AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
O cisto pilonidal, chamado também de abscesso1 pilonidal quando contém pus2, é uma bolsa anormal na pele3, que habitualmente contém cabelo4 e detritos de pele3. Quase sempre é localizado perto do cóccix5, mas pode também aparecer em outros locais.
[Mais...]
A arterite de células gigantes1 (por vezes chamada de arterite temporal) é uma vasculite2 (inflamação3 dos vasos) que afeta pricipalmente o revestimento interno das artérias4. Na maioria dos casos são as artérias4 da cabeça5, especialmente das têmporas, que são afetadas.
[Mais...]
A obstrução da carótida, também chamada doença oclusiva da carótida ou estenose1 carotídea, ocorre quando uma ou ambas as artérias2 carótidas3 são estreitadas ou bloqueadas. Essas artérias2 são as principais responsáveis pelo fluxo de sangue4 para o cérebro5.
[Mais...]
A polipose adenomatosa familiar é um distúrbio em que há a formação de um grande número de pólipos1 (centenas a milhares) no intestino grosso2 (cólon3 e reto4). Os pólipos1 de intestino do tipo adenomatoso devem ser vistos como lesões5 pré-cancerosas, daí a importância de seu diagnóstico6 e tratamento precoces, antes de se malignizarem.
[Mais...]
A síndrome serotoninérgica1 (ou síndrome da serotonina2) é uma reação grave, potencialmente fatal, ao uso de medicamentos serotoninérgicos. Os casos mais severos são causados pela combinação de dois ou mais desses fármacos.
[Mais...]
As fezes podem conter sangue1 misturado a elas, detectado de três formas diferentes: (1) sangue1 vivo, (2) sangue1 digerido e misturado às fezes (borra de café) e (3) sangue1 inaparente, só detectável em laboratório.
[Mais...]
Miopatia1 é a designação genérica de várias afecções2 e doenças musculares. São enfermidades musculares alheias a qualquer distúrbio da inervação ou da junção neuromuscular3. Nelas, as fibras musculares4 não funcionam normalmente, o que resulta em sintomas5 de diversas naturezas.
[Mais...]
A rabdomiólise1 é a morte (lise2) das fibras musculares3 devido a uma lesão4 muscular direta ou indireta, com liberação do conteúdo das fibras para a corrente sanguínea. Essas lesões5 se devem a fatores físicos, químicos ou biológicos. Trata-se de uma síndrome6 grave, que pode conduzir a diversas complicações.
[Mais...]
O sangue1 pode aparecer na urina2 originalmente misturado a ela ainda no aparelho urinário3 ou como uma contaminação da amostra examinada por um sangramento originado de outros órgãos. A primeira dessas situações é conhecida medicamente como hematúria4.
[Mais...]
A nasofaringite é uma doença infecciosa viral ou (raramente) bacteriana contagiosa1, do sistema respiratório2 superior. É uma das doenças infecciosas mais comuns em humanos, sobretudo em crianças, adolescentes e adultos jovens.
[Mais...]
|