que o normal. Ela não é uma doença específica, mas pode indicar um problema subjacente que requer avaliação e cuidados médicos. Na macrocitose, a quantidade de hemoglobina1 no sangue2 aumenta em proporção com o aumento do tamanho das células3 vermelhas.
[Mais...]
Reticulocitose é uma condição anômala do tecido1 sanguíneo, caracterizada pelo aumento na contagem dos reticulócitos circulantes, condição essa reputada entre os mais simples e os mais confiáveis sinais2 hematológicos da produção acelerada de eritrócitos3. Se uma pessoa tiver anemia4, a percentagem de reticulócitos será aumentada se a medula óssea5 tiver capacidade de produzir novas células sanguíneas6.
[Mais...]
A potomania1 é um problema psicológico caracterizado pela necessidade permanente e incontrolável (obsessiva) de beber água. As pessoas afetadas por esse distúrbio podem beber até 10 litros de água por dia, enquanto a média é de 1,5 litros.
[Mais...]
A trombose1 hemorroidária é um evento que ocorre predominantemente nas hemorroidas2 externas, caracterizada pela formação aguda de trombos3 nos vasos hemorroidários e desenvolvimento de nódulos de coloração arroxeada na margem anal, com edema4 associado. As hemorroidas2 trombosadas não são consideradas perigosas, mas podem ser bastante dolorosas.
[Mais...]
As doenças das artérias1, ou doenças arteriais, são doenças vasculares2 que afetam as artérias1 do corpo, que são os vasos que transportam sangue3 rico em oxigênio do coração4 para os tecidos do organismo. As artérias1 são vasos vitais para a circulação5 do sangue3, daí a importância que assumem as doenças arteriais, que geralmente bloqueiam a condução do sangue3 do coração4 para o resto do corpo.
[Mais...]
As doenças das veias1 são condições anômalas que afetam a estrutura ou funcionamento das veias1 e se dividem em duas grandes categorias: bloqueio (parcial ou total) da circulação2 por um coágulo3 sanguíneo (trombose4) e drenagem5 venosa inadequada (insuficiência6 venosa).
[Mais...]
A síndrome1 da pele2 escaldada, também conhecida como doença de Ritter e necrólise epidérmica estafilocócica, é a mais grave das lesões3 bolhosas da pele2. Ela é uma infecção4 cutânea5 grave causada por uma bactéria6 que produz uma toxina7 esfoliativa.
[Mais...]
A inércia do sono é um estado fisiológico1 de desempenho cognitivo2 e sensório-motor prejudicado que está presente imediatamente após o despertar. É aquela situação em a pessoa ainda não acordou completamente. Ocorre na transição do sono para a vigília, período no qual o indivíduo ainda está meio grogue e experimenta sentimentos de sonolência, desorientação e declínio da destreza motora.
[Mais...]
O manguito rotador" do ombro é composto por quatro músculos1 que trabalham juntos para ajudar a manter o ombro centrado na cavidade e que ajudam a fazer os movimentos próprios a essa articulação2. O ombro do nadador é um termo geral usado para descrever uma lesão3 no ombro por excesso de uso, ocorrendo principalmente (mas não só) em nadadores. Ele é uma irritação crônica dos tecidos moles do ombro, como tendões4, músculos1 e ligamentos5.
[Mais...]
Doença desmielinizante1 é qualquer doença do sistema nervoso2 em que a bainha de mielina3 dos neurônios4 esteja danificada. A bainha de mielina3 é um envoltório dos axônios5 de maior diâmetro, semelhantes ao encapamento de fios elétricos. Contudo, ela apresenta intervalos reguladores, chamados nódulos de Ranvier6. Ela tem a função de proteger o axônio7, além de acelerar a velocidade da condução dos impulsos nervosos que transitem através dele.
[Mais...]
|