Bomba de insulina - quais as vantagens e as desvantagens?
O que é a bomba de insulina1?
A bomba de insulina1 é um pequeno aparelho eletrônico, com peso aproximado de 100 gramas, idealizado para ser usado pelas pessoas diabéticas. Ela disponibiliza continuamente microdoses de insulina2 durante as 24 horas do dia, de forma pré-programada, para manter um controle glicêmico adequado. Além disso, nas refeições e/ou nas correções de eventuais hiperglicemias, pode ser emitida uma dose necessária extra de insulina2 (bólus), pré-programada.
Saiba mais sobre "Comportamento da glicemia3", "Diabetes mellitus4" e "Atitudes para evitar o diabetes5".
Como funciona a bomba de insulina1?
Em primeiro lugar, o paciente deve consultar o médico para saber se a bomba de insulina1 pode oferecer um bom controle da glicemia3 em seu caso. Se positivo, a bomba ficará externa ao corpo, levada dentro do bolso ou adaptada externamente com o auxílio de um clip a qualquer peça de roupa. Quando o paciente dormir, a bomba pode ser colocada na cama, ao seu lado.
A programação do funcionamento da bomba é previamente definida pelo médico. Existe mais de um tipo de bomba, mas todos eles têm um reservatório de insulina2 ligado a uma cânula flexível, a qual é aplicada ao tecido subcutâneo6 do abdome7, região lombar8, nádega, coxas9 ou braços. Por esta cânula, que deve ser trocada a cada 2 ou 3 dias, a pessoa recebe as dosagens programadas de insulina2.
A bomba pode ser desconectada de forma rápida e fácil e a cânula pode ser mantida no subcutâneo10 durante atividades como natação ou banho, por exemplo.
Quais são as vantagens e desvantagens da bomba de insulina1?
O gerenciamento do controle dos níveis sanguíneos de glicose11 não é tarefa simples. A bomba de insulina1 é uma tentativa de facilitar essa tarefa. Ela é ajustável e personalizada e, por isso, uma forma quase fisiológica12 de controlar a glicose11 no sangue13. Ou seja, ela permite ao paciente se despreocupar com os horários das injeções e realizar a atividade física que desejar.
No entanto, alguns cuidados são necessários. O local onde a cânula é aplicada deve ser mudado a cada 2 a 3 dias. O álcool a 70% deve sempre ser aplicado para desinfecção14 do local de aplicação da cânula para evitar inflamação15 e/ou infecção16 no tecido subcutâneo6. Os testes de glicemia3 devem ser feitos pelo menos quatro vezes ao dia para ajudar a manter um bom controle glicêmico ao longo do dia.
Mesmo usando a bomba, o paciente deve manter visitas regulares ao médico para controle da diabetes5 e do aparelho.
Quando usar e quando não usar a bomba de insulina1?
A bomba de insulina1 pode ser usada por pessoas de todas as idades com diabetes5 tipo 1. Pessoas com diabetes tipo 217 também já começaram a usá-la. As bombas de insulina2 fornecem taxas basais de insulina2 em condições ordinárias de vida ou doses de bólus (doses suplementares) para fazer face18 às eventuais ingestas de carboidratos nas refeições.
A insulina2 basal é administrada continuamente durante 24 horas e mantém os níveis de glicose11 no sangue13 entre as refeições e durante a noite. Se o paciente comer mais do que planejou, ele pode usar botões na bomba para administrar insulina2 adicional (chamada bólus), para re-equilibrar a glicemia3. O paciente também pode tomar um bólus para tratar níveis elevados de glicose11 no sangue13, para trazê-lo de volta ao seu normal.
A bomba pode continuar sendo usada durante atividades de diversão, com os cuidados de não danificá-la. Caso haja esse risco, ela deve ser desconectada, mas o paciente não deve ficar mais do que uma ou duas horas sem qualquer insulina2.
Veja também sobre "Hipoglicemia19", "Prevenção do Diabetes5 e suas Complicações" e "Cálculo20 do IMC21".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.