Os dentes do siso, também chamados dentes serotinos ou terceiros molares, são os molares inferiores e superiores mais posteriores de cada lado dos maxilares1. São também os últimos dentes a nascer, entre os 16 e 20 anos de idade (podendo, em casos raros, surgir muito mais tarde, até depois dos 30 anos), variando de paciente para paciente2.
[Mais...]
A hipertrofia1 gengival, também conhecida como hiperplasia2 gengival, é um crescimento excessivo e anormal do tecido3 gengival ao redor dos dentes, encobrindo-os parcialmente. Esse aumento no tamanho da gengiva é uma característica comum das doenças gengivais.
[Mais...]
O tratamento ortodôntico pode ser usado para corrigir o alinhamento de dentes tortos, protuberantes ou apinhados, para corrigir problemas com a mordida e para melhorar a aparência, incluindo o sorriso. Além disso, dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal1.
[Mais...]
Antigamente, a cárie, na infância, e a doença periodontal1, na idade adulta, eram as principais responsáveis pelos problemas da boca2. Escovar bem os dentes e cuidar das gengivas eram os cuidados recomendados. Hoje em dia, a preocupação é também com as lesões3 cervicais não cariosas (abrasão, erosão e abfração) e hipersensibilidade dentária, já que os dentes estão envelhecendo mais rapidamente.
[Mais...]
Sangramento nas gengivas é a perda de sangue1 na junção delas com os dentes. O sangramento é sempre um alerta de que elas não estão tão saudáveis como deveriam e é o sinal2 mais frequente de doença gengival, podendo também apontar para outros problemas de saúde3.
[Mais...]
Diastema é um espaçamento incomum entre dois ou mais dentes, sobretudo entre os incisivos superiores. Muitas espécies de mamíferos têm diastema como uma característica normal. Em algumas culturas, o diastema é considerado atraente e algumas pessoas utilizam métodos para ocasioná-lo artificialmente.
[Mais...]
O clareamento dental é constituído por técnicas adotadas pelos dentistas para clarear (tornar mais brancos) os dentes anteriormente manchados ou escurecidos.
[Mais...]
Enxaguatórios bucais são líquidos para banhar a cavidade oral1 e para gargarejar, devendo ser cuspidos e não engolidos. Os que possuem antissépticos2 frequentemente são indicados no controle químico da placa3 bacteriana e podem ser prescritos para processos inflamatórios e infecciosos instalados na região bucal.
[Mais...]
A gengiva saudável forma um colar de proteção ao redor dos dentes. A retração gengival ocorre quando a margem gengival se afasta da coroa do dente1, em direção à raiz dele. Quando ela se retrai, expõe a raiz dos dentes, fazendo aparecer sensibilidade dentária e facilitando o aparecimento da cárie.
[Mais...]
A queilite actínica1 é uma alteração pré-maligna dos lábios, que acomete principalmente o lábio2 inferior. Afeta principalmente indivíduos do sexo masculino com média de 50 anos de idade.
[Mais...]
|