AbcMed  -  Vida Saudável
O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado, aspirado e mascado, e sob todas as formas ele é maléfico à saúde1. A fumaça do cigarro é uma mistura de mais de 4.700 substâncias tóxicas que atuam desfavoravelmente sobre diversos sistemas e órgãos do corpo. Mais de 60 dessas substâncias são potencialmente cancerígenas.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Os sinais vitais1 são quatro: pressão arterial2, pulsação, frequência respiratória e temperatura corporal. Eles são quantificados mediante avaliações numéricas e comparados a parâmetros tidos como normais, que variam de acordo com a idade, peso, sexo e saúde3 geral do paciente e servem para indicar seu estado geral atual e fornecer pistas para possíveis doenças e para a evolução do tratamento.
1 Sinais vitais: Conjunto de variáveis fisiológicas que são pressão arterial, freqüência cardíaca, freqüência respiratória e temperatura corporal.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O ritmo circadiano1 caracteriza-se por mudanças físicas, mentais e comportamentais que se dão nas pessoas no período de um dia. Ele responde principalmente (mas não só) à luz e às trevas no ambiente de um organismo.
1 Ritmo circadiano: Também conhecido como ciclo circadiano, o ritmo circadiano representa o período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. Uma das funções deste sistema é o ajuste do relógio biológico, controlando o sono e o apetite. Através de um marca-passo interno que se encontra no cérebro, o ritmo circadiano regula tanto os ritmos materiais quanto os psicológicos, o que pode influenciar em atividade como: digestão em vigília, renovação de células e controle de temperatura corporal.
   [Mais...]

A crononutrição é a área do conhecimento que estuda como o relógio biológico de cada indivíduo influencia a alimentação, ditando o melhor horário para cada tipo de refeição.   [Mais...]
Massagem é a manipulação de camadas superficiais e profundas de músculos1 e tecidos conjuntivos usando várias técnicas para melhorar as funções orgânicas, ajudar no processo de cicatrização, quando for o caso, diminuir a atividade reflexa muscular, inibir a excitabilidade do neurônio motor e promover relaxamento e bem-estar.
1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

Concentração mental, ou simplesmente concentração, consiste em voluntariamente centrar toda a atenção sobre um objetivo, objeto ou atividade que uma pessoa esteja fazendo ou pelo qual esteja interessada no momento, com relativa exclusão de outras percepções.   [Mais...]
Uma pessoa faz agachamentos desde bebê. Provavelmente, esta é uma das posições a que uma pessoa mais recorre durante a vida. À medida que envelhecem, cada vez mais as pessoas adotam posições não naturais ao agachar-se, pois não sabem como fazer este movimento corretamente, embora os adultos realizem este ato várias vezes por dia, mesmo sem se darem conta.   [Mais...]
Teoricamente, fome é a sinalização de uma necessidade puramente biológica de receber alimentos necessários e suficientes para cobrir os requerimentos da máquina orgânica. No entanto, a vontade de comer sempre reveste o sentimento de fome com fatores psicológicos, sociais e culturais e leva o desejo de alimentos para além das necessidades puramente biológicas.   [Mais...]
A Organização Mundial de Saúde1 (OMS) diz que “O ar que respiramos está cada vez mais perigosamente poluído: nove em cada dez pessoas respiram ar poluído, que mata 7 milhões de pessoas todos os anos. Os efeitos da poluição do ar para a saúde1 são sérios". Mas, o que podemos fazer para diminuir os efeitos da poluição?
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O termo pode sugerir que a antiginástica consiste em um "não fazer nada" em matéria de exercício. A realidade, contudo, está muito longe disso. A antiginástica é uma prática de exercícios lentos que busca um maior autoconhecimento do corpo e da interconexão de suas várias partes, buscando reconhecer e despertar áreas que estão adormecidas e que perderam mobilidade ou sensibilidade.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos