AbcMed  -  Vida Saudável
O termo pode sugerir que a antiginástica consiste em um "não fazer nada" em matéria de exercício. A realidade, contudo, está muito longe disso. A antiginástica é uma prática de exercícios lentos que busca um maior autoconhecimento do corpo e da interconexão de suas várias partes, buscando reconhecer e despertar áreas que estão adormecidas e que perderam mobilidade ou sensibilidade.   [Mais...]
Musicoterapia é o uso da música para melhorar a saúde1 ou os desempenhos funcionais de uma pessoa. O musicoterapeuta é um profissional especializado que usa todas as facetas da música (física, emocional, mental, social, estética e espiritual) para ajudar os clientes a melhorar seu funcionamento cognitivo2, habilidades motoras, desenvolvimento emocional, comunicação, habilidades sensoriais, sociais e qualidade de vida.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

A eterna juventude, se fosse possível, provavelmente seria um objetivo universalmente perseguido. Como isso não é possível, o objetivo efetivamente perseguido tem sido o de retardar ao máximo os sinais1 de envelhecimento. À medida que a idade avança, as pessoas aceitam alguns desses pequenos sinais1, especialmente se forem paralelos ao envelhecimento cronológico. No entanto, para algumas pessoas, esses sinais1, sobretudo os que aparecem na pele2, são mais pronunciados e chegam mais cedo que o habitual.
1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Privação de sono é a condição em que a pessoa não dorme o necessário para que seu organismo se recupere. Ela pode ser tanto aguda como crônica e também pode ser involuntária1 ou voluntária.
1 Involuntária: 1.    Que se realiza sem intervenção da vontade ou que foge ao controle desta, automática, inconsciente, espontânea. 2.    Que se encontra em uma dada situação sem o desejar, forçada, obrigada.
   [Mais...]

O sono é uma das necessidades fundamentais da vida. Todas as criaturas humanas (e não humanas) não conseguem prescindir dele para funcionar melhor. Sem ele, elas sofrerão física e mentalmente. O estilo de vida da pessoa pode desempenhar um papel importante na qualidade do sono ou na falta dele e a alimentação é um dos fatores que podem colaborar para melhorá-lo ou para prejudicá-lo.   [Mais...]
Protetores auditivos ou auriculares são aparelhos projetados para serem utilizados no canal auditivo externo com o objetivo de proteger o ouvido de quem os usa da entrada de água e de impurezas, vento excessivo e, principalmente, ruídos altos.   [Mais...]
A meditação é uma prática em que o indivíduo utiliza técnicas para focar a mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, com exclusão de outros, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.   [Mais...]
A creatina é o ácido metil-guanidinoacético, uma substância encontrada naturalmente nas células musculares1, que ajuda os músculos2 a produzir energia durante exercícios “pesados” ou de alta intensidade. Ela é produzida pelo próprio organismo e também pode ser suplementada pela alimentação.
1 Células Musculares: Células contráteis maduras, geralmente conhecidas como miócitos, que formam um dos três tipos de músculo. Os três tipos de músculo são esquelético (FIBRAS MUSCULARES), cardíaco (MIÓCITOS CARDÍACOS) e liso (MIÓCITOS DE MÚSCULO LISO). Provêm de células musculares embrionárias (precursoras) denominadas MIOBLASTOS.
2 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

Como acontece a todos os outros órgãos do corpo, o cérebro1 também sofre as alterações fisiológicas2 naturais do envelhecimento. Com o passar do tempo, ter-se-á menor massa cerebral, redução da densidade de neurônios3, deposição de proteína amiloide nas regiões corticais do cérebro1, diminuição dos neurotransmissores químicos, etc. Mas algumas atitudes podem prevenir o envelhecimento cerebral.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
   [Mais...]

O sangue1 humano é composto de plasma2, hemácias3, leucócitos4 e plaquetas5. Cerca de 8% do peso corporal de um adulto é representado pelo sangue1. As mulheres têm cerca de 4-5 litros de sangue1, enquanto os homens têm cerca de 5-6 litros. Sua temperatura média é de 38 graus Celsius e pH de 7,35-7,45, tornando-o ligeiramente básico.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
3 Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, eritrócitos ou células vermelhas. São produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea vermelha e estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais.
4 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
5 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos