AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
O sonilóquio1 é uma parassonia benigna caracterizada pela fala que ocorre durante o sono. Por sua vez, parassonias são desordens do sono que envolvem anormalidades que ocorrem ao dormir nos movimentos, comportamentos, emoções, percepções e sonhos. O sonilóquio1 é mais comum nas crianças.
[Mais...]
Lesões1 da medula espinhal2 são danos que implicam em alterações da sua função, de modo temporário ou permanente. Essas alterações interrompem total ou parcialmente o trânsito de impulsos nervosos e se traduzem em perda da função motora muscular, das sensações ou da função autonômica em partes do corpo abaixo do nível da lesão3.
[Mais...]
As bridas intestinais são cicatrizes1 internas em forma de cordões ou de faixas de tecido2 cicatricial fibroso que formam pontes ligando os órgãos abdominais entre si ou à parede do abdômen, geralmente formadas após uma cirurgia abdominal.
[Mais...]
As crises de ausência, antigamente denominadas de "pequeno mal epiléptico", são episódios em que a pessoa experimenta uma súbita alteração da consciência por 10 a 30 segundos, durante os quais fica quieta, com olhar vago, parecendo estar olhando para o infinito.
[Mais...]
A síndrome1 de Patau, também chamada trissomia 13, é uma condição cromossômica associada à deficiência intelectual grave e a malformações2 múltiplas em um neonato3. Foi reconhecida em 1960 por Klaus Patau.
[Mais...]
Os pólipos1 da vesícula biliar2 são protuberâncias na mucosa3, projetadas para dentro da vesícula4. Em geral eles não dão sintomas5 e, quase sempre, são um achado incidental de uma ultrassonografia6 abdominal feita por outro motivo.
[Mais...]
Uma aderência é uma faixa anormal de tecido1 que se forma após determinados eventos clínicos, traumáticos ou cirúrgicos e que une indevidamente dois órgãos ou tecidos do corpo, como se fosse uma cicatriz2, frequentemente causando prejuízos ao funcionamento de um deles ou de ambos.
[Mais...]
O glúten1 é uma mistura de proteínas2 (gliadina e glutenina) que se encontra na semente de muitos cereais como o trigo, a cevada, o centeio, o malte e a aveia. Uma vez ingerido, o glúten1, no íleo3 (porção do intestino delgado4), transforma-se em uma espécie de cola e adere às vilosidades existentes em suas paredes, danificando-as. A intolerância ao glúten1 é a incapacidade ou dificuldade permanente de digestão5 do glúten1.
[Mais...]
Até a pouco, uma gastroenterite1 aguda que não fosse bacteriana ou parasitária era dita virótica, sem que se identificasse o vírus2, mas essa situação mudou. Hoje se sabe que cerca de três quartos dessas gastroenterites são devidas ao norovírus (anteriormente referido como Norwalk-like vírus2), recentemente identificado.
[Mais...]
O cisto pilonidal, chamado também de abscesso1 pilonidal quando contém pus2, é uma bolsa anormal na pele3, que habitualmente contém cabelo4 e detritos de pele3. Quase sempre é localizado perto do cóccix5, mas pode também aparecer em outros locais.
[Mais...]
|