AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
Há três tipos principais de distúrbios dissociativos: (1) transtorno dissociativo de identidade (da personalidade), (2) transtorno de despersonalização / desrealização e (3) amnésia1 dissociativa. No transtorno dissociativo de identidade (da personalidade), do qual se trata este artigo, anteriormente denominado transtorno de personalidade múltipla, duas ou mais identidades se alternam no controle da mesma pessoa.
1 Amnésia: Perda parcial ou total da memória.
   [Mais...]

As doenças psicossomáticas, também conhecidas como somatizações ou transtornos somatiformes, são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas em diferentes partes do corpo, as quais não podem ser explicadas por nenhuma alteração orgânica.   [Mais...]
A programação neurolinguística (PNL) é uma abordagem pseudocientífica sobre comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia. A PNL estuda o padrão mental segundo o qual uma pessoa pensa e se comporta e que leva a formar suas opiniões e sentimentos.   [Mais...]
Alexitimia, literalmente, significa “sem palavras para (definir) os sentimentos”. É uma característica de personalidade em que o indivíduo é incapaz de identificar e descrever suas emoções e sentimentos. Ademais, aqueles que sofrem de alexitimia também têm dificuldade de reconhecer e entender as emoções dos outros.   [Mais...]
Alucinógenos são um grupo diversificado de drogas que alteram a consciência de uma pessoa sobre o ambiente ao redor, bem como seus próprios pensamentos e sentimentos. Eles podem causar alucinações1 ou sensações e imagens que parecem reais, embora não sejam.
1 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
   [Mais...]

O ácido lisérgico, LSD ou dietilamida do ácido lisérgico, é um produto de efeito alucinógeno reconhecido. Ele não é produzido por nenhuma planta e sim fabricado em laboratórios. Portanto, é uma substância sintética e não uma substância natural. Sua estrutura química básica é semelhante a dos alcaloides do Ergot e está estruturalmente relacionada a vários outros medicamentos que podem bloquear a ação da serotonina no tecido1 cerebral.
1 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
   [Mais...]

O distúrbio de despersonalização pertence ao grupo dos chamados distúrbios dissociativos. É marcado por períodos de sentimento de estar desconectado ou desapegado de seu corpo e dos seus pensamentos. Essa sensação é acompanhada da sensação de estar desconectado do ambiente, dita desrealização, pelo que se costuma referir ao transtorno como despersonalização/desrealização.   [Mais...]
Define-se como abuso de drogas o uso de qualquer substância utilizada para fins não médicos, capaz de produzir uma alteração tida como agradável no estado de ânimo e no comportamento do indivíduo e que, por isso, leva-o ao desejo incontrolável de tomá-la novamente. A dependência de drogas é uma doença que afeta o cérebro1 da pessoa e leva a que ela tenha incapacidade de controlar o uso de determinadas substâncias como o álcool, a maconha e a nicotina, por exemplo.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

O afeto pseudobulbar (ou transtorno da expressão emocional involuntária1) é um descontrole emocional que se evidencia por episódios de riso e/ou de choro incontroláveis que podem estar completamente dissociados do estado de ânimo do paciente e tendem a ser desproporcionais ou contraditórios com o estímulo que o produziu.
1 Involuntária: 1.    Que se realiza sem intervenção da vontade ou que foge ao controle desta, automática, inconsciente, espontânea. 2.    Que se encontra em uma dada situação sem o desejar, forçada, obrigada.
   [Mais...]

O transtorno de conduta é um grupo de problemas comportamentais e emocionais que geralmente começa na infância ou na adolescência, caracterizado por um padrão repetitivo e persistente de conduta antissocial. Para que seja considerado um transtorno, ele deve ser permanente e alcançar violações importantes, de natureza mais grave que as travessuras ou a rebeldia normal de um adolescente.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos