AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
Existem basicamente dois tipos de inveja: uma inveja maliciosa e uma inveja benigna. A inveja maliciosa é uma força doentia que arruína uma pessoa e sua mente, fazendo com que ela deseje cegamente fazer sofrer a pessoa invejada. Por outro lado, a inveja benigna pode ser um tipo de força motivacional positiva que faz com que a pessoa aspire a ser tão boa quanto a pessoa invejada.   [Mais...]
Esgotamento mental, esgotamento nervoso ou síndrome1 de burnout é um estado de exaustão emocional, mental e física. Ocorre quando a pessoa se sente oprimida, emocionalmente esgotada e incapaz de atender às constantes demandas que são feitas a ela. Se o estresse continua, a pessoa começa a perder o interesse e a motivação que a levou a assumir determinadas tarefas.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

O Transtorno de Personalidade Narcisista é caracterizado por um padrão de ideias de grandiosidade, auto exaltação, necessidade de admiração e falta de empatia, que começa na idade adulta e está presente em todos os contextos em que a pessoa convive.   [Mais...]
Psicoterapia é uma técnica de tratamento de problemas psicológicos, visando restabelecer o funcionamento psíquico ótimo do paciente e permitindo que ele compreenda as causas do que lhe aflige, para encontrar recursos psíquicos para lidar com as dificuldades, redefinir traços de personalidade e solucionar problemas pontuais e questões de cunho existencial mais geral.   [Mais...]
Psiquiatra, psicólogo ou psicanalista são profissionais da área de saúde1 mental. É compreensível que o leigo tenha certa dificuldade de saber o que os distingue. Na prática, essa necessidade se torna mais patente quando uma pessoa necessita de uma assistência "PSI" para si ou para alguma pessoa da família e não tem clareza sobre qual profissional procurar.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Chama-se de Transtorno de Personalidade Borderline a uma condição mental grave e complexa na fronteira da neurose1 e da psicose2, cujos sintomas3 se manifestam com plena intensidade na adolescência ou início da vida adulta, com instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, dos afetos e de impulsividade acentuada.
1 Neurose: Doença psiquiátrica na qual existe consciência da doença. Caracteriza-se por ansiedade, angústia e transtornos na relação interpessoal. Apresenta diversas variantes segundo o tipo de neurose. Os tipos mais freqüentes são a neurose obsessiva, depressiva, maníaca, etc., podendo apresentar-se em combinação.
2 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

A personalidade histriônica é um transtorno da personalidade caracterizado por um padrão de emocionalidade excessiva e necessidade de chamar atenção para si mesmo, incluindo a procura de aprovação e comportamento sedutor inapropriado. Estes comportamentos se iniciam ostensivamente a partir do início da idade adulta.   [Mais...]
O Complexo de Napoleão, ou “síndrome do homem baixinho”, é a denominação popular de um suposto complexo de inferioridade que pode afetar algumas pessoas de baixa estatura. A expressão também é genericamente usada para referir-se a pessoas que procuram supercompensar uma incapacidade percebida num setor de sua personalidade, em outros aspectos de suas vidas.   [Mais...]
O Complexo de Édipo é um dos conceitos fundamentais de Freud. Este conceito refere-se a uma fase no desenvolvimento infantil em que existe uma “disputa” entre a criança e o genitor do mesmo sexo pelo amor do genitor do sexo oposto.   [Mais...]
Antipsicóticos são medicações capazes de corrigir ou melhorar os sintomas1 psicóticos. Eles agem mais eficazmente contra os sintomas1 positivos que contra os negativos. No entanto, nem todos os casos de psicose2 são tratados unicamente por esse grupo de medicamentos.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos