AbcMed  -  Exames e Procedimentos
A safenectomia consiste na retirada das veias1 safenas (de um ou de ambos os lados), por meio de um procedimento cirúrgico. Este é o tratamento mais radical das varizes2 dos membros inferiores. Muitos pacientes apresentam temores quanto a retirar as safenas e se preocupam se elas farão ou não falta.
1 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
2 Varizes: Dilatação anormal de uma veia. Podem ser dolorosas ou causar problemas estéticos quando são superficiais como nas pernas. Podem também ser sede de trombose, devido à estase sangüínea.
   [Mais...]

As varizes1 dos membros inferiores, comumente chamadas de “varizes”, são caracterizadas por veias2 superficiais dilatadas e tortuosas nas pernas e coxas3. Elas estão relacionadas a dores, inchaços e desconforto estético.
1 Varizes: Dilatação anormal de uma veia. Podem ser dolorosas ou causar problemas estéticos quando são superficiais como nas pernas. Podem também ser sede de trombose, devido à estase sangüínea.
2 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
3 Coxas: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
   [Mais...]

Em muitas situações patológicas o organismo pode se tornar incapaz de manter o ciclo respiratório normal. Nesses casos, a ventilação1 mecânica é o suporte oferecido ao paciente por meio de um aparelho mecânico, o ventilador, que auxilia ou permite as trocas gasosas normalmente feitas pela respiração espontânea.
1 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. 3. Em fisiologia, é o movimento de ar nos pulmões. Perfusão Em medicina, é a introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos.
   [Mais...]

A artrodese, também chamada anquilose1 artificial, é a indução artificial da ossificação de uma articulação2 entre dois ossos através de cirurgia, causando uma imobilização da articulação2, destinada a aliviar a dor intratável por medicação, talas ou por quaisquer outros meios terapêuticos.
1 Anquilose: Anquilose ou ancilose é a imobilidade e a consolidação de uma articulação.
2 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.
   [Mais...]

Abdominoplastia1, também chamada dermolipectomia de abdômen ou plástica de abdômen, é a cirurgia plástica realizada no abdômen para retirar o excesso de pele2, gordura3 e estrias, ocasionados por vários motivos, e propiciar a recuperação da firmeza dos músculos4 da região abdominal.
1 Abdominoplastia: Cirurgia plástica ou estética que remodela o abdome, retirando o excesso de tecido (pele e gordura) que se acumula abaixo do umbigo e ajustando a musculatura abdominal frouxa.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
4 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

Orquidopexia é o procedimento cirúrgico para correção da criptorquidia1. Consiste na fixação dos testículos2 nas paredes da bolsa escrotal.
1 Criptorquidia: 1. Falha na descida de testículo para o escroto, também conhecida como criptorquia.
2 Testículos: Os testículos são as gônadas sexuais masculinas que produzem as células de fecundação ou espermatozóides. Nos mamíferos ocorrem aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos.
   [Mais...]

Pode-se extrair um órgão sadio (ou parte dele) ou tecido1 de um indivíduo que esteja em estado de morte encefálica2, desde que haja consentimento da família, e transplantá-lo num outro indivíduo que necessite de um órgão homólogo. A mesma coisa pode ser feita a partir de um indivíduo vivo que dê o consentimento, com um órgão cuja retirada não afete sua saúde3 ou suas habilidades. A este procedimento chama-se transplante de órgãos.
1 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
2 Encefálica: Referente a encéfalo.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Gonioscopia1 é um exame usado pelos oftalmologistas para ajudar no diagnóstico2 e no acompanhamento de algumas enfermidades oculares, principalmente o glaucoma3.
1 Gonioscopia: É um exame de visão que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, onde é realizada a drenagem do humor aquoso.
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
   [Mais...]

Gasometria ou gasometria arterial é o exame que visa medir o oxigênio (O2), o gás carbônico (CO2) e o pH no sangue1 arterial para avaliar o equilíbrio acidobásico de um paciente. Esse exame é utilizado principalmente para verificar se os pulmões2 estão sendo capazes de fazer corretamente a troca do oxigênio pelo dióxido de carbono nos seus alvéolos3.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
3 Alvéolos: Pequenas bolsas poliédricas localizadas ao longo das paredes dos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos terminais. A troca gasosa entre o ar alveolar e o sangue capilar pulmonar ocorre através das suas paredes. DF
   [Mais...]

Crioterapia1, do grego cryo (κρύο) = frio + therapy (θεραπεία) = tratamento, é um conjunto de procedimentos que usa a aplicação do frio para o tratamento de várias situações médicas e fisioterápicas, reduzindo a temperatura dos tecidos lesionados. Num sentido lato, todo uso terapêutico do frio é uma crioterapia1 e faz parte do capítulo mais amplo das termoterapias.
1 Crioterapia: Processo terapêutico baseado em aplicações de gelo, neve carbônica e outros veículos de frio intenso.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar