Sangramento das gengivas - tem como evitar!
O que é sangramento das gengivas?
Sangramento nas gengivas é a perda de sangue1 na junção delas com os dentes. O sangramento é sempre um alerta de que elas não estão tão saudáveis como deveriam e é o sinal2 mais frequente de doença gengival, podendo também apontar para outros problemas de saúde3. O sangramento das gengivas é uma das experiências mais desagradáveis da saúde3 bucal e dificulta os cuidados adequados com os dentes, o que pode agravar o problema e construir um círculo vicioso.
Quais são as causas do sangramento das gengivas?
O sangramento ocasional das gengivas pode ser causado pela escovação vigorosa dos dentes (uso de força excessiva ao usar a escova de dentes é muito comum) ou pelo uso de próteses que não se ajustam corretamente. Sangramento frequente na gengiva também pode indicar condições mais graves, incluindo gengivite4 (inflamação5 das gengivas), periodontite, leucemia6, deficiência de vitaminas e falta de células7 de coagulação8 (plaquetas9).
Saiba mais sobre "Gengivite4", "Periodontite", "Leucemia6" e "Plaquetas9 baixas".
Algumas características das condições clínicas que levam ao sangramento das gengivas
A maioria das pessoas desenvolve gengivite4 quando a placa10 dental, constituída de detritos e bactérias (placa10 bacteriana), fica aderida aos dentes e às gengivas por muito tempo. A placa10 pode ficar na linha da gengiva se os dentes não forem escovados corretamente e se o fio dental for usado de modo inadequado. Nos casos em que a placa10 bacteriana não é removida, ela pode endurecer e converter-se em tártaro11, o que aumentará o sangramento. Os sintomas12 de gengivite4 incluem gengivas inchadas, dor na boca13 e ao redor das gengivas e sangramento gengival.
A periodontite pode ocorrer quando a gengivite4 se torna avançada. A doença periodontal14 é uma infecção15 das gengivas e dos tecidos de suporte que conectam dentes e gengivas. A periodontite pode fazer com que os dentes se soltem e caiam.
Os sangramentos das gengivas podem se dever a deficiências de vitamina16 C e vitamina16 K. No entanto, essa eventualidade é rara. Pessoas que vivem em áreas desenvolvidas do mundo têm acesso normal às vitaminas C e K de que necessitam, através de alimentos e suplementos. São ricos em vitamina16 C as frutas cítricas, brócolis, morangos, tomates, batatas e pimentões. Os alimentos ricos em vitamina16 K são agrião, couve, espinafre, acelga, alface, mostarda verde, soja, óleo de canola e azeite.
As pessoas que usam próteses dentárias (dentaduras) também podem ter sangramentos nas gengivas, se elas não estiverem bem ajustadas. O paciente deve falar com o seu dentista ou ortodontista se dentaduras ou outros aparelhos orais estiverem causando sangramento nas gengivas.
A gravidez17, devido às alterações hormonais deste período, pode levar a sangramentos das gengivas. Distúrbios hemorrágicos18 como hemofilia19 e leucemia6 também podem aumentar o risco de sangramento gengival.
Leia sobre "Escorbuto20", "Hemofilia19", "Dor de dente21", "Halitose22 ou mau hálito" e "Enxaguatórios bucais".
Como evitar e tratar o sangramento das gengivas?
Normalmente as gengivas só sangram quando agredidas pela escovação ou por outro meio qualquer. Há muitas maneiras de ajudar a melhorar a saúde3 bucal e ajudar a curar os sangramentos gengivais:
- Um regime eficaz de higiene bucal é uma ótima maneira de prevenir o sangramento gengival.
- Evitar o tabaco. O uso do tabaco pode prejudicar as gengivas e torná-las mais propensas a desenvolver doenças gengivais.
- Consultar regularmente o dentista, pelo menos duas vezes por ano.
- Muitas pessoas experimentam sangramento nas gengivas quando usam fio dental ou escovam os dentes com muita força. Eles podem achar que escovar com muita força remove mais placa10, mas, na realidade, eles podem estar danificando o delicado tecido23 gengival. O movimento correto de escovação dos dentes (semelhante à varredura dos dentes) é fundamental para evitar danos e prevenir a formação da placa10 bacteriana.
Como evitar a gengivite4?
A gengivite4 é evitável e reversível. O uso diário correto do fio dental e a escovação, combinados a visitas regulares ao dentista, podem ajudar as gengivas a cicatrizar e a evitar esta condição.
Veja também sobre "Higiene dental infantil", "Clareamento", "Implante24 dentário" e "Tratamento de canal dentário".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.