AbcMed  -  Vida Saudável
Chama-se sedentarismo1 à falta, ausência ou diminuição de atividades físicas, o que faz com que uma pessoa tenha um gasto calórico reduzido. Indivíduos com este hábito são ditos sedentários ou com hábitos sedentários. Objetivamente, considera-se sedentária a pessoa que gasta menos de 2.200 calorias2 por semana.
1 Sedentarismo: Qualidade de quem ou do que é sedentário, ou de quem tem vida e/ou hábitos sedentários. Sedentário é aquele que se exercita pouco, que não se movimenta muito.
2 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
   [Mais...]

A fisioterapia1 é a ciência aplicada ao estudo, diagnóstico2, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas3 funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano4, que podem ser causadas por doenças, acidentes, malformações5 genéticas ou vícios de posturas. Além disso, atende aos problemas funcionais próprios aos idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental. Em sua base, ela necessita do entendimento das estruturas anatômicas e respectivas funções.
1 Fisioterapia: Especialidade paramédica que emprega agentes físicos (água doce ou salgada, sol, calor, eletricidade, etc.), massagens e exercícios no tratamento de doenças.
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Cinéticas: Ramo da física que trata da ação das forças nas mudanças de movimento dos corpos.
4 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
5 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
   [Mais...]

Os alongamentos são exercícios musculares que promovem o estiramento das fibras musculares1, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. São tão importantes que fazemos alguns alongamentos espontâneos, sem perceber, quando espreguiçamos por exemplo. O principal benefício do alongamento é o aumento da flexibilidade, mas existem outros.
1 Fibras Musculares: Células grandes, multinucleadas e individuais (cilídricas ou prismáticas) que formam a unidade básica do tecido muscular esquelético. Constituídas por uma substância mole contrátil, revestida por uma bainha tubular. Derivam da união de MIOBLASTOS ESQUELÉTICOS com o sincício, seguida de diferenciação.
   [Mais...]

As doenças hereditárias podem ser transmitidas de pais para filhos. Em geral, quem consulta o geneticista é um casal que está planejando ter um filho, em que há, em membros da família ou num filho anterior a presença de uma enfermidade genética. O conhecimento dos mecanismos genéticos de transmissão ajuda a levantar as probabilidades de que um filho venha ou não a ter uma doença.   [Mais...]
Vida Saudável
Publicado por Adaptação do Dr. Luciano Augusto Souza Moreira
É bem sabido que a incidência1 de perda auditiva aumenta bastante com a idade. Cerca de um terço dos pacientes acima de 65 anos têm algum grau de perda auditiva. A partir dos 75 anos, pelo menos metade das pessoas sofre com a surdez. É crescente o número de estudos que relacionam a presença de perda auditiva a um maior risco de problemas cognitivos2, maior atrofia3 cerebral e risco aumentado de demência4 ou depressão.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
3 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
4 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
   [Mais...]

Hoje em dia os "sucos" de frutas acondicionados em caixinhas (ou em garrafinhas plásticas) são muito populares. Grande número de pessoas recorre a eles em substituição aos refrigerantes, que consideram perniciosos para a saúde1. O marketing deste tipo de “suco” seduz as pessoas pela sua praticidade e pelo apelo de serem “naturais” e “saudáveis”. Mas o que eles realmente contêm?
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

A variedade possível de acidentes domésticos inusitados é infinita e inabarcável, embora alguns sejam mais comuns e típicos. A solução destes acidentes exige calma e engenhosidade e se em algumas vezes podem ser solucionados pelos próprios familiares, em outras necessitam do auxílio de profissionais especializados.   [Mais...]
A maior parte dos agentes infecciosos é composta por seres microscópicos1 tais como vírus2, bactérias, fungos, alguns parasitas e príons, mas podem também ser macroscópicos como outros parasitas, nematoides e artrópodes como ácaros, pulgas, piolhos, etc.
1 Microscópicos: 1. Relativo à microscopia ou a microscópio. 2. Que se realiza com o auxílio do microscópio. 3. Visível somente por meio do microscópio. 4. Muito pequeno, minúsculo.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Muito se tem falado sobre os aspectos emocionais e humanos do que seja uma boa relação médico-paciente. Aqui, contudo, abordaremos apenas alguns aspectos práticos dessa relação.   [Mais...]
Os fungos são organismos eucariotas (constituídos por células1 dotadas de núcleo), microscópicos2 ou não, que não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. Incluem as leveduras, os bolores e os mofos, bem como os cogumelos. Constituem um reino de seres separados das plantas, animais e bactérias.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Microscópicos: 1. Relativo à microscopia ou a microscópio. 2. Que se realiza com o auxílio do microscópio. 3. Visível somente por meio do microscópio. 4. Muito pequeno, minúsculo.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos