AbcMed  -  Vida Saudável
Comer é um ato que por um lado atende às necessidades do corpo por energia e, por outro, está vinculado a um prazer autônomo e independente daquelas necessidades. No primeiro caso, as necessidades são expressões meramente fisiológicas1, mas no segundo expressam uma concupiscência desde há muito vista nos contextos religiosos como pecado.
1 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

A insulina1 é um hormônio2 produzido pelo pâncreas3 que permite que o corpo use o açúcar4 (glicose5) de carboidratos consumidos nos alimentos ou armazene glicose5 para uso futuro.
1 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
2 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
3 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
4 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
5 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
   [Mais...]

A Whey protein é um suplemento proteico derivado da proteína do soro1 do leite extraído através de um processo especial, quando esse é transformado em queijo. Este processo de extração faz com que seja possível obter-se uma alta concentração de proteínas2.
1 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]

O médico precisa ter em mente que os cuidados são com o seu paciente e não com a doença que ele tem. Doenças terminais causam sofrimento. As mesmas doenças se repetem em diferentes pessoas, mas cada ser humano é único e é compreendendo a maneira diferenciada que cada indivíduo experimenta e encara o seu próprio sofrimento que os cuidados paliativos1 podem ajudar mais.
1 Paliativos: 1. Que ou o que tem a qualidade de acalmar, de abrandar temporariamente um mal (diz-se de medicamento ou tratamento); anódino. 2. Que serve para atenuar um mal ou protelar uma crise (diz-se de meio, iniciativa etc.).
   [Mais...]

Uma dieta “low carb” é aquela que busca reduzir a quantidade de carboidratos normalmente ingeridos em cada dia (50 a 55% do total de alimentos ingeridos num dia) e enfatiza a presença de alimentos ricos em proteínas1 e gorduras. Existem muitos tipos de dietas com baixo teor de carboidratos e cada uma delas tem diferentes restrições sobre os tipos e quantidades de carboidratos que se pode comer.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]

Há uma crença popular de que beber alguns copos de água imediatamente após acordar, em jejum, é bom para a saúde1. Esse é um hábito popular no Japão, onde acredita-se que ele pode realmente tratar várias doenças. Mas, cuidado, o álcool pode anular os benefícios da água ingerida.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Para manter os riscos do álcool para a saúde1 em um nível baixo, o UK Chief Medical Officers’ (CMO) aconselha que é mais seguro não beber mais de 14 unidades por semana regularmente. O CMO também fornece orientações sobre beber durante a gravidez2 e beber uma única ocasião.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Uma ressaca é um conjunto de sinais1 e sintomas2 desagradáveis que normalmente se desenvolvem depois que uma pessoa tenha bebido muito álcool. Mas existem algumas dicas para ajudar a evitar que ela apareça.
1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

A melhor maneira de ganhar massa muscular é fazer exercícios de musculação, seguindo as orientações de um profissional competente, e usar uma alimentação rica em proteínas1, de preferência orientada por um nutricionista2 ou um nutrólogo.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Nutricionista: Especialista em nutricionismo, ou seja, especialista no estudo das necessidades alimentares dos seres humanos e animais, e dos problemas relativos à nutrição.
   [Mais...]

A higiene do sono está relacionada a melhorar os fatores ambientais e reduzir os maus hábitos que prejudicam o sono. Para bem dormir, não basta estirar-se em qualquer lugar, de qualquer forma e a qualquer hora. Um bom sono depende de fatores externos, muitos dos quais são treinados durante a vida e tornam-se condicionantes do bem dormir.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos