AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Entre as febres que não sejam inflamatórias e/ou infecciosas, a febre1 emocional (também chamada febre1 psicogênica2) é uma das mais frequentes. Ela é uma condição psicossomática em que a temperatura do corpo se eleva diante de uma situação estressante, causando sensação de calor intenso, suor excessivo e dor de cabeça3. Foi reconhecida nos primeiros anos do século XX, mas ainda há médicos que se recusam a reconhecer sua existência.
[Mais...]
As alergias são uma resposta do sistema imunológico1 a todas as partículas ou substâncias que adentram ao organismo e que lhe são estranhas. Em algumas pessoas, o organismo parece responder da mesma forma a emoções negativas. Essas pessoas têm também um sistema imunológico emocional e a alergia2 emocional é uma condição que surge quando o organismo delas reage a situações que geram estresse ou ansiedade.
[Mais...]
A lisencefalia, também denominada agiria, chamada literalmente de cérebro liso, corresponde a um transtorno congênito1 pouco comum da formação do cérebro2, caracterizado pela microcefalia3 e ausência das circunvoluções4 normais, no todo ou em partes do cérebro2. A prevalência5 da lisencefalia é estimada em 1/100.000 nascimentos.
[Mais...]
Disfagia1 é a dificuldade de engolir alimentos sólidos ou líquidos, e até mesmo saliva, com a sensação de que a comida ou a bebida arranha ou fica presa ao passar pela garganta2. A odinofagia3 caracteriza-se pela dor que acontece ao engolir alimentos, bebidas ou saliva. A dor pode ser sentida na boca4, mas mais frequentemente é referida à garganta2.
[Mais...]
A maioria das doenças da mão1 afetam principalmente os dedos, embora haja algumas que também afetam a mão1 como um todo. Elas podem ser congênitas2 ou adquiridas, de natureza nervosa, muscular, articular ou infecciosa. Seja como for, as doenças das mãos3 representam um grave prejuízo para a qualidade de vida individual, uma vez que as mãos3 são o principal instrumento para lidar com as atividades do dia a dia e para a realização de atividades criativas, além de serem um importante meio de defesa e contribuírem com certos automatismos do corpo, como o equilíbrio, por exemplo.
[Mais...]
|